Os 10 melhores Brinquedos para crianças de 4 anos de 2022

Os 10 melhores Brinquedos para crianças de 4 anos de 2022

A sensação de estar crescendo para explorar coisas diferentes é o que uma criança de quatro anos de idade normalmente sente. Sendo assim, nós organizamos um guia exclusivo de compras com os melhores brinquedos para crianças de 4 anos.

É preciso tirar benefícios dessa fase e procurar elevar ao máximo o potencial da criança.

Nos primeiros anos de vida de um ser humano, é muito importante desenvolver o sistema cognitivo e motor, pois é nesse período da vida que eles são formados.

É bom lembrar também que é nessa fase que se desenvolve a linguagem e hábitos.

Então, dentro desse artigo iremos explicar de várias maneiras o que você deve buscar nestes itens.

Melhores brinquedos para crianças de 4 anos

1. Livro – Conhecendo os Sons da Floresta: Macaco

2. Jogo Imitatrix da estrela

3. Lousa Infantil Educativa

4. Torre Inteligente

5. Brincando de Engenheiro

6. Conjunto Play-Doh Letras

7. Lego Classic – Caixa Média de Peças Criativas

8. Lego Classic Mala Criativa

9. Mipuxa Cardoso, Cores Sortidas

10. Caixa Registradora Creative Fun

O que saber sobre os melhores Brinquedos para crianças de 4 anos?

o-que-saber-sobre-os-melhores-brinquedos

Brincar é o que as crianças de 4 anos precisam estar sempre fazendo. Ainda bem que hoje em dia existem todos os tipos de brinquedos para crianças de 4 anos como: bonecas de todos os tamanhos, brinquedos educativos, blocos par montar, figuras de madeira quadros para desenhar e  também alguns brinquedos que atrai a prática de esportes.

Assegure de que ao comprar um brinquedo ele seja apropriado para a idade da criança. Os brinquedos para crianças de 4 anos irão desenvolver as habilidades necessárias para a idade delas.

Quando for procurar brinquedos para crianças de 4 anos, é preciso ter em mente, de que,  além de propiciar diversão eles ativam setores do cérebro que tanto elas precisam nessa idade. Saiba que, muitos talentos e conhecimentos seu filho poderá conquistar através desses brinquedos.

Quais são os principais tipos de brinquedos para crianças de 4 anos?

os-principais-tipos-de-brinquedos-para-crianças-de-4-anos

Normalmente é fácil encontrar uma grande variedade de brinquedos para crianças de 4 anos, sendo que a muitos deles são direcionados para o aprendizado  juntamente  com a diversão. Além disso, há livros e opções de jogos até mesmo quadros magnéticos.

Quando se refere à iniciação do ensino, vários brinquedos para crianças de 4 anos servem para que elas tenham um primeiro contato, por exemplo, os números, o alfabeto, dias da semana, assim como as partes do corpo humano. Outros contêm introduções básicas de matemática, inglês, português, história, entre outros.

Muitos brinquedos orientam na prática, conforme a idade, em adquirir habilidades. Existem diferentes setores que se pode trabalhar. Damos como exemplos: processo de alfabetização, habilidade motoras, velocidade de reação e a comunicação.

Não podemos deixar de citar também que existem brinquedos para crianças de 4 anos que servem para estimular na prática de alguns esportes e atividades, como por exemplo, o futebol, basquete, patinação, corrida, natação, a dança, pintura e na música. Eles podem até despertar inclusive para futuras profissões.    

Quais os tipos de brinquedos não são recomendáveis para essa idade?

brinquedos-não-recomendáveis-para-4-anos

Estar com seus pais para brincar, aprender conceitos e regras é o que precisa uma criança com 4 anos de idade. Também não podemos deixar de citar a família ou com os colegas.

Certos tipos de brinquedos não são recomendados para bebês. A criança deve ser estimulada conforme sua idade. Por outro lado, existem brinquedos que não estimulam setores em que uma criança de 4 anos de idade deve desenvolver. Evite dar-lhes brinquedos que não estimulam a coordenação motora e mental.

Lembre-se que brinquedos para crianças de mais idade não são próprios para as que têm 4 anos de idade, além de muitas vezes ser até mesmo perigoso porque as crianças mais velhas se concentram em exercícios com capacidades próprias.

Outra coisa é que pode ocorrer o perigo de gerar lacunas no processo de amadurecimento físico e intelectual.  Aconselha-se de que, as crianças vivam cada etapa de suas vidas.  É necessário ir de pouco a pouco, sem pressa e de maneira correta.

O que saber para comprar brinquedos para crianças de 4 anos de idade?

Quando for comprar brinquedos para criança de 4 anos, é necessário ter algumas informações sobre o que comprar. Levar em consideração principalmente a idade para que não ocorram acidentes indesejados ou aqueles que não incentivem a criatividade da criança.

Os Materiais de Fabricação

materiais-de-fabricação-dos-brinquedos

A qualidade e resistência dos materiais feitos dos brinquedos para crianças de 4 anos são muito importantes, porque isso leva ao fator da durabilidade. Os brinquedos de plásticos não tóxicos ou de madeira são as melhores opções e verifique também se são pintados com tintas que não sejam toxicas.

No caso de Crianças que possuem rinite é importante salientar a adquirir brinquedos com facilidade para limpeza e evite aqueles que possuem pelos e tecidos para não ocorrer as terríveis alergias.

O nível de Segurança do Brinquedo (selo do INMETRO)

níveis-de-segurança-do-brinquedo

Todos os itens que compramos para nossos filhos devem ser seguros, e não é diferente com os brinquedos, pois eles geralmente são fabricados com materiais não tóxicos.

Todavia, existem também aqueles que são perigosos para a saúde das crianças.

Escolha brinquedos que tenham acabamento arredondado para que não seja um perigo para a sua segurança.

Além do acabamento dos brinquedos para crianças de 4 anos, tem também outras maneiras de verificar se um brinquedo é seguro.

Então, sempre veja a textura e o formato deles.

Portanto, não deixe de observar o selo prescrito na embalagem dos brinquedos (inmetro). Esse selo indica se ele atende as determinações de segurança exigidas.

Principais Requisitos do brinquedo

principais-requisitos-dos-brinquedos-para-crianças-de-4-anos

Primeiramente o brinquedo deve se adequar ao ajuste do tamanho das mãos e à altura dos pequenos.

Outra coisa é que os brinquedos para crianças de 4 anos têm que ter um peso ideal para facilitar o transporte pelas crianças e não forçar a coluna dos pequenos.

Não podemos deixar de ressaltar que o desenvolvimento cognitivo e motor é o principal objetivo dos brinquedos não devemos induzir uma criança a pular etapas, pois podem causar falhas no aprendizado.

Cedo ou tarde trazem consequências para seu aprendizado escolar, social e principalmente emocional.

Brinquedos que desenvolvem a criatividade

busque-brinquedos-para-crianças-de-4-ano-sque-desenvolvem-a-criança

Recomendamos que você verifique a segurança e qualidades dos brinquedos, mas, além disso, permite que as crianças juntamente com os adultos inventem e criem jogos e situações com variações no uso que podem ser realizadas com eles.

Procure por legos ou brinquedos de montar que usam bastante o raciocínio logico, porque isso irá instigar a criança a querer cada vez mais desafios.

Que tenha Potencial educacional

brinquedos-para-crianças-de-4- anos-que-trazem-potencial-educacional

Observe que enquanto seu filho brinca, também aprende rapidamente.

Mas a melhor maneira de aproveitar o interesse das crianças através da diversão é oferecer brinquedos educativos.  

Por isso é importante que o adulto desenvolva recursos e tempo para isso.

Os brinquedos para crianças de 4 anos, incentivam principalmente a escrever e ler, contar, somar e dividir, pintar e desenhar e tantas outras habilidades .

Ademais, a variedade é imensa, confira abaixo o resumo dos melhores brinquedos para crianças de 4 anos.

Quer saber mais sobre brinquedos? Não deixe de acompanhar nosso artigo abaixo.

melhores-brinquedos

Resumos dos melhores Brinquedos para crianças de 4 anos

Afinal de contas, essa idade já tem uma pequena noção do mundo e estão começando a explorar e descobrir muitas coisas novas.

Portanto, será uma ótima escolha oferecer a seus filhos brinquedos educativos e divertidos, que irão fazer muita diferença para a sua infância.

1.Livro – Conhecendo os Sons da Floresta: Macaco

Esses Recursos Sonoros incentivam que a criança a imitar

Ótima escolha são esses livros interativos infantis, pois são histórias que contam com pequenos trechos sobre os animais da floresta e o interessante é que tem botões que solta o sons de 6 animais.

Ademais, as crianças irão adorar imitar os sons dos bichinhos.

Com histórias simples, serve para a criança que não sabe ler, memorizar com a maior facilidade o que está sendo lindo em cada página pelo adulto.  

E o som faz com que a criança ative a lembrança em sua memória.

Com certeza você já consegue imaginar o seu filho imitando o rugido do macaco e dizendo que é um macaquinho travesso.

2. Jogo Imitatrix da estrela

Excelente brinquedo educativo que Desenvolve a Imaginação

Mistura de mímica e tabuleiro. Um brinquedo para criança de 4 anos educativo e serve para brincar com os amiguinhos, pode ser com duas ou quatro crianças e  um adulto para direcionar. 

O jogador escolhido que não sabe do desenho da carta, coloca uma cinta na testa, os outros jogadores gesticulam para que ele tente adivinhar o que a carta representa.

Quanto mais acertar poderá andar no tabuleiro e vencer.

Além disso, esse brinquedo educativo incentiva a imaginação da criança, através dos gestos e da interpretação.

Por fim, além estar interagindo com os coleguinhas também desenvolve as habilidades sociais.  

3. Lousa Infantil Educativa

Escrever, Desenhar e Rabiscar ajuda na alfabetização.

A lousa infantil é um brinquedo bastante interessante, porque pode ser usado por todas as idades e a durabilidade é bastante grande.

Além disso, é excelente para as crianças pequenas que estão começando a escrever, pois eles que gostam tanto de rabiscar nas paredes, terão um lugar próprio para escrever, desenhar e se alfabetizar.

Assim como, os maiores que terão alternativa para fazer seus desenhos aprimorados.

O quadro tem duas faces. Uma branca para canetas e outra para giz.

Além de conter acessórios que ensinam a contar, alfabetizar e um painel com relógio para aprender ver as horas.

Por fim, tudo é muito colorido para atrair a atenção e facilitar o aprendizado.   

4. Torre Inteligente

Brinquedo Criativo que Desenvolve a Concentração

Para quem esta buscando um brinquedo educativo que os pequenos possam brincar bastante é a torre inteligente.

Ademais, existem diversos tipos de cores e materiais, um exemplo é aquele feito de placas e cilindros de madeira e MDF.

Então toda a família pode se divertir, requer muita habilidade motora e atenção para não deixar cair.

Além da habilidade motora, a concentração e a percepção visual são acionadas com esse tipo de brinquedo.

Além disso, é divertido para brincar sozinho ou com mais crianças, pois esse tipo de brinquedo para crianças de 4 anos estimula a percepção sobre o trabalho em grupo.

5. Brincando de Engenheiro

Trabalha a criatividade e Coordenação Motora

Sabe aquele brinquedo que diverte várias gerações e nunca cai no esquecimento.

Então, esse é um desses brinquedos de madeira, com várias peças e formatos diferentes com tinta atóxica.

É um brinquedo que incentiva a criatividade, possibilita montagens intermináveis e deixa do tamanho que a imaginação da criança levar.

Além disso, dá para montar casa, prédios e várias construções até pequenas cidades.

Por fim, é um jogo que contribui para a coordenação motora, na noção de espaço e no pensamento objetivo, além de estimular também a brincar em companhia dos amigos ou individual. 

6. Conjunto Play-Doh Letras

Conjunto de Massinha para Aprender o Alfabeto com facilidade

Quase todos os adultos já brincaram de modelar quando criança e sabe como foi divertido.

Esse conjunto de massinhas de modelar atóxicas e coloridas é ideal para as crianças que amam a arte de modelar, pois são brinquedos para crianças de 4 anos ou mais idade, ou seja, perfeita para o desenvolvimento motor.

São muitas cores, e o melhor, vêm com moldes do alfabeto que é fácil de usar, que proporciona o aprendizado do alfabeto brincando.

Por isso, a criança pode se divertir imaginando e criando os formatos que ela desejar.

7. Lego Classic – Caixa Média de Peças Criativas

Clássico Brinquedo Educativo de Montar que Solta a Criatividade

A linha clássica de brinquedos chamado LEGO, já fez muito sucesso no passado e faz no presente, pois é um brinquedo para crianças de 4 anos em diante.

Mesmo com o passar dos anos, seus filhos irão se interessar por ele, criando novas situações de criatividade. 

Além disso, possui formado por blocos de cores, formatos e tamanhos diferentes como, portas, janelas, rodas e por aí vai.

Fácil de soltar a imaginação em criar muitas formas, além do que, desenvolve a coordenação motora, e a percepção da dimensão do espaço em que são criados.

8. Lego Classic Mala Criativa

Malinha de ferramentas que ajuda o desenvolvimento das crianças

O Kit traz uma variedade de peças com muitos tamanhos e formatos e, portanto, permite que a criança tenha facilidades além de brincar, exercer a função a sua coordenação motora e sua organização.

Ademais, como é um brinquedo que pode ser atuado sozinho como em grupo, isso garante a percepção da convivência social.

É um brinquedo interessante, pois contém blocos para encaixe e vem em uma maleta com divisórias onde são guardados esses blocos, que estimula a criança a importância de guardar seus brinquedos depois de utilizar.

9. Mipuxa Cardoso, Cores Sortidas

Ideal para soltar a imaginação

Existe uma variedade enorme desse tipo de brinquedo com formatos e cores diversificadas. Geralmente são de plástico.

Alguns são, para estar com a família na praia, pois é ótimo para brincar na areia, com rastelinho e pazinha.

Outro exemplo é o brinquedo Mipuxa Cardoso a pista da Hot Wheels para crianças de 4 anos, faz com que a criança  imagine que derrota uma cobra lançando um carro em cima dela.

Portanto, são brinquedos educativos divertidos e criados para ajudar no desenvolvimento e coordenação motora da criança.

10. Caixa Registradora Creative Fun

Incentiva a criança a ter seu próprio negocio

Pense em uma caixa registradora para brincar que funciona de verdade.

É um brinquedo para crianças de 4 anos que está começando a aprender a numeração.

Será uma maneira divertida de memoriza-los, pois essa caixa registradora pode incentivar as crianças a ter seu próprio negócio desde cedo.

Além disso, vêm com dinheiro, moedas, notas e um cartão de crédito e tem também vários itens de mercado que acompanha uma bonita cesta de compras, que faz a criança imaginar que esta comprando ou vendendo.

Uma brincadeira divertida que ensina várias coisas ao mesmo tempo, além de tudo aprende a se socializar com seus amiguinhos.

E se a criança de 4 anos não quiser brincar com esses brinquedos?

o-que-fazer-se-a-criança-não-gostar-dos-brinquedos-para-crianças-de-4-anos

Antes de comprar um brinquedo para uma criança é muito importante observar do que ela gosta, qual é sua idade, como é seu jeito.

Então veja se ela gosta de brincar de correr, se é agitada, ou prefere ficar tranquila brincado calmamente.

Provavelmente, certos tipos de brinquedos para crianças de 4 anos não correspondem a sua maneira de ser e não serão atraentes.

Não levará muito tempo até que ela demonstre do que mais gosta, mas, é preciso oferecer várias alternativas, como os instrumentos de música e as artes da pintura.

Outras opções também podem ajudar a motivar como brinquedos de esportes e arte de encenar.

Ademais, mímica, adivinhações, desenhar, modelar argila, imitar, calcular, vender, montar, construir, projetar, pintar são excelentes ideias a para motivar seus filhos em sua imaginação e criatividade.

Principalmente criar união fortalecedora entre ambos.

Conclusão sobre os melhores Brinquedos para crianças de 4 anos

Há uma gigantesca variedade de brinquedos para crianças de 4 anos no mercado atualmente, com diferentes materiais, formatos, tamanhos e cores.

Incluindo os alfabetos de letras e números, a geometria, a comunicação, habilidades manuais, expressão artística e muito mais.

Portanto, são objetos que podem ajudar a desenvolver seu campo mental e seus cinco sentidos.

Ofereça brinquedos de qualidade que permita desenvolver com mais facilidade a criatividade, imaginação, a coordenação motora, a socialização, a lógica e a imitação.

Além disso, tenha sempre em mente com a máxima prioridade que investir em brinquedos para crianças de 4 anos de idade no desenvolvimento criativo, mental, artístico educacional e lúdico de seu filho, trará grandes benéficos para seu futuro.

Então, esperamos atender seu interesse e que seja útil este guia sobre brinquedos para crianças de 4 anos e não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais.

Confira também nosso artigo sobre os melhores brinquedos para cada idade da criança e as melhores bicicletas infantis.

RedatorLobato

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.