As Principais Obras de Monteiro Lobato – RESENHA

As Principais Obras de Monteiro Lobato – RESENHA

Se você quer saber quais são as principais obras de Monteiro Lobato, editor de livros inéditos e conhecido popularmente pelas obras educativas infantis e contos, continue a leitura deste artigo.

As obras de Monteiro Lobato têm atravessado gerações e representam boa parte da literatura infantil do Brasil.

Sítio do Picapau Amarelo (1939) – Obra mais famosa de Monteiro Lobato

Principais-Obras-de-Monteiro-Lobato-sitio-do-picapau-amarelo

O Sítio do Picapau Amarelo não foi a primeira obra que o Monteiro Lobato criou para jovens e crianças, mas é considerada por muitos como a obra mais famosa de Monteiro Lobato.

O sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato recebeu críticas negativas de políticos brasileiros, assim como outras de suas obras, sob a alegação de que seu trabalho era “antipatriota” e que era indelicado falar mal do governo para crianças.

Lobato, sempre muito sábio, argumentou sobre a importância de se transmitir o seu lado crítico através de seus contos e de suas histórias.

Disse Lobato que as pessoas estavam acostumadas a não falar a verdade para seus filhos quando diziam que o Brasil era um país só de maravilhas.

O cenário da fazenda do Sítio do Picapau Amarelo foi inspirado em memórias da própria infância de Lobato, pois ele viveu com sua família em uma fazenda no interior de São Paulo.

O filme do Picapau Amarelo foi lançado em 1973, dirigido por Geraldo Sarno.

As personagens mais conhecidas do sítio do Picapau Amarelo são a Emília, que apesar de ser uma boneca de pano, tinha sentimento e ideias independentes; O Pedrinho, personagem que o Lobato se identificou quando criança; O Visconde de Sabugosa, sabugo de milho inteligente com atitudes de adulto; A Cuca que aterroriza todo mundo no sítio; O Saci Pererê e outros personagens da famosa obra Sítio do Picapau Amarelo, até hoje lida e comentada por muitas crianças e adultos.

Confira também o nosso artigo sobre os 10 Personagens de Monteiro Lobato que marcaram a literatura infantil brasileira

Acusação de racismo nas principais obras de Monteiro Lobato

Você deve lembrar da Dona Benta, que tomava conta de todos e a Nastácia, uma pessoa negra que discutia com Dona Benta.

A forma como foi escrito levava à interpretação de que havia um racismo ali, em uma época que não mais existia no Brasil.

A Emília comparava a Tia Nastácia com animais, falando que ela tinha alma branca, apesar de ter cor de carvão. Em outros momentos ela queria limpar a Tia Nastácia. Existiu um pouco dessa reprodução do racismo, que acabou gerando polêmica depois de alguns anos.

A obra Sítio do Picapau Amarelo foi passada na Tv, durante o período ditatorial.

A curiosidade é que várias partes da obra Sítio do Picapau Amarelo foram censuradas, como na parte da Fada Sininho, que conseguia voar usando um pozinho que jogava nas asas.

Na interpretação da censura, esse pozinho poderia levar à interpretação de outro pozinho ilícito.

Reinações de Narizinho (1931)

Principais-Obras-de-Monteiro-Lobato-reinações-de-narizinho

Monteiro Lobato ficou bastante conhecido entre as crianças por ter se dedicado a um estilo de escrita com linguagem simples, onde realidade e fantasia estão lado a lado.

Lobato relata pequenas aventuras vividas pelos personagens no mundo real interagindo com os personagens criados no mundo da imaginação, como fadas e princesas.

Reinações de Narizinho faz parte da nossa cultura brasileira desde que foi lançado, sendo várias vezes adaptado para a televisão, teatro e rádio.

A obra Reinações de Narizinho é uma das mais importantes da literatura brasileira, pois mexe com a imaginação dos pequenos leitores, estimulando o gosto pela leitura e do pensamento.

Lobato escreveu as Reinações de Narizinho para falar da filha de um amigo, que era uma criança muito curiosa, espoleta, que corria e brincava muito, além de ser um pouquinho metida.

Ele olha para essa criança, se encanta com esse universo e cria as Reinações de Narizinho.

Narizinho é uma criança bem diferente das demais, com desejos de conhecer o mundo, saber das coisas, se mete na vida dos adultos e quer sempre novas aventuras.

As principais obras de Monteiro Lobato no índice de livros proibidos pela igreja católica

Havia na igreja católica um índice de livros proibidos, que as pessoas católicas não deveriam ler.

As principais obras de Monteiro Lobato estavam no índice de livros proibidos pela igreja católica, porque ele construía um mundo de fantasia, que poderia distorcer a cabeça da criança.

Essas fantasias poderiam fazer a criança pensar o que não deveria pensar, fazer a criança viajar no mundo da imaginação, acolhesse uma boneca que falava, conversasse com um sabugo de milho, etc.

Obras de Monteiro Lobato para adultos – Urupês (1918)

As-Principais-Obras-de-Monteiro-Lobato-urupes

Lobato também tem obras adultas bem sérias, sendo uma das principais obras de Monteiro Lobato o Urupês.

Lobato criticava muito essa questão de não valorizarmos a nossa cultura.

Ele fez uma grande campanha pela nacionalização do petróleo, com a famosa frase “o petróleo é nosso”.

Ele defendia a ideia da posse por parte do poder público dos recursos naturais.

Monteiro Lobato criou uma editora nacional e fez a campanha pela fundação da Petrobrás e defendia que o petróleo fosse nosso e que não entregássemos para outros países.

E porque ele defendia que o petróleo é nosso, ele foi acusado de comunista.

Nem Lobato e nem essa ideia eram comunistas.

E por ser acusado de ser comunista, Monteiro Lobato não poderia ser lido por católicos.

Uma das obras mais importantes de Lobato foi Urupês, que falava sobre o rio paraíba, ali no interior de São Paulo, que abordava muito sobre as questões da plantações de café.

Nessa obra, ele falou sobre sobre os vilarejos mais escondidos, a exploração da mão de obra do trabalhador, as prostituições, a venda de materiais, os contrabandos que acontecia, etc.

A obra urupês é um conjunto de contos que coloca todos esses temas dentro do livro.

Lobato foi o precursor da literatura infantil no Brasil e suas obras são lembradas até os dias de hoje.

Também foi reconhecido por suas obras para adultos, como a citada acima.

Na sua opinião, quais as principais obras de Monteiro Lobato? 

RedatorLobato

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.