Atividades para Educação Infantil

Atividades para Educação Infantil

Muita gente pensa que as Atividades para Educação Infantil servem apenas para divertir e entreter as crianças. Mas na verdade elas contribuem para a formação e desenvolvimento de inúmeras habilidades.  

Neste texto vou te mostrar 7 atividades que não podem faltar na hora de propor e planejar Atividades para Educação Infantil.

O que são Atividades para Educação Infantil?

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As Atividades para Educação Infantil são atividades que visam trabalhar o potencial das crianças durante a fase escolar.

Por conta disso, existe o desafio na rotina dos educadores de conseguir planejar e executar, do jeito certo, atividades capazes de trazer aprendizados significativos para as crianças.

As Atividades para Educação Infantil são fundamentais para o desenvolvimento e a para a socialização da criança.

O que é Educação Infantil?

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Você sabia que a educação infantil é a primeira e mais importante etapa da
educação básica?

A educação infantil atende crianças de zero a três anos nas creches e de
quatro e cinco anos na pré-escola.

Sua principal finalidade é desenvolver a criança em seus aspectos físico, intelectual,
psicológico e social, sendo uma forma de complementar a ação dos pais e da sociedade.

Nos últimos anos, a Educação Infantil passou por um longo processo de
transformação no Brasil.

Antigamente, as escolas responsáveis pelo início do aprendizado da criança tinham
caráter de assistência social. Atualmente, as instituições estão enquadradas no
âmbito da Educação.

Entre 2016 a 2019, o número de crianças de 0 a 3 anos nas creches aumentou de
30,4% para 35,6%.

Apesar do aumento, pode-se dizer que o número está bem abaixo do previsto
pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que possui várias diretrizes e
estratégias a serem implementadas no âmbito da educação entre 2014 e 2024.

Já na pré-escola, o PNE possui um objetivo mais ousado, que é a busca pela universalização
do ensino, em que 100% das crianças de 4 a 5 anos estejam matriculadas. De
acordo com o IBGE, no ano de 2019, o percentual de crianças na pré-escola era
de 92,9%.

A educação infantil é uma área da educação vista, muitas vezes, como uma área menos importante.

Dizem que na educação infantil os bebês e crianças passam o tempo todo só brincando, enquanto os pais trabalham.

Essas falas dão a impressão de que a educação infantil é algo desnecessário e sem valor.

Porém, sabemos que isso não é verdade.

Hoje, há vários estudos que mostram a importância da educação infantil no desenvolvimento integral das crianças.

Entenda a importância da Educação Infantil

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Conforme vários estudos e pesquisas, podemos ainda dizer que a educação infantil é a fase do ensino mais importante da vida.

O período da educação infantil é o momento da vida da criança onde ela mais aprende.

Essas aprendizagens são levadas para toda a sua vida, moldando assim sua forma de ser, de se relacionar, de se perceber e de se colocar no mundo.

Aprende a conviver e a socializar

Na educação infantil, a criança aprende a conviver e socializar e, muitas vezes, é ali que a criança terá seu primeiro contato com o mundo fora do ambiente familiar.

Desenvolve a linguagem e amplia seu vocabulário

Na educação infantil, a criança irá desenvolver sua linguagem e ampliar seu vocabulário, através da interação das histórias e músicas.

Constrói sua identidade e desenvolve sua autonomia

Através das Atividades para Educação Infantil, a criança acaba desenvolvendo sua autonomia e construindo sua identidade.

Desenvolve a coordenação motora e o pensamento lógico

Por meio das Atividades da Educação Infantil, a criança desenvolve sua coordenação motora e seu pensamento lógico.

Aprender a brincar, a criar e a compartilhar.

Vai aprender sobre as cores, sobre as formas geométricas, sobre as letras e os números.

Você sabe quais Atividades para Educação Infantil aplicar?  

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Saber quais Atividades para a Educação Infantil são importantes nesta fase fazem toda a diferença. 

Por isso, o professor ou professora é a peça-chave neste processo.

Ele será o mediador, quem conduzirá a criança a desenvolver sua aprendizagem.

Logo abaixo você vai conferir as 7 atividades que não podem faltar na hora de propor e planejar Atividades para Educação Infantil, mas primeiro deixa eu te contar uma história que aconteceu comigo.

Vou te contar o que costuma acontecer nas escolas

Logo que me formei em Pedagogia, comecei a prestar os concursos públicos nos municípios vizinhos ao meu.

Finalmente, consegui e fui chamada para assumir uma turma de educação infantil no município onde moro.

Nossa! Fiquei extremamente feliz, afinal era o meu sonho trabalhar com a educação infantil e ainda bem pertinho da minha casa.

Mas, ao mesmo tempo em que estava super feliz, também estava bem preocupada.

Confesso que, no início, não sabia o que fazer com meus alunos, não sabia o que ensinar e nem quais atividades desenvolver.

Procurei a coordenadora da escola, mas não tive muitas respostas, afinal nem Projeto Político Pedagógico a escola tinha na época.

Cuidado ao pegar Atividades para Educação Infantil na internet sem sequência e sem entender os objetivos

Fui para a internet, mas lá encontrei somente atividades soltas, sem sequência e objetivos.

Pesquisei, li muitos livros, artigos e aprendi muito.

Todos me ensinaram que na educação infantil a criança precisa brincar e jogar, ouvir histórias, construir autonomia e criatividade, desenhar e pintar, recortar e colar, escrever e contar.

As crianças aprendem e se desenvolvem por meio de diferentes ferramentas lúdicas, como jogos, brincadeiras e atividades, que despertem sua curiosidade e estimulem seu raciocínio e seu pensamento.

Parecem, à primeira vista, só diversão, mas na verdade trazem um impacto muito grande em sua aprendizagem.

No entanto, eu ainda queria algo mais completo, algo mais concreto!

Queria saber quais Atividades para Educação Infantil eu poderia realizar com meus alunos durante as aulas e o porquê elas eram de fato relevantes para meus alunos nessa fase tão importante que é a educação infantil.

Agora, compartilho aqui um pouco do que encontrei e sugestões de ações pedagógicas para educação infantil.

E se você é professor ou professora como eu, continue aqui neste Blog, lendo este texto que eu tenho certeza que irá lhe ajudar muito, assim como me ajudou.

A importância das Atividades na Educação Infantil

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É na primeira infância, ou seja, na educação infantil, que vai do nascimento aos 5 anos, que os pequenos começam a desenvolver funções importantes que ajudam no seu desenvolvimento e crescimento.

Por isso, os pais, professores e demais responsáveis devem saber quais atividades estão introduzindo para o desenvolvimento da criança.

É justamente nessa fase que o potencial das crianças se desenvolve com velocidade.

Inserir atividades educativas no dia a dia da criança favorece o desenvolvimento social, do corpo, da mente e linguístico, além de gerar reflexos para a vida toda.

Existem inúmeras atividades interessantes para educação infantil.

Brincadeiras educativas, que conseguem envolver a leitura ou a memorização de imagens, por exemplo, são capazes de estimular a inteligência e ampliar o conhecimento da criança.

Os momentos que a criança se distrai e interage com outras pessoas, que são proporcionados pelas brincadeiras educativas com os pais ou com outras crianças, são fundamentais para o seu desenvolvimento.

4 áreas do desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil envolve quatro grandes áreas, além de habilidades e competências que impactam no aprendizado e na qualidade de vida dos pequenos.

Sem contar que tudo isso impacta também na vida adulta.

Isso porque é através da formação integral que o pequeno começa a criar bases para conquistar bons resultados na vida adulta, acadêmica, profissional, pessoal e também nas suas relações com outras pessoas.

Existem 4 áreas do desenvolvimento que se destacam:

  • cognitiva — se refere às atividades ligadas à mente. É a habilidade de processar as informações recebidas e responder a elas. A área cognitiva envolve a capacidade de se manter atento, desenvolver a linguagem, entender pensamentos abstratos, raciocínio lógico, memória, etc;
  • motora — está ligada ao desenvolvimento físico da criança, com o crescimento do seu corpo e com seus movimentos e equilíbrio, como correr, pular, desenhar, etc;
  • linguística — é a habilidade de se expressar pela linguagem e conseguir uma melhor interação com as pessoas a sua volta, que é fundamental para a socialização humana. Na educação infantil, a linguística se desenvolve muito rápido, tanto que é uma excelente fase para se aprender um segundo idioma.
  • socioafetiva — trata-se da capacidade de interagir com terceiros e de conseguir ter um maior domínio sobre as emoções. Habilidades como empatia, compreensão das regras da sociedade e inteligência emocional são uma das habilidades que são desenvolvidas nessa área socioafetiva.

É por isso que as atividades em sala de aula na educação infantil deve ser muito bem planejada pelos professores.

Plasticidade cerebral das crianças

Neurocientistas, psicólogos e pedagogos estão de acordo que as crianças são como esponjas, que absorvem tudo o tempo todo.

A plasticidade cerebral é mais intensa na primeira infância, idade em que o cérebro da criança está em formação.

Nessa idade, os circuitos neuronais se moldam e se remodelam o tempo todo.

Por isso que as crianças aprendem com mais facilidades as coisas.

As brincadeiras, as atividades educativas e os jogos recreativos ajudam bastante quando o assunto é aprendizado e desenvolvimento da criança.

Por conta da plasticidade cerebral, por menores que sejam os estímulos na vida da criança, estes já possuem um impacto enorme no seu desenvolvimento.

Sejam experiências com atividades sensoriais, cognitivas, motoras ou até mesmo ligadas à inteligência emocional, já contribuem para a formação desses circuitos neuronais.

Por este motivo, as atividades para educação infantil possuem um papel fundamental para o desenvolvimento da criança.

5 Campos de Experiências propostos pela BNCC

A BNCC (Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia, 2018) propõe 5 Campos de Experiências:

  1. “O Eu o Outro e o Nós”
  2. “Corpo, Gestos e Movimentos”
  3. “Traços, Sons, Cores e Formas”
  4. “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação”
  5. “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”

Em seu quarto campo de experiência “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação”, aponta para que se incentive a criança a levantar suas próprias hipóteses em relação à linguagem escrita, distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, realizar registros de palavras e textos, bem como reconhecer letras do seu nome e dos colegas, por meio de escrita espontânea.

É muito importante saber quais atividades para trabalhar na educação infantil são recomendadas pela BNCC, a fim de que seu pequeno se desenvolva da melhor forma possível.

7 Atividades para Educação Infantil Fundamentais

Veja agora as 7 atividades que não podem faltar na hora de propor e planejar Atividades para Educação Infantil:

  • Atividades para Educação Infantil Alfabeto

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  • Atividades para Educação Infantil Números

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  • Atividades para Educação Infantil Raciocínio Lógico

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  • Atividades para Educação Infantil Coordenação Motora

 

  • Atividades para Educação Infantil Cores e Formas Geométricas

 

  • Atividades para Educação Infantil Corpo

 

  • Atividades para Educação Infantil Higiene e Alimentação Saudável

 

Confira abaixo atividades praticas para educação infantil, com uma explicação detalhada de cada uma delas.

1- Atividades para Educação Infantil – Alfabeto

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As letras estão em todo lugar, nos livros, jornais, nos jogos, nos outdoors, nas embalagens, etc.

Por volta dos 4 e 5 anos, a criança começa a demonstrar um interesse natural pelas letras, pois elas estão presentes em seu universo infantil.

Antes mesmo de saber todas as letras, a criança já pode começar o seu processo de alfabetização.

O entendimento da linguagem, da função social da escrita, da compreensão dos sons das palavras e até a visualização e observação das letras expostas, já são o início dessa grande jornada.

As Atividades para Educação Infantil em Alfabeto precisam ser bem objetivas, claras, divertidas e muito lúdicas.

Começar pelas letras do nome da criança é uma ótima dica.

A criança tem interesse e uma curiosidade muito grande em relação à escrita do nome, pois faz parte do processo de conhecimento e desenvolvimento de sua identidade e personalidade.

Tarefas escolares infantil sobre o alfabeto são uma boa ideia para reforçar o aprendizado da criança.

Propor atividades que apresentem à criança as letras que compõem o seu nome são fundamentais e importantíssimas, pois abrem caminhos para a curiosidade, para a criança reconhecer as outras letras, fazer comparações com outros nomes, como por exemplo o nome da mãe, do pai, da vó ou dos seus colegas da escola, possibilitando à criança fazer associações entre letras e sons que se repetem e também descobrir novas letras e sons.

Atividades de Vogais para a Educação Infantil

Aqui abaixo estão as atividades de vogais bem convidativas as crianças pintarem e escreverem e assim começarem o processo de alfabetização.

Atividade com a vogal letra A

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Atividade com a vogal letra E

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Atividade com a vogal letra I

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Atividade com a vogal letra O

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Atividade com a vogal letra U

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As atividades de vogais também são importantes e muito divertidas para a criança por serem fáceis de identificar o som e por serem letras que estão presentes em todas as palavras da nossa língua portuguesa.

A criança irá se divertir muito procurando pelas vogais nos nomes e nas diferentes palavras.

Outra forma lúdica de Atividades para Educação Infantil com Alfabeto é uma atividade com massinha de modelar, onde a criança possa visualizar a forma da letra e modelar com a massinha, percebendo assim cada traço e forma da letra.

A criança na fase de educação infantil precisa do material concreto.

Não basta somente falar e mostrar as letras, ela precisa pegar, explorar, manusear, modelar e sentir cada letrinha.

Só assim a criança irá desenvolver a habilidade da escrita e aprender cada letra.

Disponibilizar para a criança letras emborrachadas ou de madeira e expor na parede, ao alcance da criança, o alfabeto com ilustrações bem coloridas, também contribui muito para o desenvolvimento dessa habilidade.

A sala precisa se transformar em um ambiente alfabetizador.

Desta forma, a criança brinca de aprender e aprende brincando.

E aprender brincando é um dos melhores caminhos para o processo de alfabetização infantil.

Atividades educativas com jogos de encaixe, quebra-cabeça, ligue, memória, dominó ou atividades que envolvem as vogais ou demais letras do alfabeto também são importantes e indispensáveis nessa fase.

 

2- Atividades para Educação Infantil -Números

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A matemática está presente na nossa vida desde o nascimento.

Os números sempre fizeram e ainda fazem parte da nossa vida cotidiana, não é mesmo?

Estão presentes em quase tudo o que fazemos e utilizamos ao longo do dia.

Estão nos calendários, nos telefones, no dinheiro, no relógio, nas placas de carros, nas receitas culinárias, nos sapatos e roupas, no controle da televisão, etc.

Antes mesmo de iniciar na escola, a criança já tem contato com os números e com noções matemáticas no seu dia a dia, por viverem expostas a eles.

Algumas crianças já chegam na escola sabendo contar alguns números, mesmo que seja fora da ordem ou pulem um ou outro número, mas já apresentam algum conhecimento sobre eles.

Portanto, a educação infantil é o momento ideal de ensinar as crianças a lerem os números corretamente, de mostrar a elas que os números expressam quantidades e que também seguem uma ordem correta.

Atividade infantil de desenho e pintura de números, como na imagem acima, é muito importante nessa faixa etária da criança.

Essa é umas das atividades fáceis para educação infantil, mas com inúmeros benefícios para a criança.

Benefícios das Atividades Educativas com Números

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São inúmeros os benefícios das atividades com números e se confundem com o objetivo dessas atividades.

Atividades com objetivos para educação infantil estão sendo cada vez mais buscada por pais e professores.

O objetivo de se trabalhar com Atividades para Educação Infantil de Números é ampliar as habilidades matemáticas, desenvolver a sua percepção e raciocínio lógico, a sua capacidade de criação, de resolver problemas e desafios, argumentar e levantar questionamentos.

A BNCC, em seu quinto campo de experiência “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”, destaca para o ensino dos números na educação infantil a construção das habilidades de identificar, nomear, comparar, estabelecer relações/correspondência, classificar, ordenar, agrupar, quantificar, medir, entre outros.

Portanto, as Atividades para Educação Infantil com Números são fundamentais para o desenvolvimento infantil e precisam abordar diferentes propostas.

As propostas devem levar as crianças a contar oralmente, reconhecer o numeral, comparar e classificar objetos, relacionar número e quantidades, representar em gráficos, entre outros.

Atividades educativas com jogos e desafios são maravilhosos aliados nesse processo, sejam jogos de quebra-cabeça, memória, dominó, atividades de contar e ligar conjuntos de objetos ao seu numeral correspondente, atividades com contagem e pintura de gráficos, atividades com modelagem do número com massinha de modelar.

Você sabia que o espaço escolar, a casa e a natureza são ambientes ricos para explorar e desenvolver habilidades matemáticas?

Sim! Pois permitem o manuseio de materiais concretos como contar pedrinhas, separar, ordenar e classificar folhas e flores, de acordo com suas características, arrumar a mesa para as refeições contando e separando os copos, pratos e talheres, contagem oral de quantos colegas vieram ou faltaram à escola, observação do calendário, relógio etc.

Outra ideia para se pensar é em utilizar cartazes bem coloridos com os números e figuras associadas a quantidade.

Os desenhos coloridos despertam o interesse da criança.

Assim, a aprendizagem ocorrerá diariamente e de forma natural, através da observação.

 

3- Atividades de Raciocínio Lógico

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Você sabe por que o raciocínio lógico é uma habilidade fundamental e essencial para toda criança?

Porque ajuda a criança a perceber e compreender melhor o mundo a sua volta e adquirir competência para agir, pensar, tomar decisões conscientes à sua realidade.

Ao desenvolver seu raciocínio lógico, a criança aguça os sentidos, se torna mais receptiva e passa a perceber os diferentes estímulos, agindo com mais criatividade, intuição e eficiência.

Seu cognitivo fica mais rápido, tendo ganhos significativos em sua memória e pensamento estratégico.

As atividades escolares acabam se tornando muito mais fáceis e interessantes. 

As atividades de raciocínio lógico ajudam a criança a associar os conteúdos e a organizar o seu pensamento.

Estimulam sua atenção, concentração e agilidade em resolver diferentes tarefas.

Consequentemente, terá benefícios e maior capacidade intelectual em suas ações e tarefas cotidianas, como também em seu desempenho escolar, principalmente nas atividades que envolvam matemática, linguagem, memorização, concentração e argumentação.

Ou seja, atividades educativas de raciocínio lógico são extremamente importantes e essenciais para o seu desenvolvimento infantil.

Passar tarefas para educação infantil de raciocínio lógico vai fazer a criançada estimular o pensamento. É provável que ela peça ajuda aos pais e será igualmente valoroso para a criança, que terá um momento em família.

É possível estimular essa inteligência com atividades educativas prazerosas e divertidas, como jogos de sequência lógica, quebra-cabeças, jogos de tabuleiros, passatempos, jogos de 7 erros, jogos de memória, jogos de encaixe, adivinhas, labirintos e enigmas.

 

4- Atividades para Educação Infantil de Coordenação Motora

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A coordenação motora é uma das habilidades mais importantes para se trabalhar na educação infantil.

É através coordenação motora que a criança desenvolve o esquema corporal, a orientação espacial e temporal, o equilíbrio, a lateralidade, além de trazer melhoras para o tônus muscular.

Resumindo: através do desenvolvimento da coordenação motora, a criança terá melhor domínio do seu corpo e adquirirá gradativamente maior destreza em seus movimentos.

Brincadeiras envolvendo saltar, pular, rolar, correr, subir, descer, dançar, são importantíssimas para desenvolver a coordenação motora ampla.

Procura atividades legais para educação infantil? Experimente atividades para melhorar a coordenação motora dos pequenos. Vocês vão se divertir.

atividades educativas envolvendo desenho, pintura, tracejados, recorte, colagem e modelagem são ótimas estimuladoras da habilidade motora fina.

Rasgar, amassar, dobrar, alinhavar e encaixar também.

Todas essas atividades contribuem para o desenvolvimento motor na infância.

Assim, a criança passa a realizar movimentos mais precisos e delicados, desenvolvendo, desta forma, habilidades para a vida toda.

5- Atividades para Educação Infantil com Cores e Formas Geométricas

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Você sabia que a primeira característica que as crianças utilizam para escolher e diferenciar objetos é a cor?

Por isso se faz tão necessário trabalhar as cores com as crianças desde muito cedo.

O mundo é constituído de muitas cores e formas.

Trabalhar com cores e formas na educação infantil possibilita à criança maior compreensão do mundo, além de despertar a sua curiosidade.

A criança realiza associações muito importantes entre formas, cores e o mundo a sua volta.

Ao aprender sobre cores e formas, a criança fica mais atenta ao mundo ao seu redor, percebe que determinadas coisas possuem cores e formas específicas e, aos poucos, percebe em seus desenhos o céu azul, o coração vermelho, o branco das nuvens e o sol redondo e amarelo.

 A criança pode também utilizar algumas cores para expressar e representar seus sentimentos, como, por exemplo, o preto para o medo e o vermelho para a raiva.

Então, o estudo das cores e formas geométricas na educação infantil, além de tornar as atividades mais coloridas e divertidas, é um ótimo mecanismo para estimular a criatividade, como também o reconhecimento e a interação da criança com o mundo que a cerca.      

Fica evidente, então, que as diferentes Atividades para Educação Infantil em Cores e Formas Geométricas possibilitam a criança o conhecimento da diversidade de cores e formas que as cercam.

Além disso, auxiliam as crianças a nomear, identificar, comparar, utilizar, criar e reproduzir as diferentes cores e formas, desenvolvendo as percepções visuais e táteis, além da imaginação, criatividade e as habilidades artísticas.

Também desenvolve a capacidade motora e cognitiva, o raciocínio lógico, a fala, o tato, a audição e até mesmo o paladar.

Isso porque os pratos bem coloridos geram curiosidade e interesse na criança de experimentar os diferentes alimentos. 

A BNCC, em seu terceiro campo, engloba “Traços, Sons, Cores e Formas” como sendo essencial para o desenvolvimento infantil, para a formação integral da criança.

Expressar-se livremente, por meio do desenho, pintura, colagem e dobradura é fundamental para o desenvolvimento do pequeno.

Manusear tintas, realizar misturas de cores, conhecer e explorar as formas geométricas, (quadrado, retângulo, triangulo e círculo), identificando as mesmas no ambiente, seriando-as e classificando-as é superimportante para o crescimento dos pequenos.

Desenhos, pinturas, recorte e colagem, modelagem, jogos, atividades educativas de assimilação, associação e sequência são exemplos de propostas que ajudam as crianças a compreender e se apropriarem das diferentes cores e formas que as cercam.

6- Atividades para Educação Infantil sobre o Corpo

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O segundo campo de experiência da BNCC “Corpo, Gestos e Movimentos” propõe atividades e práticas que levam a criança ao conhecimento e à exploração do seu próprio corpo, das suas partes, dos seus movimentos, para descobrir e compreender seus limites, suas sensações e experiências.

Dizem que a criança é “Tudo Corpo!”, pois é através do seu corpo que a criança vai interagir e descobrir o mundo.

É através do seu corpo que a criança vai explorar o mundo, estabelecer relações, se expressar, brincar, conhecer a si e o outro.

É através do seu corpo que ela vai experimentar e descobrir sensações e expressar suas emoções.

Mas para isso ela precisa conhecer e aprender sobre seu corpo, para descobrir suas potencialidades e limites.

É preciso conhecer e respeitar o próprio corpo e usar as diferentes linguagens para se expressar.

Promover atividades que trabalhem as diferentes linguagens, como música, dança, teatro, brincadeiras de faz de conta, onde a criança seja livre para explorar, interagir, e expressar suas emoções e desejos são imprescindíveis.

A prática de esportes e circuitos motores, que estimulem movimentos de engatinhar, rastejar, escorregar, escalar, equilibrar, alongar, pular, correr, subir, descer e rolar, são fundamentais para explorar e conhecer os limites e possibilidades do corpo.

Atividades envolvendo alongamento, relaxamento e descanso também precisam ser exploradas, pois o corpo também necessita de calma e repouso.

Histórias, músicas e atividades educativas, que trabalhem o conhecimento do corpo (partes do corpo), suas características físicas e também a sua diversidade, são muito importantes para a compreensão da criança em relação ao seu corpo como um todo.

Se você estava com dúvidas sobre quais atividades para semana da educação infantil utilizar com os pequenos, opte por atividades que mexem com o corpo, gesto e movimentos.

7- Atividades para Educação Infantil Higiene e Alimentação Saudável

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A higiene e a alimentação saudável não podem ficar de fora, pois entram também como um cuidado da saúde do nosso corpo.

A criança precisa compreender que o corpo precisa estar sadio para funcionar perfeitamente e para conseguir explorá-lo de todas as formas.

A BNCC no campo “Corpo, Gestos e Movimentos” salienta para a necessidade da criança aprender e adotar os hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência, como também executar atividades de higiene e autocuidado, com autonomia, além de conhecer e experimentar diferentes alimentos, valorizando a alimentação saudável. 

Atividades práticas com o passo a passo de como escovar os dentes corretamente, lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, cuidar dos cabelos, pele e unhas, como também preparar um alimento ou receita, experimentar uma fruta diferente ou um sanduíche natural, são importantíssimas para o aprendizado da criança.

O ser humano aprende muito mais com suas vivências e experiências.   

Mas as histórias, músicas e diferentes atividades educativas não podem faltar também.

Atividades que ensinem e estimulem os hábitos de higiene, onde a criança possa ouvir e visualizar cada um dos cuidados que deve ter com seu corpo são muito importantes.

Da mesma forma, acontece com a alimentação saudável, onde a criança possa ouvir e visualizar sobre os diferentes alimentos e a importância deles para a sua saúde.

O que a criança aprende dos 0 aos 5 anos?

Entender como acompanhar o desenvolvimento da criança é fundamental para saber se ela realmente está evoluindo no tempo previsto.

Apesar de cada criança ser única, é sempre bom ficar atento aos marcos universais.

Isto é, ter uma referência de outras crianças e observar se seu pequeno está excessivamente adiantado ou atrasado.

Confira abaixo os marcos universais de desenvolvimento cognitivo, motor e socioafetivo, dos 0 aos 5 anos:

Até 1 ano

  • começa a dar os primeiros passos;
  • entende e responde aos seus comandos de voz;
  • começa a falar as primeiras palavras;
  • tenta imitar o que ouve;
  • chora quando os familiares se ausentam;
  • entende minimamente sobre causa e efeito, exemplo: sabe que se apertar o dedo no livro infantil com som, ele vai reproduzir uma música.

1 a 2 anos

  • começa a ampliar seu vocabulário e falar frases curtas e simples;
  • compreende o comando de “sim” e “não”;
  • entende as partes do seu corpinho;
  • passa a ter maior consciência de si;
  • consegue dar os primeiros chutes na bola;
  • começa a imitar outras crianças e adultos;
  • aprende sobre cores e formas geométricas;
  • a aprovação dos adultos é muito importante para essa idade.

2 a 3 anos

  • consegue pegar no lápis com mais facilidade;
  • começa a fase da curiosidade e do “Por quê?”;
  • conta os números até dez;
  • desenvolve melhor a concentração, a memória e a concentração, ficando mais tempo envolvido em uma mesma atividade educativa;
  • demonstra emoções mais intensas de alegria, raiva e ansiedade e começa a aprender, com ajuda dos adultos, a lidar com elas.

3 a 4 anos

  • tem mais equilibro e já confia em pular com os dois pés;
  • se comunica com mais clareza;
  • consegue ter mais controle sobre o desenho e consegue fazer linhas retas, assim como formas geométricas;
  • usa mais uma mão que outra;
  • começa a interagir mais ativamente com outras crianças;
  • adora brincadeiras de “faz de conta” e já domina vários brinquedos.

4 a 5 anos

  • já tem mais controle sobre o próprio corpo e consegue se vestir sozinho;
  • consegue cuidar da sua higiene pessoal sem ajuda;
  • tem mais habilidade para seguir instruções e realizar atividades;
  • passa a compreender melhor sobre conceitos de tempo, como “hoje” e “amanhã”, “antes”, “depois”, “ontem”;
  • consegue criar brincadeiras sozinho;
  • começa a entender os sentimentos das pessoas e pede desculpas espontaneamente quando sente que magoou um coleguinha.

Respeite o tempo da criança

Como falamos acima, esses marcos são apenas parâmetros.

É fundamental respeitar o tempo de cada criança no seu desenvolvimento e aprendizado.

Como cada criança ser única, é possível que o pequeno se dê melhor em determinadas atividades e tenha dificuldade com outras e está tudo bem.

Acompanhe o desenvolvimento do pequeno com um olhar particular, pois os marcos universais são apenas parâmetros e referências, ok?

Valorize cada pequena conquista do seu pequeno, independentemente da área que ele demonstre melhores avanços.

No fim das contas, o que vale é o seu desenvolvimento particular e não a comparação das suas habilidades com outras crianças.

No entanto, se a criança tiver dificuldades que persistirem ao longo do tempo, isso pode indicar atraso no seu desenvolvimento.

Uma dica é anotar o desempenho da criança nas atividades que ela participa e ir acompanhando o seu desenvolvimento e crescimento.

Busque um profissional caso entenda necessário.

conclusão sobre as atividades para educação infantil

E aí, gostou das sugestões de atividades para educação infantil?

Então compartilhe para que esse artigo chegue a mais mães e professoras que realmente se importam, desejam e buscam uma educação de qualidade para as nossas crianças.

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RedatorLobato

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