Melhores Atividades de Matemática para Educação Infantil de 2022

Melhores Atividades de Matemática para Educação Infantil de 2022

As atividades de matemática para educação infantil tem um papel fundamental na vida de nossos pequenos principalmente quando se refere ao desenvolvimento humano.

Ela está presente em todos os segmentos da vida, em quase todas as nossas atividades cotidianas, desde o acordar com o despertador, a ida ao mercado ou a preparação de uma refeição.

A matemática torna-se uma disciplina indispensável e de extrema importância sendo que está presente em quase todas as profissões e é indispensável na organização da vida social.

Através da Matemática várias habilidades e competências são desenvolvidas, inclusive na educação infantil. Isso mesmo, o ensino da matemática deve acontecer já na primeira infância, já na educação infantil, através da interação com diferentes atividades, propostas lúdicas e brincadeiras.  

O que são atividades de matemática para educação infantil?

O-que-são-atividades-de-matemática-para-educação-infantil

De acordo com a BNCC (BNCC,2018) as atividades de matemática para educação infantil deve contemplar diferentes propostas que levem a criança a:

  • Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades (EI03ET01),
  • Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças (EI03ET05);
  • Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência (EI03ET07);
  • Expressar medidas (peso, altura, etc.); construindo gráficos básicos (EI01ET08);
  • Conhecer e explorar as formas geométricas (quadrado, retângulo, triângulo e círculo), identificando as mesmas no ambiente, seriando-as e classificando-as (EI03TS02-4DL); entre outros.  

O que a atividade de matemática educação infantil traz de benefícios as crianças?

Benefícios-das-atividades-de-matemática

Vários são os benefícios que as atividades de matemática trazem para o desenvolvimento infantil.

Mas precisamos ter a consciência de que as atividades de matemática para educação infantil não se resumem apenas no aprendizado dos números e quantidades, é muito mais que isso, são atividades que estimulem o seu raciocínio lógico, o seu pensamento, o seu desenvolvimento mental.

O objetivo de trabalhar a matemática com as crianças na educação infantil é o desenvolvimento de diferentes habilidades como a sua capacidade de solucionar e resolver problemas e desafios, a sua capacidade de criação, a sua percepção e raciocínio lógico.

É levar a criança compreender, dar sentido, perceber a matemática presente no seu dia a dia como por exemplo:

  • Ao ajudar a pôr a mesa para o jantar, contando quantos pratos e talheres são necessários;
  • A encontrar também as diferentes formas geométricas nos objetos que utiliza e saber distinguir um quadrado de um círculo por exemplo;
  • É fazer relações entre maior e menor, dentro e fora, em cima e embaixo para se localizar no espaço e realizar atividades simples do cotidiano.  

A matemática acontece de fato quando a criança busca caminhos para encontrar as respostas para os diferentes problemas.

Portanto, as atividades de matemática para educação infantil devem contemplar a aprendizagem dos números e das formas geométricas, bem como sua utilização para resolver os diferentes problemas do cotidiano.

De que maneira devemos trabalhar as atividades de alfabetização matemática?

como-devemos-trabalhar-as-atividades-de-matemática-na-educação-infantil

As atividades de alfabetização matemática na educação infantil devem ser prazerosas e motivadoras. Além das atividades e jogos em folha, várias atividades lúdicas e práticas precisam ser desenvolvidas nesta fase, pois contribuem significamente para o aprendizado, pois envolvem o corpo e os sentidos.

A criança precisa compreender o significado da matemática, a sua função social, ela precisa perceber a presença dos números em diferentes lugares e objetos, sua utilidade, perceber que utilizamos os processos matemáticos em nossas ações do cotidiano, e é através desta interação com o meio, com o lúdico que a criança vai realizando suas primeiras associações, e sua aprendizagem se torna realmente significativa.

Veja abaixo alguns exemplos de atividades práticas, lúdicas e divertidas que o Blog listou para você desenvolver com os pequenos:

  1. Jogos de tabuleiro: os jogos de tabuleiro são excelentes para desenvolver a paciência, a concentração e estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégico.
  2. Culinária: atividades na cozinha são maravilhosas e as crianças adoram. Preparar uma receita é uma ótima atividade para desenvolver a compreensão de número, quantidades e medidas e também promover a percepção da criança em relação a presença da matemática nas diferentes atividades do dia.
  3. Esportes: os esportes são ótimos para desenvolver noções matemáticas pois é cercado de números, no placar, nas posições de largada e chegada, na contagem dos pontos, etc. Esportes que levem a criança a calcular quantidades de voltas, de chutes ou de pontos que precisa para ganhar o jogo, a distância que precisa ser percorrida de um ponto a outro, ou de um objeto e outro, as posições primeiro, segundo, terceiro lugar, por exemplo.
  4. Brinquedos e brincadeiras: O boliche é uma ótima dica de brinquedo e brincadeira para os pequenos, pois é composto de números e é necessário compreender e realizar a adição dos pontos para chegar ao vencedor. Blocos de construção ou o próprio Tangran são ótimos recursos para desenvolver a aprendizagem da matemática, ao realizar a contagem das peças de uma torre por exemplo, ou ao descobrir as diferentes formas geométricas em suas construções criativas. 

Não deixe de ver também nossos a artigos sobre as melhores atividades de alfabetização e atividades para educação infantil que complementam tudo o que foi falado e ainda conta com atividades fantásticas.

Melhores-atividades-para-educação-infantil

Melhores atividades de matemática para educação infantil

melhores-atividades-de-matemática

As atividades e jogos em folha são ótimos recursos pedagógicos e também são necessárias e complementares para a aprendizagem da matemática.

Olha só a lista de sugestões de atividades de matemática para educação infantil que o Blog Lobato selecionou para auxiliar pais e professoras no ensino da matemática dos seus pequenos, tornando essa aprendizagem muito mais prazerosa e divertida.     

1. Atividades de matemática para educação infantil números e quantidades

Esta atividade é excelente para desenvolver a noção de quantidade. A criança deverá contar, identificar e colorir o quadradinho que contém o numeral que representa esta quantidade.

Atividades-de-matemática-para educação-infantil-números-e-quantidades
atividade-infantil-de-matemática
atividade-com-números

2. Atividades de matemática para educação infantil sobre contagem

Esta atividade é excelente para desenvolver a noção de contagem e aprimorar a atenção. A criança deverá realizar a contagem das frutas e dos gizes de cera e após escrever o número que representa esta quantidade nos quadradinhos aso lado da imagem.

Atividades-de-matemática-para-educação-infantil-sobre-contagem
atividade-de-matemática-com-números

3. Atividades de matemática para educação infantil com formas geométricas

Esta atividade é excelente para desenvolver a atenção, a noção de quantidade e o reconhecimento das diferentes formas geométricas. A criança deverá identificar as diferentes formas geométricas que estão embaralhadas e realizar a contagem.

Atividades-de-matemática-para-educação-infantil-com-formas-geométricas

4. Atividades de matemática para educação infantil de colorir e identificar quantidade

Esta atividade é excelente para desenvolver a noção de espaço e quantidade, bem como aprimorar a sua a coordenação motora. Na primeira, a criança deverá colorir os quadradinhos de acordo com a idade de cada criança e na segunda, deverá colorir os quadradinhos de acordo com a quantidade de bananas que cada macaco comeu. Esta atividade permite também introduzir o conceito de gráfico.

Atividades-de-matemática-para-educação-infantil-de-colorir-e-identificar-quantidade
atividade-de-alfabetização-matemática

5. Atividades de matemática para educação infantil de recorte e colagem com números

Esta atividade é excelente para desenvolver a coordenação motora através do recorte e colagem como também a noção de número e quantidade. A criança deverá recortar todas as maçãs e cenouras e depois realizar a colagem delas nos cestos de acordo com a quantidade indicada pelo numeral.

Atividades-de-matemática-para-educação-infantil-de-recorte-e-colagem-com-números
atividade-de-educação-infantil

6. Atividades de matemática para educação infantil de somar conjuntos / Atividade de subtração de conjuntos

Esta atividade é excelente para introduzir a noção de soma e subtração. A criança deverá realizar a soma e/ou subtração dos números e identificar o resultado dessa operação, recortando e colando a mãozinha que representa a quantidade.

Atividades-de-matemática-para educação-infantil-de-somar-e-subtrair-conjuntos
atividade-de-números
atividade-para-crianças-com-números

7. Atividades de matemática para educação infantil de ligar com números

Esta atividade é excelente para desenvolver a noção de quantidade através da assimilação. No primeiro, a criança deverá observar a quantidade indicada em cada dado e ligar ao seu numeral correspondente, e na segunda, contar a quantidade de pintinhas de cada joaninha e ligar ao seu numeral correspondente.

Atividades-de-matemática-para-educação-infantil-de-ligar-com-números
atividade-com-números-alfabetização

8. Atividades de matemática para educação infantil lúdica com cores e números

Esta atividade é excelente para desenvolver a atenção e reconhecimento do numeral. No primeiro, a criança deverá colorir com a cor vermelha todos os quadradinhos que contém o numero 1 e descobrir a imagem que se forma. No segundo deverá colorir o desenho seguindo as cores indicadas para cada numeral.

Atividades-de-matemática-para-educação-infantil-lúdica-com-cores-e-números
atividade-lúdica-com-números

9. Atividades de matemática para educação infantil lúdica com números e quantidades

Esta atividade é excelente para desenvolver a noção de quantidade de forma divertida e lúdica com os animais do Sítio do Seu Lobato.

Atividades-de-matemática-para-educação-infantil-lúdica-com-números-e-quantidades
atividade-lúdica-sitio-do-picapau-amarelo-de-monteiro-lobato

10.  Atividades de matemática para educação infantil sobre numerais e letras

Esta atividade é excelente para desenvolver a atenção e o raciocínio lógico ao substituir os numerais pelas letras e descobrir assim a frase secreta.

Atividades-de-matemática-para-educação-infantil-sobre-numerais-e-letras

11. Atividades de matemática para educação infantil sobre sequência numérica

Esta atividade é excelente para trabalhar a sequência numérica de 1 a 10 com os pequenos.

Atividades-de-matemática-para-educação-infantil-sobre-sequência-numérica
atividade-infantil-com-números-para-fazer

12. Atividades de matemática para educação infantil sobre recorte e quantidade

Esta atividade é excelente para desenvolver a noção de quantidade. A criança deverá realizar a soma dos dados, recortar e colar o carrinho na estrada junto ao numeral correspondente a soma. 

Atividades-de-matemática-para-educação-infantil-sobre-recorte-e-quantidade
atividade-para-educação-infantil-números

Conclusão sobre a matemática atividades de alfabetização

Percebemos então que a aprendizagem da matemática acontece no dia a dia da criança, através da observação e interação com o meio e com diferentes objetos e também através de diferentes estímulos recebidos.

Várias são as atividades de matemática para educação infantil, várias são as possibilidades de intervenção, e o professor deve ser o mediador, a peça chave, o estimulador de todo o processo.

O educador tem a missão de selecionar as diferentes proposta e atividades propiciando um ambiente de aprendizagem onde as crianças possam explorar, interagir e descobrir a matemática.

Este artigo trouxe ideias e diferentes propostas de intervenção para pais e professores realizarem com seus pequenos, respeitando a fase e o processo de cada criança. Vale a pena ressaltar neste momento que cada criança tem seu tempo para assimilar e concretizar a sua aprendizagem.

A aprendizagem na educação infantil acontece gradativamente através de diferentes estímulos e com a mediação correta do adulto, com metas e objetivos bem claros, redirecionando e avaliando a cada momento sua prática pedagógica.

Espero que tenha gostado do nosso artigo sobre as atividades de matemática para educação infantil  e não deixe de compartilhar com aquele sua amiga ou amigo que tem um pequeno que está também nessa maravilhosa fase do aprendizado usando as atividades de alfabetização.

RedatorLobato

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Melhores Kit de Desenho de 2022

Melhores Kit de Desenho de 2022

Quando transferimos uma ideia para alguma superfície, é necessário ter em mente que adquirir um bom kit de desenho será essencial para que essa inspiração se torne ...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.