Como acalmar um autista com brinquedos sensoriais, cobertores, roupas e óleos essenciais

A inquietude das pessoas com TEA acaba sobrecarregando os pais, que não conseguem relaxar e não sabem mais como acalmar um autista.

Apesar de não existir uma resposta mágica para tranquilizar um autista, existem determinados produtos com estímulos sensoriais e de toque profundo que podem aliviar a inquietação.

Mas quais são esses produtos para acalmar um autista e como eles podem ajudar?

6 dicas de como acalmar um autista com produtos

Confira a lista que preparamos abaixo dos produtos mais indicados que estimulam o toque profundo e ajudam a tranquilizar as crianças autistas em diversas situações.

1. Roupas de Compressão

As roupas de compressão podem ser usadas para acalmar um autista, pois pressiona uniforme e suavemente o corpo da criança.

Apesar de pressionar, elas não apertar e não prendem e, além disso, são super discretas para usar no dia a dia.

Por promover um significativo alívio sensorial, crianças e adultos autistas não costumam ter problemas em vestir essas roupas de compreensão.

Inclusive, uma mãe relatou significativa melhora na comunicação e socialização do seu filho de três anos depois que ele começou a usar diariamente essa roupa após 7 dias.

2. Lençóis de compressão sensorial

Os lençóis de compressão sensorial são uma boa alternativa para dias mais quentes, pois são frescos, em elástico e respiráveis.

Esses lençóis ajudam a acalmar uma criança autista, pois promovem uma pressão suave, tranquilizando e auxiliando no sono. Pode ser considerado um lençol de abraço.

Os lençóis de abraço auxiliam as crianças autistas com distúrbios sensoriais a se sentirem mais protegidas e seguras.

Por isso, ajudam a acalmar crianças autistas na hora de dormir, devido à pressão suave e sensação sedosa que consegue imitar a segurança de um abraço.

Por conter uma tecnologia de fluxo de ar frio respirável, consegue manter a criança fresca e seca à noite.

3. Brinquedos Sensoriais

Os brinquedos sensoriais estimulam os cinco sentidos da criança autista, quais sejam: tato, olfato, visão, audição e paladar.

Em geral, possuem cores brilhantes e contrastantes, texturas ou sons diferentes.

Os brinquedos sensoriais auxiliam no desenvolvimento dos sentidos e podem acalmar uma criança autista, além de trazer relaxamento e foco.

4. Óleos Essenciais podem acalmar um autista

Apesar de toda dificuldade que envolve acalmar uma criança autista, vale a pena testar o uso dos óleos essenciais, pois a aromaterapia pode trazer inúmeros benefícios para os autistas.

O óleo essencial de lavanda, por exemplo, tem um poder de reduzir o estresse e de levar aquela sensação de relaxamento e de aconchego.

Além disso, suas propriedades ajudam a acalmar estados conturbados, atuando delicadamente nos conflitos emocionais.

5. Cobertor Pesado

No inverso, os cobertores pesados podem ser uma excelente opção para crianças e adultos com distúrbios sensoriais.

Mas afinal, qual pessoa não gosta de acordar em uma manhã gelada com um cobertor pesado?

Os pais de crianças autistas têm relatado que houve uma melhora significativa no sono depois de usarem esses cobertores.

Ademais, muitos relataram que deixar a criança embaixo de um cobertor pesado, depois de um dia agitado, traz um alívio rápido.

Portanto, optar por um cobertor pesado é uma boa maneira de acalmar crianças autistas.

Existem diversos tipos de cobertores pesados. Por onde começar?

Apesar da variedade de pesos existente no mercado e das opções de preenchimento, é importante que o cobertor tenha 10% do peso da criança + 1 quilo.

Os cobertores de poliamida são mais usados, pois possuem menos ressalvas.

Isso porque os cobertores com arroz podem gerar problemas na hora da lavagem e até gerarem bolor.

Cobertores que possuem pedras de rio, se forem limpos da forma certa, não vão causar bolor ou mofar, mas será um cobertor com menos volume, porque precisa-se de poucas pedras para chegar ao peso ideal.

Além disso, existem alguns cobertores, como o da Harkla e da Creature Comforts, que possuem dois lados, um liso com efeito calmante e o outro lado esburacados, que possuem efeito estimulante.

Existem empresas que oferecem mais variedade de cobertores de pressão, como a Sensacalm, que possui ampla variedade de tecidos, incluindo à prova d’água.

Considerações:

  1. Não utilize cobertores pesados em crianças muito pequenas.
  2. Escolha cobertores de acordo com o peso da criança, conforme falamos acima, a fim de evitar a possibilidade de sufocamento.
  3. Permita que a criança tenha mobilidade, ou seja, nunca enrole a criança impedindo-a de se mover.
  4. Seguindo as instruções, os cobertores pesados trazem alívio sensorial e server para acalmar crianças autistas.

6. Coletes de Pressão para acalmar crianças autistas

Esses coletes de pressão trazem alívio ao pressionar uniforme e suavemente até o tronco.

Muitos coletes são elegantes, como o mais conhecido Snug Vest ou colete confortável de pressão para acalmar crianças autistas.

É possível controlar o nível de pressão porque o colete possui uma pequena bomba, que pode ser ajustada manualmente, a depender das necessidades e do conforto ao longo do dia.

Se você procura algo que se encaixe na roupa da criança autista, pesquise pelo colete Squeeze.

Mas se você procura por coletes de pressão mais barato, procure algo como o PresSureVest, pois envolvem o tronco da criança confortavelmente com velcro ao invés de ar, que também permite um ajuste manual.

Se comprado pela internet, você tem garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.

Portanto, caso seu filho não se adapte com o colete, você poderá pedir o reembolso.

Conclusão sobre como acalmar um autista

Neste artigo, abordamos algumas maneiras de como acalmar um autista através de produtos com estímulos sensoriais e de toque profundo que podem trazer alívio.

Lidar com um autista pode gerar grande sobrecarga aos pais e, portanto, é importante estudar sobre atividades e objetos sensoriais para confortar e acalmar uma criança autista.

Apesar das dificuldades que envolvem ser pai de uma criança com autismo, existem maneiras para melhorar a situação para você e seu filho, como por exemplo, manter sempre por perto objetos calmantes e brinquedos sensoriais.

Os produtos de estímulo de toque profundo e sensoriais, falados nesse artigo, podem ajudar a acalmar crianças autistas.

Se você quiser se aprofundar ainda mais no assunto, confira o treinamento online Jornada ABA para professores, pais e alunos, que pode ser de grande utilidade para você e sua família.

Por fim, compartilhe esse conteúdo com pessoas que buscam maneiras e soluções para acalmarem seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.