Melhores brinquedos de 2022

Melhores brinquedos de 2022

Brincar sempre andou lado a lado com a infância e consiste em algo fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. Pois os brinquedos vão ajudar as crianças a desenvolverem novas habilidades ou exercitarem as que já possuem.

Portanto, além da diversão proporcionada, os brinquedos estimulam a coordenação motora e também o desenvolvimento cognitivo e emocional.

Destinado ao público infantil, marcas como Estrela, Lego e Xalingo possuem inúmeros brinquedos divertidos, como bonecas, carrinhos, jogos de tabuleiro, bonecos de ação, miniaturas, lançadores, pelúcias, quebra-cabeça, entre muitos outros, cada um podendo estimular um sentido diferente no seu filho (a).

E pensando nisso, esse artigo vai te auxiliar, te mostrando como escolher os melhores brinquedos e como comprar presentes educativos. Além disso, criamos um ranking com os 10 melhores brinquedos da atualidade no mercado.

Como Escolher o Melhor Brinquedo

escolhendo-os-melhores-brinquedos

Aqui vamos te apresentar o que deve ser levado em conta, ou seja, quais considerações devem ser feitas na hora de comprar o melhor brinquedo para seu filho, sobrinho ou enteado.

Vale sempre ressaltar a importância de as crianças brincarem, além do divertimento, os brinquedos também podem ser grandes aliados no desenvolvimento da criança.

Veja os tópicos abaixo e descubra com eles qual o brinquedo ideal para seu pequeno!

A seguir também vamos te explicar os principais pontos a serem considerados no momento de comprar um brinquedo educativo. É importante que escolha o produto de acordo com a idade da criança, observando o material de fabricação e se ele possui o selo do Inmetro. Acompanhe abaixo com a gente!

Confira Sempre a Classificação Etária do Brinquedo

O primeiro passo para escolher o melhor brinquedo é observar a idade da criança. Afinal, crianças de 1 anos, de 4 anos e de 10 anos, por exemplo, possuem necessidades e habilidades muito distintas, por isso, os brinquedos não serão os mesmos.

Com isso, nesse artigo, vamos abordar várias dicas para a escolha do brinquedo ideal para crianças de diversas idades.

Fique sempre atento à indicação de faixa etária do fabricante de cada produto!  Afinal, os brinquedos são classificados com o intuito de proteger as crianças de possíveis danos físicos e psicológicos, além de considerar de forma mais abrangente as habilidades das crianças por faixa etária.

Ao escolher brinquedos apropriados para a idade da criança, você estará garantindo que ela não corra risco ao brincar e também que ela terá capacidade de brincar e se divertir com o brinquedo escolhido. Então, é sempre bom ficar atento a esses dados fornecido pelo fabricante!

E como escolher os melhores brinquedos por faixa etária

faixa-etária-dos-brinquedos

Quando o assunto é a escolha dos brinquedos por faixa etária, um único erro pode deixar essa decisão menos divertida do que parece. Afinal, comprar brinquedos é muito divertido, mas pode se tornar uma tarefa muito difícil se você não souber por onde começar.

Em outras palavras, escolher os melhores brinquedos por faixa etária deve estar sempre relacionados as habilidades em progresso e aos estágios de desenvolvimento de cada criança.

Mas qual é o brinquedo ideal para cada idade?

como-escolher-os-brinquedos-ideais

Se você está em busca de brinquedos que estimulem, eduquem, desperte o mundo da imaginação e os inspire, então você encontrou o ponto de partida para as brincadeiras!

Antes de comprar um brinquedo para um bebê ou uma criança pequena, é importante saber que até os pequenos tem distinção entre si, pois o melhor brinquedo para um bebê é diferente quando comparado ao de uma criança pequena.

Afinal, o que é necessário para tornar-se um brinquedo apropriado para uma determinada faixa etária?

Os brinquedos devem ser adequados à idade, sendo estimulantes e acessíveis. Além de ser observado as considerações de segurança.

Os brinquedos sendo eles atuais ou vintages, são incrivelmente inovadores, projetados para estimular a imaginação, permitindo até que eles se tornem seus personagens favoritos, além de ensinar a eles conceitos de desenvolvimento infantil.

Atualmente podemos encontrar brinquedos para as crianças de todas as idades, e a seguir falaremos sobre cada um dele:

Brinquedos para Bebês com Menos de 6 Meses

brinquedos-de-bebês

Nessa fase as funções sensoriais do bebê estão evoluindo rapidamente. Portanto, os brinquedos para bebês devem ser escolhidos com o intuito principal de estimular o desenvolvimento dos sentidos como a visão, o olfato, paladar, audição e tato. Dessa forma, dê preferência a brinquedos educativos macios e sonoros.

Opte sempre por brinquedos musicais, chocalhos, mordedores, e aqueles que podem ser colocados no berço, como os móbiles. Os produtos cheios de cores e formas ajudam a estimular a visão e tato, enquanto os musicais são uma ótima opção para trabalhar a audição. Mas vale lembrar, nada de colocar sons com o volume muito alto, pois isso pode assustá-lo e irritá-lo, causando um efeito negativo.

A partir dos 6 meses as crianças já começam a sentar e usar as mãozinhas para sentir e se familiarizar cos objetos. Apesar dos instrumentos musicais infantis coloridos ainda serem muito indicados, outras opções começam a ganhar espaço. Por exemplo, os brinquedos que permitem a elas engatinharem e sentarem, são uma excelente escolha para essa fase.

Outras opções muito boas são os blocos e caixas de construir e montar, empilhar e encaixar, pois desenvolverá as habilidades motoras dos pequenos. Além disso, aposte, por exemplo, em cubos com chocalhos embutidos ou em brinquedos que possuem botões, com efeitos sonoros, pois esses produtos trabalharam as funções sensoriais e motoras juntas.

Se quiser saber um pouco mais sobre as atividades de educação infantil para as crianças fazerem em casa temos um artigo exclusivo:

atividades-para-educação-infantil

Móbiles para berços

Os Móbiles para berços são recomendados às crianças de 0 a 12 meses, pois estimulam os sentidos, como a visão e audição. Como resultado, o mercado amplia cada vez mais seus modelos atendendo todas as necessidades e bolsos, desde os mais simples feitos de tecido, aos mais elaborados, com multifunções e personalizados, com desenhos, luzes e sons.  

Os famosos Chocalhos

Os Chocalhos são muito populares entre bebês de 4 a 12 meses, por se tratarem de brinquedo sonoros, com o intuito de despertar e desenvolver as percepções dos pequenos. Dessa forma, elas são capazes de prestar atenção no som provocado pelo movimento da mãozinha com chocalho, desenvolvendo sua audição e coordenação motora de forma divertida, durante a brincadeira.

Com certeza os Livros infantis

Ler para o seu bebê pode trazer para ele muitos benefícios e também pode ser uma ótima maneira de passar um tempo ao lado dele, além dos livros infantis auxiliam o bebê a absorver as palavras que você está usando, o que o ajudará a criar as primeiras palavras do seu vocabulário.

Portanto, qualquer livro infantil que lhe proporcione uma leitura envolvente é uma ótima escolha. Aposte também em livros de papelão e nos livros pop up ou conhecidos com livros em 3D, quanto mais desenhado e chamativo o livro for, mais interessante será para o pequeno.

Dar livrinhos de plástico ou tecido aos pequenos também pode ser uma grande aposta. Além disso, nessa idade, as crianças já podem começar a ser estimuladas por meio de bolinhas com diferentes texturas, que serão agarradas com as mãozinhas do seu pequeno, incentivando seu desenvolvimento motor.

Veja nossos artigos sobre livros pop up e livros com sons:

livros-pop-up
livros-infantis-com-sons

Para as crianças de 1 ano

brinquedos-de-criança-de-1-ano

A partir de 1 ano o desenvolvimento cognitivo das crianças já estão um pouco mais avançados, assim, elas começam a entender quase tudo o que escutam. Além disso, elas passam a imitar as ações dos adultos, se espelhando no adulto e já conseguindo uma independência maior, podendo tirar seus brinquedos do caminho e pegar outros.

Nessa idade a criança começa a ter mais facilidade em compreender a realização de uma ação. Por isso, ofereça brinquedos que ative sons e luzes: você realiza a primeira vez e depois pede para a criança repetir a ação, você verá que logo ela aprenderá a fazer sozinha.

Além disso, a escolha de produtos que permitam a criança se movimentar é muito importante, pois estimula a coordenação motora, melhora o equilíbrio. Brinquedos de empurrar, montar e desmontar, bonecas de tecido e bichos de pelúcias são boas opções.

Os fofos Bichos de pelúcia

Atualmente há muitos estudos que sugerem o apoio de objetos que trazem conforto e incentivam a maturidade emocional das crianças. E olhando para isso podemos dizer que os Bichos de pelúcia são os mais recomendados. Afinal, ele não é um simples brinquedo, pois muitas crianças transformam seus bichinhos de pelúcia em seus melhores amigos durante a infância.

Anéis de empilhar

Pode-se dizer que os Anéis de empilhar são um dos primeiros desafios cognitivos e desenvolvimento das habilidades motoras e lógicas mais importantes, pois é com eles que conhecemos os primeiros conceitos de pequeno, médio e grande, ao empilhá-los em uma ordem lógica e reconhecendo a forma correta para o encaixa-lo em cada nível.

Os lendários Patos de borracha

O Pato de borracha é um brinquedo perfeito para a hora do banho das crianças. Além de tornar o momento mais divertido, eles oferecem um aprendizado lúdico. Se tornando um brinquedo indispensável no enxoval de qualquer criança entre 1 e 2 anos, além de ser uma ótima opção de presente.

Para Crianças de 2 Anos

brinquedos-de-criança-de-2-anos

Nessa idade as crianças passam a ser mais independentes, além de adorarem explorar coisas novas. Com o vocabulário se desenvolvendo, elas querem usar todas as novas palavras que estão aprendendo.

 Nessa fase as interações com outras crianças se iniciam, e as atividades favoritas dos pequenos começam a ser as brincadeiras que simulam as ações cotidianas dos pais, como dirigir e cozinhar. Brinquedos de construir e montar, e brinquedos com texturas que estimulam os sentidos da criança, ainda são apreciados. Contudo, é preciso sempre ter cuidado com as peças pequenas, para que as crianças não engulam.

As Bicicletas e Triciclos

As bicicletas e os Triciclos chamativos, são muito importantes para o desenvolvimento motor e físico das crianças, além disso, as crianças adoram.  Mas para essa idade, ainda é necessário a ajuda dos pais e em bicicletas o uso de rodinhas, pois nessa fase a criança ainda não consegue fazer a atividade sozinha. Os triciclos pode ser um método muito útil para ensinar sobre equilíbrio, coordenação e algumas habilidades iniciais do ciclismo.

Tapete Infantil

À medida que o seu bebê vai se desenvolvendo, você descobrirá cada vez mais a utilidade de um tapete infantil. Pois, um bom tapete proporciona um local seguro e confortável para os pequenos desenvolverem suas habilidades motoras essenciais, e se divertir com os seus brinquedos favoritos.

Os Quebra-cabeças

Resolver quebra-cabeças, é de grande importância para que desde cedo se inicie a conexão cerebral dos elementos cognitivos, pois mesmo os mais simples, auxiliará na construção de uma memória de curto prazo e formar conexões neurais no cérebro.

Dentre as muitas vantagens de uma criança brincar com quebra-cabeças, as principais que podemos destacar são a prática motora, a coordenação e o reconhecimento de padrões.

Para Crianças a Partir de 3 Anos

brinquedos-de-criança-de-3-anos

A partir dos 3 anos, as crianças já conquistam uma independência maior. Assim, o uso de brinquedos que estimulem o desenvolvimento cognitivo é importante para esse momento. Por se tratar de produtos que despertam o raciocínio e a memória dos pequenos.

Invista em quebra-cabeças e jogos simples de memória, com figuras familiares para a criança, como por exemplo: de animais, frutas e objetos simples. Ir aumentando o grau de dificuldade dos brinquedos educativos que melhoram a coordenação motora também é muito válido. Por exemplo, se a criança já tem um brinquedo de encaixar com 4 peças, busque encontrar um parecido que tenha 8 peças.

Os Blocos de Montar

Os Blocos de Montar são muito importantes para que as crianças aprendam a solucionar problemas, se expressarem e expandirem a sua criatividade. Além disso, os blocos de montar os ensinam a compartilhar, aumentar a sua capacidade de atenção, conquistar novas amizades, tornar-se autossuficientes, aumentar a sua capacidade de cooperar com outras pessoas. É incrível como um brinquedo tão divertido como esse pode oferecer tantos ensinamentos e aperfeiçoamentos.

As Bolas

Bola é um brinquedo que 90% das crianças se interessam, e ela é importantíssima para ajudar crianças de várias idades a dominarem habilidades motoras mais robustas e individuais como por exemplo, chutar, lançar, pegar, mirar, rolar e quicar. Além disso, e quando as crianças participam de jogos simples como futebol ou queimada as habilidades sociais também são estimuladas. Portanto, incentivar um esporte nessa idade é de grande valia.

Carrinhos e Bonecas

Carrinhos e Bonecas são considerados um dos brinquedos mais populares, fazendo parte do desenvolvimento infantil e muitas vezes permanecendo com seus donos por vários anos. Além do mais, permite a criação de histórias e brincadeiras lúdicas, que desenvolvem a criatividade e a personalidade dos pequenos.

Brinquedos para Crianças Acima de 4 anos

brinquedos-de-criança-acima-de-4-anos

As crianças com idade de pré-escolar ou ainda no jardim de infância possuem maior capacidade de concentração do que crianças menores. Dito isso, quando for escolher brinquedos por faixa etária, para as crianças de 4 anos de preferência à brinquedos que estimule o raciocínio lógico, imaginação, entre outros conceitos. Confira algumas sugestões:

As famosas Pipas

Para brincar com pipas não tem idade, nem restrições. Mas em especial para as crianças acima de 4 anos pode ser um momento fantástico para conhecerem o vasto mundo das pipas, se tornando um momento entre pai e filho, irmãos e amiguinhos.

Os pequenos também podem ficar muito entusiasmados ao aprenderem a fazer a sua própria pipa, ao lado de um adulto, aumentando não só o tempo que você passa com os pequenos, mas também criando e mantendo laços de confiança e aprendizado, de forma divertida.

Brinquedos de mágica

Eu aposto que toda criança que é apaixonada por magia deve ter um conjunto de brinquedos de mágica. Afinal o conto de fadas e a magia são cruciais para o desenvolvimento da imaginação e de demais áreas de uma criança, e seus brinquedos devem refletir isso.

As Fantasias

Nessa idade as crianças fantasiam ser seus personagens favoritos, como fadas, princesas e super-heróis. Ao brincarem com fantasias, será despertado não só a criatividade, mas também dificilmente o pequeno se entediará com a brincadeira. Além disso, as fantasias proporcionam aos pequenos interpretarem o mundo de acordo com o seu modo de vê-lo, com seus interesses, medos e curiosidades.

PARA ESCOLHER O MELHOR BRINQUEDO O QUE PRECISA ANALISAR?

o-que-olhar-para-comprar-o-melhor-brinquedo

Separamos abaixo para você o que deve ser observado e analisado na hora de comprar o melhor brinquedo.

Verifique se o Material do Brinquedo é Resistente e Seguro para a Criança

Depois de escolher o brinquedo conforme a necessidade, a faixa etária e o benefício que você deseja proporcionar à criança, é hora de verificar se o material do objeto é adequado. Pois é imprescindível escolher um brinquedo com resistência e durabilidade, mas sem esquecer que ele também precisa ser seguro para a criança.

Brinquedos como jogos de tabuleiro costumam ser feitos de papelão cartonado, ou seja, não são tão sensíveis e por isso acabam tendo uma durabilidade um pouco maior, mas se você deseja mais resistência, recomendasse os jogos de tabuleiro feito com tábuas de madeira. Outros brinquedos, como bonecas, bolas, Pop It e Legos costumam ser produzidos em plástico, vinil ou silicone. O plástico por ser um material mais duro tende a ser o mais resistente. Já o silicone e o vinil são mais macios e flexíveis.

 Dependendo da idade da criança, deve se evitar peças pequenas que podem ser facilmente engolidas, além de qualquer material tóxico. Portanto, na hora de escolher o brinquedo perfeito, fique atento aos materiais mais utilizados, observando se é resistente e seguro para a criança.

Veja o Material para Escolher Brinquedos de Qualidade

Outro ponto que devemos ressaltar é a importância em sempre observar a qualidade do material. Geralmente, os brinquedos são produzidos em materiais como: plástico rígido ou maleável, tecido, EVA, madeira ou MDF.

E os brinquedos educativos devem obrigatoriamente, ser sempre atóxicos e não apresentar quaisquer peças pequenas ou pontas, para não correr o risco das crianças se machucarem ao brincar. Além disso, o ideal é que o produto seja bem colorido, com cores vibrantes, pois assim, será despertado também os sentidos visuais.

Escolha sempre Brinquedos com Selo do Inmetro

É muito importante sempre conferir se a idade da criança condiz com a classificação etária e se o brinquedo educativo possui o selo do Inmetro, pois o órgão faz testes em todos os brinquedos, avaliando sua resistência e segurança, e garantindo que eles podem ser utilizados sem nenhum risco iminente.

Além disso, sempre opte por brinquedos com materiais atóxicos e que tenham uma boa qualidade de pintura. Por fim, é muito comum que crianças pequenas coloquem tudo o que veem pela frente na boca, por isso, com eles a atenção deve ser redobrada. Dê sempre preferência aos brinquedos que não possuem partes pequenas que podem ser inseridas com facilidade na boca, ouvido ou nariz.

Escolha o Benefício que o Brinquedo Pode Trazer a criança

Brincar reflete algo muito mais além do que só um passatempo, trata-se de uma forma de aprender, sendo ela com um brinquedo educativo ou não. Por isso, procure refletir sobre as necessidades da criança e sobre quais aspectos você gostaria de estimular ou desenvolver por meio dos brinquedos nela. E para te ajudar elencamos a baixo dicas, leia com atenção e transforme o aprendizado em diversão!

Para Incentivar que a criança pratique a Interação Social: Brinquedos para Jogar em Grupo

brinquedos-para-brincar-em-grupo

A interação social é fundamental na infância, pois ela prepara e ensina as crianças a lidarem com o mundo a sua volta. Através das brincadeiras em grupo, ela aprenderá a ouvir e ser ouvida, e a respeitar diferentes opiniões, e será através de brinquedos que permitam que a criança junte os amigos para brincar, que essa interação ocorrerá e o mais legal, de forma natural e divertida.

Pensando nisso, os jogos de tabuleiro são ótimas opções, pois neles, existem regras e missões a serem seguidas para atingir o objetivo do jogo, com desafios e obstáculos que devem ser resolvidos, muitas vezes, em conjunto. E há jogos que ainda vão além, começando no tabuleiro, e se estendendo para fora dele, como por exemplo, no jogo Detetive.

Além disso, os jogos de estratégia, além de estimularem a interação com outras crianças, tiram elas da sua zona de conforto, pois muitas vezes para vencer as crianças precisam “quebrar a cabeça”, elaborando estratégias e chegando a soluções práticas, estimulando a capacidade de concentração e raciocínio lógico.

Para Estimular a Criatividade na criança: Brinquedos de Montar e Desenhar

brinquedos-para-montar-e-desenhar

As crianças independentemente da idade tendem a ser naturalmente imaginativas. Criam personagens, amigos imaginários, inventam inúmeras histórias, encontram novas formas de usar um objeto, desenham e pintam. E para incentivarmos ainda mais essa criatividade natural deles, os brinquedos podem ser grandes aliados.

Aposte em brincadeiras que não possuem regras pré-estabelecidas, pois permite que as crianças criem o seu próprio jeito do brincar, colocando toda a sua imaginação e criatividade em prática, como os brinquedos para desenhar, escrever, montar e desmontar, como por exemplo os Legos e cubos, podem ser escolhas interessantes.

veja alguns dos nossos artigos sobre desenhar e pintar logo abaixo:

livros-de-colorir
desenhos-de-frutas-para-colorir
desenhos-para-desenhar

Para a criança Aprender Brincando: opte por Brinquedos com Temas Estudados na Escola

brinquedos-usados-na-escola

As crianças ao ingressarem na escola, passam a adquirir novos conhecimentos, porém, nem sempre elas conseguem colocar em prática tudo o que aprenderam. Com isso, algumas crianças acabam perdendo o interesse nos estudos, pelas informações adquiridas acabarem sendo transformada em algo muito abstrato e menos interessante.

Por outro lado, quando elas encontram maneiras de levar para a prática o conteúdo estudado na escola, estudar se torna algo mais estimulante. E o brinquedo pode ser um grande aliado, ajudando a criança a aprimorar o que aprendeu. Por isso, para crianças na idade de alfabetização indicamos brinquedos que estimulem a leitura, o raciocínio lógico e a compreensão sobre os números.

Já para as crianças um pouco mais velhas, uma boa aposta são os brinquedos com formas geométricas, pois estimulam o raciocínio lógico, podendo auxiliar bastante na matemática. Além disso, você pode encontrar muitas opções de kits para brincar de cientista e fazer experimentos, e o mais legal, tem para todas as idades.

Pense na Saúde da criança: incentive Brinquedos que Exijam a Prática de Atividades Físicas

brinquedos-para-atividades-físicas

É fundamental que os pais escolham brinquedos que permitem que os pequenos saiam de casa, se juntem com os amigos e se movimentem, pois além deles trabalharem a interação social e melhorarem a saúde, é uma maneira de estimular habilidades importantes como coordenação motora e equilíbrio, se exercitando e fortalecendo sua musculatura.

Atualmente o número de crianças obesas e com sobrepeso vem crescendo drasticamente. Por isso, é tão importante conseguirmos balancear o tempo com brincadeiras em casa sentado com brincadeiras que exigem movimento, de preferência, com brinquedos ao ar livre.

 Sem contar que ao estimular a prática esportiva na infância com brinquedos ao ar livre pode aumentar as chances da criança se tornar um adulto mais ativo e saudável!

Por isso, brinquedos como cordas para pular, bolas, ping-pong, roller, bicicleta, skate, patins ou patinetes entre muitos outros, são ótimas opções para colocar as crianças para se movimentar de forma divertida, porque além de benefícios físicos, também trabalham a concentração e agilidade mental.

Para Trabalhar Emoções dos pequenos: Brinquedos Antiestresse e que até mesmo Criem Laços Afetivos

brinquedos-para-tirar-o-stress

Outra questão importante a ser trabalhada com as crianças são as emoções. Todos nós desde pequenos, desenvolvemos sentimentos como alegria, tristeza, raiva, amor e até mesmo o estresse. Atualmente no mercado, vemos brinquedos conhecidos como antiestresse, que ajudam as crianças a relaxarem, ou se concentrarem em uma determinada atividade.

O Pop It, é um desses brinquedos que está em alta no momento como antiestresse. Além disso, bonecas e ursinhos de pelúcia despertam nas crianças um sentimento de afeto. É com eles que aprendem sobre cuidado, reproduzindo com os brinquedos o que geralmente as mães fazem com os pequenos.

Veja a quantidade de Participantes: Brincar em Companhia É muito Mais Divertido!

brincando-em-grupo

Brincar sozinho é uma atividade de grande importância para as crianças, pois ao brincar sozinha, a criança tem a oportunidade de desenvolver toda a sua imaginação, criatividade, confiança e autonomia. Nem sempre a criança terá a companhia dos pais, irmãos ou amigos para brincar, por isso é sempre bom incentiva-los, para que aprendam e peguem gosto por brincar sozinhos.

Entretanto, podemos concordar que a brincadeira costuma ser bem mais divertida ao ter companhia, não é mesmo? Como já mencionamos acima, brinquedos que estimulam a interação com outras crianças e adultos também são muito importantes para o desenvolvimento das habilidades sociais.

Ao brincar com uma, ou mais pessoas, criança aprende a respeitar a divergência de opiniões, ouvir e ser ouvida, além de estabelecer laços de amizade. Então ao escolher o melhor brinquedo, veja o que ele pode proporcionar para o pequeno. Hoje há muitas opções no mercado, para crianças brincarem sozinhas, em duplas, em trios ou até mesmo em várias pessoas! 

Quais os melhores brinquedos que estão na moda?

brinquedos-da-moda

Os brinquedos estão se modernizando cada vez mais, deixando de ser destinado apenas as crianças. Pois graça as inovações, podemos encontrar uma diversidade de brinquedos, de todos os gostos, tamanhos e o mais legal para várias idades.

Agora existem até mesmo brinquedos sensoriais, que oferecem grandes e divertidas experiências, como os famosos Fidget toys. Que proporcionam estímulos sensoriais por meio de feedback tátil e desafios físicos, além disso, são silenciosos o suficiente para serem usados no trabalho e pequenos o bastante para caberem no seu bolso.

Veja os brinquedos mais populares da atualidade para todas as idades:

Os Video Games

Atualmente os Vídeo Games são a mídia que mais fatura, por ser considerado a revolução do entretenimento. Com a inovações tecnológicas o jogador experimenta histórias e vivência aventuras, todo isso, sem sair de casa. Desde os mais clássicos até os Atuais, os games e consoles estão presentes na vida das pessoas há gerações e sem perderem a sua força.

Funko Pop

Os Funko Pop são figuras de ação extremamente populares entre os colecionadores. Seus modelos são quase infinitos, com uma variedade incrível de escolha, podendo ser qualquer personagem da cultura pop. Por oferecer uma diversidade de modelos, alguns Funko Pop’s são considerados mais raros do que outros, se tornando peças valiosas de colecionismo.

Os lendários Legos

Lego é considerado o brinquedo de construção mais popular do mundo, com diferentes formatos e tamanhos. Existem, inclusive, formas de blocos menores, maiores e até mesmo rodas. Esses blocos podem ser unidos de várias maneiras, criando veículos, edifícios, robôs e cenas famosas de filmes, o que sua criatividade mandar.

Jogos de Tabuleiro e Cartas

Atualmente os Jogos de Tabuleiro e os jogos de Carta se reinventaram com títulos, temas e mecânicas totalmente inovadoras. O resultado disso são os mais diversos jogos festivos, alguns com partidas super-rápidas e engraçadas, e outros jogos mais épicos que cada partida pode levar mais de 5 horas, com uma profundidade tática e estratégica.

A pelúcia Polvo do Humor

A famosa pelúcia do Polvo do Humor é o mais nova febre do momento. O brinquedo, tem duas faces do bichinho, cada uma apresenta uma cor diferente e com uma expressão oposta de sentimento, por exemplo feliz e outra raivosa/triste.

Muito populares não só entre as crianças, mas também entre os casais e jovens, pôr o polvo do humor ser uma forma bem-humorada de expressar suas emoções de um jeito lúdico.

Massinhas Slime

Podemos dizer que as Massinhas Slime, se tornaram febre entre as crianças. Seja por sua versatilidade ou diversão. Entretanto, engana-se quem pensa que essas massinhas são um brinquedo exclusivo de crianças. Muitos adultos adotaram massinhas de modelar ou as massinhas slime com o intuito de aliviar o estresse e causar boas sensações ao manusear o brinquedo.

Os Livros Também São excelentes Opções de Brinquedos

livros-para-brincar

 Os livros precisam ser inseridos na vida das crianças de forma leve e como algo divertido, não como obrigação, para que elas peguem gosto e se tornem futuros leitores. Por isso, pode ser uma tática, que a leitura também seja vista com uma brincadeira.

Devemos estimular o prazer da leitura, mostrando aos pequenos que ao ler, eles vão se deparar com outros universos incríveis. E existem muitas opções que vão ajudar as crianças se apaixonarem pela leitura. Livros bem interativos, coloridos, com quebra-cabeças e os que utilizam diferentes texturas de tecidos.

Aqui estão alguns dos nossos melhores artigos sobre livros infantis:

livros-para-crianças
criança-de-8-anos
livros-infantis-antigos

E qual melhor brinquedo de tecnologia, considerado um dos mais quentes do ano?

melhor-brinquedo-tecnológico

Separamos o considerado por muitos melhor brinquedo tecnológico do ano

Mario Kart Live: circuito doméstico

Mario Kart é um novo brinquedo incrível, criado pelas mentes geniais da Nintendo, esse jogo permite que você se divirta totalmente, mas em sua casa na vida real. Você vai configurar faixas ao redor de sua sala antes de reproduzi-las usando o Nintendo Switch.

Os karts têm câmeras para dar a você a mesma visão do Mario sobre as coisas, e se você quiser, pode pegar os karts Mario ou Luigi para corridas multijogador. Esse parece ser um dos brinquedos mais quentes do ano.

Top 12 Melhores Brinquedos de Quem Testou e Aprovou

A seguir, você verá os melhores brinquedos do mercado. Produtos testados e aprovados por especialistas, profissionais e blogueiros.

lista-dos-melhores-brinquedos

Organizamos esse ranking com base no grau de dificuldade dos brinquedos e nas habilidades que eles ajudaram a desenvolver nos pequenos. Há opções de jogos, boneca, Pop It e muito mais. Então vem conferir com a gente!

1-Brincando de Engenheiro 200 Peças

 O jogo é feito com 200 peças pequenas de madeira que simulam casas, edifícios, telhados e pontes que vão dar forma a uma cidade construída pelos pequenos engenheiros. Por meio das formas geométricas coloridas, as crianças conseguem entender a dinâmica de como funciona uma cidade. Podendo construir e montar ruas, bairros, cidades.

Indicado para crianças a partir dos 3 anos de idade, pois o jogo possui peças pequenas que devem ser evitadas por crianças menores. É genial o fato de as crianças poderem dar forma a uma pequena cidade, do seu jeito, do modo que elas consideram ideal. E você o que acha?

2- Alquimia Jogo de Ciência

Com o jogo “Alquimia” da marca Grow, a criança montará seu próprio laboratório para testar como ocorrem as transformações na natureza, aprendendo ciências brincando. Com 45 opções de experiências! As crianças vão conseguir colocar em prática tudo o que já aprenderam sobre o assunto na escola, além de aprender muitas mais coisas novas.

Mas é necessário ter raciocínio lógico e muita concentração ao fazer as experiências, além de atenção ao ler manual de instruções. Então chame os amigos e junte as habilidades de cada um para essa experiência cientifica se tornar ainda mais incrível. Mas lembre-se, como tem algumas substâncias químicas, é necessário que um adulto acompanhe a criançada.

3- Boneca Baby Alive Hora do Xixi

Criar uma lista de melhores brinquedos e deixar as bonecas de fora é impossível, afinal, elas são preferência de muitas crianças quando o assunto é brincadeira, e são as maiores responsável por desenvolver o afeto e o cuidado nas crianças.

 A boneca Baby Alive desenvolve atividades familiares a das crianças, ela “bebe água” e depois “faz xixi”, por isso vem acompanhada de acessórios como mamadeira e fralda. Dessa forma, a criança desenvolve o cuidado, a responsabilidade e ainda o afeto com o brinquedo.

 A boneca é da marca Hasbro é ideal para crianças a partir dos 3 anos. E o melhor, a boneca Baby Alive possui várias versões, a negra, loira e a morena, para todos os gostos.

4- Jogo Eu Sou?

Eu sou um objeto? Eu sou roxo? Eu sou um animal? Ou eu sou uma pessoa? Muitas perguntas, não é mesmo? E essa é a brincadeira, nesse jogo as perguntas são a base. Ele funciona assim: uma das crianças coloca uma das cartas do jogo na testa. Essa carta terá uma imagem que ela não deve saber qual é, e o seu objetivo será descobrir qual o desenho que está na carta fazendo perguntas aos outros participantes.

O jogo Eu sou? da marca Estrela é super divertido e perfeito para jogar em grupo. Pois ele trabalha a interação social e o raciocínio lógico das crianças, e é indicado para crianças com mais de 6 anos. Aqui a diversão está garantida para brincar entre amigos ou com a família!

5- Conjunto de Peças Básico Lego Classic

Responsável por estimula a criatividade das crianças, essa caixa está recheada com 300 peças, em formato de roda e outras diversas, para a garotada explorar sua criatividade e montar construções incríveis. Com base nos conhecimentos adquiridos em livros, desenhos animados ou na escola elas podem construir o que quiserem.

O brinquedo Lego é um clássico e com suas peças é possível criar casas, cidades, robôs, carros, etc. É só deixar a imaginação fluir! E tem mais, além de exercitar a criatividade e os conhecimentos dos pequenos, a interação social também é estimulada, já que pode ser usado junto com os amigos.

6- Brinquedo Pogobol

Perfeito para pular muito e gastar energia, o pogobol foi um brinquedo era febre nos anos 80 e agora ele está de volta! O brinquedo consiste em uma bola envolta por um disco, de diversas cores. Para brincar é muito simples, basta subir no disco e pressionar os pés contra o chão. Então é só pular bastante!

Ele é feito de plástico e muito resistente, suportando até 70 kg. É indicado para crianças a partir de 6 anos. Seu filho, ou criança que você pretende presentear vai adorar, gastar energia se divertindo muito.

7-Jogo Detetive com Aplicativo

O milionário Carlos Fortuna foi assassinado, mas isso não pode ficar assim, precisamos desvendar esse mistério, afinal, os crimes não devem ficar impunes não é mesmo, então agora é só deixar a criatividade das crianças solucionar esse crime.

E agora o jogo Detetive da Estrela vem com uma novidade, além de jogar apenas com as cartas, também é possível usar um aplicativo para smartphone junto às cartas ou as crianças ainda podem optar por resolver todo o caso usando apenas o app.

Mas independente de como o crime será investigado, o importante é que ele seja desvendado. Sendo um excelente estímulo a capacidade de resolução de problemas, esse jogo é um brinquedo para crianças de 8 anos ou mais.

8-Roller Infantil Mor

As crianças vão amar a aventura que esses rollers da Mor podem proporcionar. Por se tratar de uma atividade divertida e que promove a socialização, o roller estimula a coordenação motora, melhora a flexibilidade e a postura, além de proporcionar boas sensações na criançada, como por exemplo, a sensação de liberdade, que consequentemente gera bem-estar.

O brinquedo é moderno e despojado, encontrado nos tamanhos 30 a 37 e suportando até 50 kg. Essa é uma ótima oportunidade de largar um pouquinho o videogame e começar a se movimentar! E não se esqueça, ao comprar o brinquedo confira a numeração da criança. Além disso, recomendasse adquirir capacete, joelheiras e cotoveleiras para maior proteção.

9- Conjunto Tênis de Mesa Xalingo

Esse é um kit completo de ping-pong da Xalingo, contendo 2 raquetes, bolinha e rede. A rede possui uma parte de ferro, por isso, é importante ser montada com a ajuda de um adulto. Ao brincar de ping-pong as crianças trabalharam seus reflexos e sua capacidade de concentração, já que precisam estar sempre muito atentas para rebater a bola na hora certa. Se tornando uma atividade física e mental.

O jogo ainda, estimula a coordenação motora e o equilíbrio, pois as crianças precisam utilizar várias partes do corpo. Sem contar que contribui para o desenvolvimento da agilidade mental, pois é necessário tomar decisões em pouquíssimo tempo. É jogado em duplas, por isso o ping-pong ajuda também no desenvolvimento de habilidades sociais. Uma ótima escolha de brinquedo para crianças maiores de 8 anos.

10- Brinquedo Pop It Jogo do Tabuleiro

Pop it é um brinquedo que está em alta, e que ficou muito popular entre as crianças esse ano. Ele é uma espécie de bandeja de material flexível com silicone e com diversas bolhas. Essa bandeja pode ter vários formatos, como por exemplo, animais, carros, entre outros. Ao pressionar as bolhas emitem um som de estouro, como se fosse uma espécie de “plástico bolha”. O papel do brinquedo é auxiliar as crianças a terem mais foco, além de funcionar como um antiestresse.

11-Brinquedo Jogo Twister Novo

Venha participar você também dessa disputa eletrizante que vai virar todo mundo pelo avesso. Para vencer o jogo Twister é necessário que as crianças coloquem em prática toda sua capacidade estratégica, para que consigam superar a estratégia adversária. Nesse jogo você precisar colocar as mãos e os pés nas cores corretas sem se enrolar todo!

É uma brincadeira completa que exercita tanto a parte física quanto a mental. Além disso, o jogo ainda, trabalha a coordenação motora e o equilíbrio, afinal não é nada fácil reproduzir os movimentos necessários e ainda se manter na posição. Também estimula a socialização e, ainda, rende boas risadas. Mas lembre-se: se você cair, os adversários ganham. Por isso é o melhor brinquedo para brincar com a família e os amigos.

12-Quebra-Cabeça Conhecendo o Mundo 48 Peças

Este é um quebra-cabeça incrível que mostra os Continentes e Países do mundo de forma estimulante, possui peças grandes, que o torna maravilhoso para ser montado no chão, que a proposito, é o lugar onde as crianças mais gostam de brincar. As peças ainda, possuem encaixes em formatos diferentes, o que facilita muito na hora de montar.

O Quebra-Cabeça Conhecendo o Mundo ensina aos pequenos sobre os continentes e países do mundo, trazendo também características culturais ou pontos turísticos de várias partes do globo. Se tornado um excelente aliado, para trabalhar além das habilidades motoras e visuais, assuntos relacionados a geografia, economia e história.

Como cada lado da peça possui um formato diferente, o pequeno aprenderá sobre as formas geométricas. Ela também aprende sobre lógica, já que ela precisará pensar onde cada formato pode ser encaixado. O Quebra-Cabeça Conhecendo o Mundo é indicado para crianças maiores de 6 anos.

Por que vale a pena investir em brinquedos?

investimento-em-brinquedos

Atualmente se encontra vários aparatos tecnológicos que mantenha as crianças ocupadas, porém, nenhum deles substitui os benefícios que os brinquedos podem proporcionar. Em especial as crianças menores, por isso é importante que você saiba escolher os brinquedos de acordo com a faixa etária de cada uma delas.

Afinal, cada brinquedo que vimos ao longo deste texto, proporciona um ensinamento diferente para idades determinada. Por fim, os brinquedos podem se tornar os maiores companheiros de qualquer criança, além de trazerem consigo a divertida lição dos ensinamentos da vida.

Conclusão sobre os melhores brinquedos

As opções de brinquedos são inúmeras, para todas as idades e gostos, muitos que além de divertir, estimulam habilidades importantes das crianças.

Os brinquedos manuais são ótimos para estimular a criatividade. Já os jogos de tabuleiro ensinam sobre estratégias. Além disso, muitos jogos podem ser jogados com a família toda, uma excelente opção para deixar todos mais próximos e se divertirem juntos.

Então lembre de dar uma olhadinha nas nossas dicas, pois assim você terá mais facilidade na hora de escolher os melhores brinquedos, por isso, identifique qual mais combina com o seu filho e parta para a diversão. E Sempre que bater aquela dúvida, é só voltar ao nosso site.

RedatorLobato

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.