Atividades para alunos com autismo para imprimir

Atividades para alunos com autismo para imprimir

Existem inúmeras atividades para alunos com autismo para imprimir, selecionamos algumas com o foco em algo crucial para esse público, a inclusão. Através das atividades que serão propostas, será possível integrar os alunos portadores de autismo às suas respectivas faixas etárias em sala de aula.

Com isso, a escola poderá auxiliar as crianças com a relação à vida em sociedade, independentemente de haver ou não um diagnóstico de autismo. 

Entenda as crianças com autismo

entenda-a-criança-com-autismo

Antes de qualquer coisa, é muito importante entender o perfil da criança autista, pois sabemos que muitos dos que buscam informações a respeito estão tendo seus primeiros contatos com as crianças.

Por isso, necessitam de apoio e mais informações, especialmente para aprenderem a lidar com as situações e gatilhos de maior sensibilidade.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma deficiência intelectual já conhecida e estudada há tempos, entretanto, as discussões e estudos sobre o tema vêm sendo bastante aprofundados nos últimos anos, especialmente visando lidar com os tabus que o TEA traz a tona.

Aprofundar no tema é de grande ajuda, não só para quem é iniciante, mas também para os educadores e pais de crianças autistas que já possuem algum conhecimento.

São três os graus conhecidos do Transtorno do Espectro Autista: leve, moderado e severo.

Mas somente com consultas a médicos, neurologistas e psiquiatras é possível confirmar o diagnóstico do autismo e identificar qual o grau em que a criança se enquadra.

Há certas características que são mais facilmente observadas nas crianças com autismo, como a dificuldade de se relacionar, excesso de ordem com seus objetos, fácil dispersão em locais ou atividades que não lhe agradem e certa demora no desenvolvimento e aperfeiçoamento da fala.

É de suma importância ter o dinamismo necessário ao trabalhar com crianças autistas, pois em grupo algumas vão conseguir realizar as atividades e outros poderão se recusar.

Por isso, é fundamental conhecer com certa proximidade cada um, entender sua personalidade e como se comporta em cada situação. 

Vale ressaltar que podem aparecer dificuldades durante o processo pedagógico e, portanto, cabe ao educador verificar se é possível seguir com a atividade normalmente ou se será preciso recorrer a um professor auxiliar.

Isso porque as crianças possuem direito a tal acompanhamento, caso seja julgado necessário.

Conheça alguns livros recomendados para entender e lidar com as crianças autistas

Para ajudar quem lida com uma criança autista, aqui estão alguns dos melhores livros para uma melhor compreensão e atualização, tanto dos pais, como dos professores.

1. O Reizinho Autista: Guia para lidar com comportamentos difíceis –  Gustavo Teixeira e Mayra Gaiato  

2. Autismo. Compreender e Agir em Família – Geraldine Dawson, Sally Rogers e Laurie Vismara 

3. Ensino de leitura para pessoas com autismo – Camila Graciella Santos Gomes 

4. Ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo – Camila Graciella Santos Gomes e Analice Dutra Silveira 

5. Autismo na Escola. Um Jeito Diferente de Aprender, Um Jeito Diferente de Ensinar – Eugenio Cunha 

6. Autismo e Inclusão ; Psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família – Eugênio Cunha

Espero que esses livros te ajudem a aprimorar os seus conhecimentos, a fim de lidar melhor com as dificuldades que abrangem cuidar de uma criança autista.

Como ensinar uma criança com autismo com o processo de alfabetização?

como-ensinar-uma-criança-com-autismo

O processo de alfabetização das crianças, por si só, já é bastante complexo.

Especialmente se o educador não estiver bem preparado para lidar com crianças autistas, porque elas costumam apresentar mais dificuldades.

Não é incomum nos depararmos com crianças que não conseguiram completar sua alfabetização e apresentam grandes dificuldades tanto na leitura quanto na escrita.

O ensino de atividades pedagógicas destinadas à leitura costuma ser desafiador e, por isso, os educadores necessitam de amplo domínio do processo como um todo.

Além de ter ciência das diferentes atividades que podem ser aplicadas no auxilio do ensino e, por isso, é importante que o educador esteja em constante aprimoramento e atualização.

No que diz respeito ao ensino de crianças autistas, o desafio costuma ser ainda maior, porque tal deficiência compromete a qualidade e continuidade do ensino.

Trabalhar com crianças portadoras do TEA requer o uso de atividades mais objetivas e claras e, por isso, é recomendável o uso de textos curtos.

Portanto, além de facilitar a compreensão do texto, esses textos curtos mantém a criança atenta durante o maior tempo possível. 

Como é trabalhado o processo de aprendizagem para crianças com autismo?

como-é-feito-o-processo-de-aprendizagem-para-crianças-autistas

O ensino pedagógico de crianças com autismo necessita de algumas adaptações para garantir melhor aprendizagem, pois as crianças com TEA possuem algumas particularidades.

Observe essas particularidades antes de propor qualquer atividade, por isso é tão importante a escolha de boas atividades para alunos com autismo para imprimir.

Não existe receita ou fórmula mágica, cada criança possui uma personalidade, e suas preferências variam conforme idade, gênero, ambiente e etc.

Então, o importante possuir o dinamismo necessário para se adaptar as crianças e conseguir introduzi-las nas atividades pedagógicas.

Obtenha o máximo de informações sobre a criança autista

Antes de qualquer coisa, é muito importante conquistar a confiança e criar um relacionamento com o aluno.

Então, obtenha informações a partir da observação e do contato com o pequeno, para depois definir qual será o melhor processo de aprendizagem para ele.

Lembre-se cada criança é única, mas precisa de uma atenção.

O ambiente familiar é crucial para o sucesso da aprendizagem da criança.

Por isso, os pais devem ser participativos, conversar e entender os gostos e preferências dos pequenos, respeitando seus espaços e limitações.

Com isso, a criança se sentirá mais segura e acolhida, onde quer que esteja.

Procure explorar as habilidades da criança autista

Um bom educador deve manter seus alunos motivados e interessados nas atividades. Então, conquiste a confiança e a atenção da criança para conseguir motivar e facilitar o processo de ensino.

Se preferir, utilize algumas atividades para alunos com autismo para imprimir.

Tenha em mente as habilidades de cada aluno e suas limitações, a fim de propor atividades que os mantenham interessados e ativos, alem de trazer bons resultados pedagógicos.

Isso pode ser um desafio maior quando o trabalho ocorre em grupo, contudo algumas técnicas podem ajudar a introduzir os pequenos eficazmente nas atividades.

Busque por atividades de interação social

Independentemente se você é pai ou educador de uma criança autista, saiba que é preciso estimular a comunicação com ele e dele com o grupo em que está introduzido.

A interação social é um grande desafio para os portadores do TEA e, por isso, lidar com essa dificuldade requer grande capacidade de atualização e especialização dos envolvidos na educação desses pequenos.

Crie estratégias para tornar a escrita da criança autista mais simples.

Outro desafio que pode se tornar um obstáculo na educação da criança autista é a escrita e, por isso, o educador deve adequar os métodos de ensino de forma a facilitar o aprendizado das crianças.

Exercícios que trabalhem o fortalecimento dos membros superiores, trabalhos específicos com mãos e dedos, além de certos movimentos podem trazer grandes benefícios e proporcionar mais conforto no momento da escrita.

Incentive a criança autista a se organizar

Arrumar o próprio armário, organizar as tarefas e a mesa pode ser um problema quando essas atividades cotidianas envolvem crianças autistas.

Mas essas boas práticas devem ser incentivadas tanto no ambiente escolar quanto em casa e, por isso, também deve haver sincronismo nas atividades.

Pais e educadores devem atuar em harmonia, dando continuidade nas tarefas e praticas propostas, pois isso evita conflitos e confusões nas crianças.

Dê à criança autista todo o suporte necessário

Os momentos de transições de atividades e ambientes costumam ser complicados quando envolve o ensino e aprendizado de crianças autistas.

Pois isso gera fragilidade nos pequenos e deve ser prontamente tratadas pelos responsáveis.

Existem métodos pedagógicos que para praticar, a fim de minimizar o estresse das transições.

Evitar o estresse é crucial para garantir que o aluno conseguirá finalizar suas tarefas e seguir atento às novas atividades.

Por isso, é muito importante alertar a criança com certa antecedência sobre a mudança, que está prestes a acontecer.

Portanto, use figuras, relógios ou até brinquedos. 

Deixe o ambiente mais aconchegante e acolhedor

A aplicação dos métodos pedagógicos, inclusive das atividades para alunos com autismo para imprimir, requer cuidados com o ambiente onde se dará o ensino.

Um bom ambiente é essencial para um aprendizado de qualidade, especialmente para crianças portadoras do TEA.

Por isso, promova um ambiente que transmita segurança e calmaria para os pequenos.

Esse ambiente deixará as crianças mais relaxadas e atentas, incentivando sua participação e interação nas atividades e harmonia com os demais.

Atenção aos ruídos e barulhos externos, pois eles podem causar distração e estresse.

Quanto ao conforto, opte por cadeiras ergonômicas e utilize diferentes intensidades de luz para trabalhar em cada momento da aprendizagem, pois isso minimiza o estresse das transições.

Crie pequenos intervalos com as crianças autistas

Como já foi dito, manter a atenção da criança autista é sempre um desafio, por isso considere efetuar algumas pausas entre as atividades.

Por exemplo, os educadores podem introduzir alongamentos ou pequenas atividades físicas para aliviar a tensão dos pequenos.

Isso vai prepará-los para as próximas atividades, pois esses momentos também reforçam os vínculos com as crianças.   

As pausas também são desejáveis nas atividades feitas em casa, pois os pais devem identificar os sinais de cansaço ou irritação e fazer pequenos intervalos.

Busque relaxar os filhos e evitar que se dispersem da atividade, pois as pausas relaxam as crianças e ajudam a evitar o estresse.

Se quiser saber mais sobre atividades, brincadeiras e livros para autistas não deixe de conferir os artigos logo abaixo, conforme ilustrado nas imagens.

melhores-brincadeiras-e-atividades-para-autista
melhores-livros-para-crianças-autistas

Autismo: atividades pedagógicas para alunos com autismo para imprimir

Atividades-para-alunos-com-autismo-para-imprimir

A seguir, confira algumas atividades para alunos com autismo para imprimir.

Essas ferramentas poderosas podem auxiliar no desafiador dia a dia da educação de crianças com TEA e, por isso, podem transformar o aprendizado em algo natural e divertido.

1- Atividade para alunos com autismo para imprimir alfabeto com palitos

atividade-para-alunos-com-autismo-para-imprimir-alfabeto-de-palitos

2- Atividade para alunos com autismo para imprimir complete o alfabeto

atividade-para-alunos-com-autismo-para-imprimir-completando-o-alfabeto

3- Atividade para alunos com autismo para imprimir de colorir

atividade-para-alunos-com-autismo-para-imprimir-colorindo-o-urso

4- Atividade para alunos com autismo para imprimir de cores e formas

atividade-para-alunos-com-autismo-para-imprimir-cores-e-formas

5- Atividade para alunos com autismo para imprimir ligando os animais

atividade-para-alunos-com-autismo-para-imprimir-ligação-dos-animais

6- Atividade para alunos com autismo para imprimir sequência para colorir

atividade-para-alunos-com-autismo-para-imprimir-colorindo-a-sequência

7- Atividade para alunos com autismo para imprimir ligando a galinha ao ovo

atividade-para-alunos-com-autismo-para-imprimir-de-ligar

8- Atividade para alunos com autismo para imprimir sequência de cores e formas

atividade-para-alunos-com-autismo-para-imprimir-sequência-de-cores

9- Atividade para alunos com autismo para imprimir cores e formas

atividade-para-alunos-com-autismo-para-imprimir-sequência-da-centopeia

10- Atividade para alunos com autismo para imprimir ligando as vogais

atividade-para-alunos-com-autismo-para-imprimir-ligação-das-vogais

11- Atividade para alunos com autismo para imprimir numerar e colorir

atividade-para-alunos-com-autismo-para-imprimir-números

12- Atividade para alunos com autismo para imprimir pinte conforme os números

atividade-para-alunos-com-autismo-para-imprimir-pintando-os-números

13- Atividade para alunos com autismo para imprimir encontre os erros

atividade-para-alunos-com-autismo-para-imprimir-encontrando-os-erros

14- Atividade para alunos com autismo para imprimir recorte e cole

atividade-para-alunos-com-autismo-para-imprimir-recortar-e-colar

15- Atividade para alunos com autismo para imprimir pintando a vogal A

atividade-para-alunos-com-autismo-para-imprimir-vogal-a

Quem desenvolveu essas atividades para alunos com autismo para imprimir?

Lisete-marques-desenvolvedora-das-atividades-para-alunos-com-autismo

Sobre a autora:

A Lisete Marques é mãe do Théo Henrique de 10 anos. Graduada em Pedagogia e Pós-graduada em Psicopedagogia Educacional, trabalha há mais de 15 anos com educação.

Apaixonada por ensinar e apaixonada por aprender com as crianças.

Criadora do Mochilinha, Criativamente e do Curso AlfaLetrinhasKids, tem auxiliado milhares de Pais e Professores na Educação e Alfabetização de suas crianças.

Como faço para ter acesso a mais dessas atividades para alunos com autismo?

Fique tranquilo, logo abaixo iremos deixar disponíveis os 3 modelos de atividades para educação infantil que a professora Lisete Marques desenvolveu que ajudam e auxiliam muitos pais e professores de crianças autistas.

São atividades para educação infantil de fácil uso para aplicar em casa ou na sala de aula pelos pais e professores.

As atividades do Mochilinha e Criativamente se enquadram perfeitamente em atividades para alunos com autismo para imprimir e também tem o AlfaLetrinhasKids, que conta com vídeo aulas para os pequenos se interagirem e aprenderem.

Confira cada um deles logo abaixo:

Mochilinha

É um conjunto de Apostilas digitais com mais de 300 atividades para a Educação Infantil.

atividades-para-educação-infantil

Criativamente

Contém uma Apostila Digital com 100 Atividades de Raciocínio Lógico para Crianças.

atividades-para-educação-infantil-raciocínio-lógico

AlfaLetrinhasKids

É um Curso de Alfabetização para Crianças, que foi preparado com muito carinho em vídeo aulas, além de ser desenvolvido e organizado especialmente para auxiliar as crianças em sua aprendizagem e alfabetização.

atividades-de-alfabetização

Conclusão sobre atividades para alunos com autismo para imprimir

Sabemos o quão desafiador pode ser ensinar uma criança autista, ainda que haja preparo e conhecimento no assunto.

Por isso, confira algumas dicas úteis para os iniciantes e algumas atividades a ser utilizadas pelos educadores.

Portanto, confira as atividades pedagógicas impressa ou adaptada para outros meios, levando em consideração cada realidade.

Por fim, respeite as habilidades e as eventuais limitações de cada aluno. 

RedatorLobato

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Melhores livros pop up de 2022

Melhores livros pop up de 2022

Você sabia que na confecção dos livros pop up é preciso ter habilidade própria, por mais simples que seja? O objetivo é ressaltar os personagens com uma mistura...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.