Melhores Desenhos para Desenhar em 2022

Melhores Desenhos para Desenhar em 2022

Se você quer alguns desenhos para desenhar, seja por lazer ou porque está iniciando uma nova habilidade, saiba que existem níveis que você deve observar.

Assim como qualquer outra atividade, é importante você começar com desenhos fáceis de fazer (nível básico), que não precisa de muitos materiais para começar.

Desenhos para Desenhar o guia completo para todos os níveis

Desenhos fáceis para fazer é a melhor maneira de começar justamente para pegar pratica e não precisar investir em muitos materiais.

desenhos-para-desenhar-de-golfinho

Depois você avança para desenhos intermediários, que já vai começar a dar um gostinho de perito no desenho, inclusive com materiais mais específicos de desenhar.

desenho-para-desenhar-ferrari

Até chegar ao nível de desenhos avançados, que você se tornará um mestre na arte de desenhar e impressionar todo mundo.

desenhos-para-desenhar-monteiro-lobato

Não importa em qual nível você se encontra hoje, e sim a sua vontade de querer aprender uma nova habilidade.

O importante é você curtir o seu processo e os seus avanços, sem se comparar com ninguém.

Neste artigo, vamos te ensinar como desenhar passo a passo, para que você consiga desenhar melhor, sempre dentro do seu ritmo, ok?

Vamos lá em desenhos para desenhar os benefícios.

Desenhos para Desenhar: Benefícios do Desenho e da Pintura

É importante sabermos dos benefícios das atividades que nos propomos a fazer, porque isso nos ajuda a mantermos firmes no propósito de aprender e evoluir na habilidade que queremos. Confira os incríveis benefícios do desenho e da pintura logo abaixo.

Ajuda a ficarmos concentrados no presente

Atualmente, a velocidade e o excesso de informação dificultam o estado presente, ou seja, estarmos 100% conectados com o aqui e o agora, seja com nós mesmos, com o meio ambiente ou com os outros.

Em meio a toda essa agitação do dia a dia, é muito importante encontrarmos um ponto de escape, que nos permita sintonizar com o nosso interior e tranquilizar os nossos pensamentos.

Muito mais do que uma atividade, hobby ou lazer, a arte de desenhar e de pintar passou a ser de extrema importância para a saúde mental, pois possui benefícios essenciais para o nosso bem-estar, como a atenção plena.

Traz relaxamento

Algumas pessoas encontraram na meditação uma forma de relaxar a mente, enquanto outras descobriram no desenho e na pintura esse mesmo relaxamento.

A união do prazer artístico com a busca pelo estado presente e de concentração, faz da arte de desenhar tão importante no século XXI.

Existe um longo estudo sobre os benefícios do desenho e da pintura.

O psicólogo Carl G. Jüng foi um dos pioneiros em ligar a coloração a uma técnica de relaxamento, no começo do século XX.

Carl G. Jüng usava mandalas, que são aqueles desenhos redondos com formas concêntricas, que parecem as janelas das igrejas góticas.

Uma forma de se expressar sem julgamentos

O desenho permite tanto à criança, como o adulto, viajar por um mundo mágico, empolgante, criativo e, junto com as pinturas coloridas, conseguem expressar nossos sentimentos e nos trazer aquela maravilhosa sensação de bem-estar.

Outros Benefícios dos Livros para Colorir e Desenhar

desenho-para-desenhar-lobo

O desenho de colorir também é uma excelente terapia para os adultos.

Existem inúmeros livros de colorir para adultos, que vem se tornando uma tendência cada vez maior, como o livro Jardim Secreto.

O Jardim Secreto, de Johanna Basford, contém inúmeras ilustrações com vários detalhes em preto e branco, esperando ganhar vida pelos amantes da pintura, com suas cores preferidas.

São lindos jardins e um caça tesouro para você se divertir com várias criaturas escondidas nas páginas.

Também é possível fazer seus próprios rabiscos.

Atenção plena ajuda a esquecer as adversidades do cotidiano

Jardim secreto é daqueles livros para colorir para todas as faixas etárias, pois nos ajuda a esquecer as adversidades do cotidiano por meio dos desenhos, além de trazer à tona o artista interno que existe em nós.

Tenha em mente que não importa se você vai começar copiando desenhos para desenhar ou se vai pegar alguns desenhos fáceis e simples para fazer.

No fim das contas, o que importa é você se sentir bem desenhando e ver a sua evolução, nem que seja mínima, tanto nos desenhos, como na concentração e no estado presente.

Jardim secreto com certeza é uma das melhores indicações do nosso artigo “melhores desenhos para desenhar”.

Melhora a coordenação motora, memória e concentração

Além disso, os desenhos e a pintura ajudam a melhorar a coordenação motora das crianças e dos jovens, auxilia na concentração e na memória, entre inúmeros outros benefícios.

Nem precisamos falar que só o fato de manter os pequenos longe dos computadores, tablets e smartphones já é considerada uma vitória, não é mesmo?

Como recebemos perguntas repetidas de muitos leitores, vamos deixar nesse artigo os principais materiais que você vai precisar para desenhar os desenhos, que serão colocados de acordo com a faixa etária e com o grau de profissionalismo que cada um pretende exercer na arte do desenho e da pintura.

Materiais para começar a Desenhar

Antes de começar a pegar os desenhos para desenhar, confira algumas dicas importantes sobre os materiais que você vai precisar para aprender a desenhar passo a passo.

Quando vamos iniciar uma atividade, é importante sabermos o que precisamos para nos desenvolver nessa nova atividade.

Cada atividade tem as suas peculiaridades e é importante entender os materiais mínimos necessários, para começar com o pé direito e ver a sua evolução.

Caderno de Desenho

Talvez você comece a desenhar em um caderno de desenho ou em qualquer outro caderno.

O problema é que se você desenha em um caderno de folha mais fina, vai acabar manchando o verso.

Para manter seus desenhos em um local esteticamente apresentável e até para você levar mais a sério a habilidade de aprender a desenhar, você pode comprar um caderno pronto ou fazer você mesmo.

Aprendendo a fazer um caderno de desenho

É bem simples fazer um caderno de desenho.

Basta comprar uns 2 ou 3 blocos de desenho de papel A4, com gramatura 180g. Depois é só levar para encadernar na sua cidade.

Você vai ter um caderno com folhas mais grossas e duras, que são próprias para desenho, geralmente por um preço bem mais em conta que se fosse comprar pronto.

Caneta de Desenho

Muitos leitores perguntam com qual caneta devem começar a desenhar.

A verdade é que qualquer pessoa pode começar a desenhar com o que já tem e, aos poucos, ir investindo para desenhar melhor.

O que queremos dizer é que não ter os melhores materiais de desenho não justifica não começar a fazer seus desenhos.

Mas, vamos conhecer os principais tipos de canetas para desenhos que existem.

1. CANETA ESFEROGRÁFICA

A caneta esferográfica possui uma tinta a base de óleo e com certeza é uma das mais populares por ser amplamente usada na escrita em todos os ambientes, por ser uma caneta extremamente durável, com baixo custo e sem necessidade de manutenção. Pode ser encontrada em diversas cores ou traços (finos ou grossos).

O seu funcionamento acontece com a ajuda de uma pequena esfera (por isso ela tem esse nome) na ponta da caneta, que tem função de regular a quantidade de tinta e dar suavidade ao movimento de escrever ou desenhar. Apesar do seu uso ser comum na escrita, também inspira diversos artistas a criar obras artísticas muito interessantes e criativas.

2. CANETA GEL

As canetas gel utilizam tinta a base de água e possuem uma escrita bem suave. Disponíveis em diversas cores, muitas delas vibrantes ate mesmo com glitter. Elas se destacam por serem pigmentadas. Contudo, tem a desvantagem de terem uma duração muito curta e secam rapidamente quando expostas por muito tempo sem sua tampa.

3. CANETA ROLLERBALL

A caneta para desenho do tipo rollerball, pode a principio ser confundida com uma caneta esferográfica, por também ter um sistema de esferas na ponta, contudo, sua tinta a base de água, faz com que seu tracejado seja mais preciso, fino e macio, o que acaba facilitando algumas ações como, a escrita caligráfica, o lettering e outras atividades que requeiram mais detalhamento e precisão. Em contrapartida, a vida útil das canetas rollerball são bem menores em comparação com as esferográficas.

4. CANETA TINTEIRO

São imprescindíveis para toda pessoa que ama desenhar ou ilustrar. Um grande exemplo de uma caneta tinteiro altamente difundida na arte do desenho ou na prática do hand lettering é o Nanquim, que é utilizado por ter uma alta precisão e continuidade de traço. Isso se dá por conta de seu sistema que tem uma haste de metal, com uma ponta rígida e porosa, que absorve e transfere a tinta, do recipiente para a superfície. Por ter esta consistência suave e precisa, é bastante usada para finalização e inserção de detalhes importantes.

5. CANETAS HIDROGRÁFICAS

As canetas hidrográficas são múltiplas, tanto em subtipos, quanto em aplicações. Ideais para a escrita, ilustração e hand lettering, as canetas hidrográficas são usadas desde a infância nas escolas, são as famosas canetinhas, mas possuem diversas outras finalidades como as que veremos a seguir:

Fineliner

É um tipo de caneta para desenho com haste de metal e uma ponta fina de feltro, que são ideais para fazer traços finos em ilustrações. Caracterizada por ser encontrada em várias cores, possuem tinta a base d’água e são ótimas também para a escrita. A Stabilo e a Staedtler são dois exemplos de marcas que se destacam neste segmento.

Hidrocor

Estas são as tão famosas “canetinhas”. Todas elas são compostas por ter pontas de feltro e sua tinta é a base d’água e estão disponíveis em várias cores e espessuras. A Posca é uma das marcas que se destacam nesta especialidade, por possuir modelos diversos, que ajudam muito em várias empreitadas no dia-a-dia. Contudo, várias outras marcas como Faber Castell, Stabilo e Bic fabricam esse tipo de caneta para desenho nas atividades artísticas.

Quais canetas mais utilizadas nos desenhos para desenhar?

Vamos agora para as canetas mais desejadas para os desenhos:

Caneta Staedler nanquim

Uma das canetas mais utilizadas é a da Staedler nanquim, que é vendida em um kit de canetas nanquim com vários formatos de pontas, de finas a longa e grossas. Elas duram bastante. Vale a pena comprar, se você está convencido (a) que vai levar a sério a sua performance no desenho.

Canetas para Contorno e Lettering

Também existem canetas coloridas, que servem para contorno e Lettering, que vem em um estojo da faber castell.

Veja abaixo outros materiais que separamos para ajudar os iniciantes e crianças.

10 materiais para ajudar iniciantes e crianças com desenhos para desenhar

1- Lápis de Desenho

Sobre o Lápis de Desenho:

  • Acabamento Especial
  • Madeira 100% reflorestada
  • Corpo Sextavado
  • Esse produto também é conhecido como: Lápis Técnico Hexagonal

2- Borracha

Sobre a Borracha:

  • Excelentes ao apagar
  • Lados chanfrados para apagar com precisão
  • Fácil limpeza e concentra o resíduo

3- Apontador

Sobre o apontador:

  • Apontador com tampa flip-top: impede a saída de sujeira
  • Lamina de aço temperado: garantia de mais facilidade ao apontar e maior durabilidade
  • Com depósito

4- Kit de desenho

Sobre o Kit de desenho:

  • Prático e elegante kit de arte 29pcs para satisfazer suas necessidades: 18 lápis de desenho, 3 lápis de carvão, 3 canetas de papel, 1 cortador de utilidades, 2 borrachas, 1 extensor de lápis e 1 bolsa.

5- Caderno de desenho

Sobre o Caderno de desenho:

  • Gramatura: 100g/m²
  • Papel extremamente branco, liso e resistente
  • A tinta não vaza para outra folha.
  • N de folhas: 98 folhas
  • ArTBook One, 60005569

6- Caneta Gel

Sobre a Caneta Gel:

  • Conjunto de canetas de gel coloridas, grafite de 0,5 mm.
  • Estilo simples, experiência de escrita suave e clara.

7- Esfuminho para Desenho

Sobre o Esfuminho para Desenho:

  • Esfuminho para Desenho Sinoart N°1
  • Utilizado para esfumar e sombrear
  • Fabricado em papel especial de fibra longa
  • Ponta nas duas extremidades

8- Kit canetas para Desenho

Sobre o Kit canetas para Desenho:

  • Para escrever, rascunhar e desenhar
  • Ponta de metal longa, ideal para uso com réguas com 12 graduações 00.5mm a 2.0mm

9- Papel para Desenho

Sobre o Papel para Desenho:

  • Gramatura: 140g/m²
  • Atóxico: tratado contra fungos e bactérias
  • Ph: neutro e livre de ácido
  • Nº de folhas: 20 folhas

10- Canetas coloridas para Desenho

Sobre as Canetas coloridas para Desenho:

  • Gramatura: 140g/m²
  • Atóxico: tratado contra fungos e bactérias
  • Ph: neutro e livre de ácido
  • Nº de folhas: 20 folhas

Agora veja os materiais que separamos para quem já tem uma certa experiência com o desenho.

10 materiais para você que já tem certa experiência em desenhos para desenhar

1- Conjunto para Desenho

Sobre o Conjunto para Desenho:

  • Conjunto para desenho, 2 grau reg.30 cm+esq.21 cm+trans.360cr, unidade
  • Marca: Acrimet
  • Material escolar e escritório

2- Prancheta Portátil Articulada para Desenho

Sobre a Prancheta Portátil Articulada para Desenho:

  • Fabricada em MDF Natural, de 6 mm de espessura
  • Dim.: 45 x 34 cm
  • Com 4 inclinações: 9°, 17°, 45° e 55°
  • Moderna, despojada e articulada

3- Carvão Vegetal Para Desenho

Sobre o Carvão Vegetal Para Desenho:

  • Carvão vegetal para desenhos e esboços em papéis e telas
  • Espessura: 6-8 mm
  • Caixa com 4 barras

4- Escova Para Limpeza Desenho

Sobre a Escova Para Limpeza Desenho:

  • Ponta cerda gris
  • Cabo curto madeira natural
  • para limpeza

5- Conjunto de lápis profissional Kit de desenho

Sobre o Conjunto de lápis profissional Kit de desenho:

  • Conceito de design. Este kit de desenho e esboço pode ser facilmente colocado em sua mochila e ocupa menos lugar, você pode levá-lo para qualquer lugar que você queira desenhar

6- Caneta Desegraph Para Desenho

Sobre a Caneta Desegraph Para Desenho:

  • Duplo sistema de vedação
  • Ponta de aço inox
  • Ponta mais curta evita vibrações quando usada em papéis ásperos, permitindo uma escrita mais suave e macia

7- Kit de Desenho

Sobre o Kit de Desenho:

  • 74pcs / set kit de desenho profissional, atendendo amplamente às suas diferentes necessidades de uso.
  • O lápis é feito de madeira natural de ótima qualidade.

8- Conjunto De Borracha Elétrica para Desenho

Sobre o Conjunto De Borracha Elétrica para Desenho:

  • Borracha compacta e resistente, que pode ser usada para apagar áreas muito pequenas da arte e também para criar padrões e formas, além de ser uma ferramenta de desenho útil.

9- Verniz Fixador

Sobre o Verniz Fixador:

  • Verniz em Spray de 300 ml com acabamento fosco
  • Depois de secos, deixam sobre o trabalho uma película fosca

10- Caixa de luz de LED

Sobre a Caixa de luz de LED:

  • Projetado com almofada de acrílico, exibe a imagem brilhante e de alto contraste. Este quadro de luz LED é um elegante bloco de iluminação, a luz do bloco através do papel ilumina claramente as imagens.

Veja a seguir materiais para quem já está em um nível profissional de desenho.

10 materiais para desenhistas profissionais

1- Borracha Para Desenho

Sobre a Borracha Para Desenho:

  • Desenvolvida para atender desenhos técnicos
  • Sua Maciez permite um apagar suave sem danificar o papel
  • Borracha na cor transparente
  • Marca reconhecida

2- Régua para Desenho

Sobre a Régua para Desenho:

  • Para redução de 20% do tamanho do molde
  • Em PVC 1, 5 mm
  • Escala em cm com divisões em mm
  • Medidas externas: 34, 5 x 3, 7 cm

3- Mesa Led para desenho

Sobre a Mesa Led para desenho:

  • Mesa Led A4 3 Níveis de Iluminação Luz Transposição Desenho Profissional

4- Lápis de Cor Artístico

Sobre o Lápis de Cor Artístico:

  • Lápis de cor artístico
  • Cores fortes e vibrantes
  • Grafite seco e árido, semelhante a pintura com carvão vegetal 3.3mm
  • Estojo metálico

5- Bloco Para Desenho Técnico

Sobre o Bloco Para Desenho Técnico:

  • Papel para desenho técnico
  • Papel livre de ácido
  • PH neutro e textura extremamente sutil
  • Gramatura: 200g/m² 10 folhas

6- Lápis de Cor para Desenho profissional

Sobre o Lápis de Cor para Desenho profissional:

  • Estojo com design exclusivo e funcional
  • Número da cor no lápis
  • 6 cores pastel+ 6 cores neon

7- Bloco De Desenho

Sobre o Bloco De Desenho:

  • Papel para desenho
  • 100% alfa-celulose
  • Superficie lisa

8- Conjunto de lápis de desenho

Sobre O Conjunto de lápis de desenho:

  • Lápis de desenho de qualidade profissional são feitos com materiais da mais alta qualidade
  • Grafite extrafino de alta densidade envolto em madeira de cedro duro premium

9- Prancheta Portátil Articulada para Desenho

Sobre a Prancheta Portátil Articulada para Desenho:

  • Fabricada em MDF LACCA Preto, de 6 mm de espessura
  • Dim.: 45 x 34 cm
  • Com 4 inclinações: 9°, 17°, 45° e 55°

10- Estojo Lápis Grafite de Desenho

Sobre o Estojo Lápis Grafite de Desenho:

  • Estojo de metal contendo 24 lápis de desenho em graduações variadas
  • Adequado para escrever, desenhar, esboçar (sketching).

Como Aprender a Desenhar Passo a Passo

Você precisa entender que, antes de desenhar aquelas lindas e belas paisagens ou aqueles desenhos realistas de pessoas e caricaturas, você vai precisar dominar algumas habilidades mais simples do desenho.

Qualquer curso de desenho realista vai te ensinar, primeiro, a usar corretamente as técnicas de sombreamento e de traço.

Essas técnicas valem para os mais variados modelos de desenho, seja mangá, pintura realista, desenho clássico ou desenho técnico.

Então, por onde você deve começar a desenhar?

Desenhos para desenhar Nível Iniciante

desenhos-para-desenhar-de-flor

Um bom tutorial de como desenhar passo a passo possui a seguinte estruturação:

  • Técnicas de traço com o lápis;
  • Método de desenho com formas básicas;
  • Técnicas de sombreamento com lápis grafite;
  • Ponto de fuga para construção de perspectiva;
  • Técnicas de esboço.

Após aprender esses elementos, você vai conseguir fazer um desenho simples com muito mais facilidade, sem precisar copiar desenhos para desenhar.

Desenhos para desenhar Nível Intermediário

desenho-para-desenhar-perna-longa

Uma forma de começar o nível intermediário é desenhar a natureza morta, que é representada por coisas e seres inanimados, como vegetais, paisagens e plantas.

Também já é possível desenhar o rosto de pessoas, seus traços e alguns animais.

Você pode treinar da seguinte forma:

  • Natureza morta (plantas, vegetais, vasos, frutas, garrafas, entre outros elementos);
  • Rosto, com detalhes nos olhos, nariz, boca e cabelo humano;
  • Proporção e esboço da cabeça ou do corpo humano;
  • Desenhar o rosto completo;

Para alguns especialistas, desenhar roupas, acessórios e animais faz parte do nível intermediário de desenho, enquanto para outras já é um assunto mais avançado.

Independente de qual doutrina você for seguir, é importante ir conhecendo as suas próprias dificuldades, porque enquanto para um pode ser um desenho fácil, para outro pode ser mais complexo.

Vamos agora falar um pouco do nível avançado.

Desenhos para desenhar Nível Avançado

desenhos-para-desenhar-mustang

Nessa fase, é interessante você tentar desenhar os seguintes elementos:

  • Desenhe o corpo humano completo;
  • Fundo desfocado;
  • Desenhe roupas, acessórios, tecido e vestes;
  • Textura de madeira, vidro e metal;
  • Animais (inicie seu desenho com gatos e cachorros);
  • Desenhe dois ou mais temas, como um humano com um cachorro, por exemplo;
  • Paisagens com outros componentes;
  • Paisagens com vários componentes e vários pontos de fuga.

Sabendo os níveis de dificuldade dos desenhos citados, veja agora como desenhar bem.

Como conseguir desenhar bem?

Quando nos perguntam sobre como desenhar bem, a melhor resposta, que serve para quase tudo na vida é: entrando em ação e praticando, pois é com a prática que você vai melhorar o seu desenho.

Quanto mais você desenhar, melhor você vai ficar.

Isso ocorre porque você começa a perceber onde está errando e começa a ficar mais rápido e melhor com o tempo.

O que são Desenhos Fáceis de Desenhar?

Podem ser considerados desenhos fáceis de desenhar e desenhos simples para crianças os estilos com personagens do Kawaii, por exemplo, como a Hello Kitty, o Pikachu do Pokémon, entre outros.

Como falamos anteriormente, no nível iniciante, aprende-se a desenhar técnicas de traço, formas básicas, sombreamento, ponto de fuga para construção de perspectiva e técnicas de esboço.

Na maioria dos desenhos dos personagens do Kawaii, a pessoa nem precisa usar todas as técnicas do nível iniciante para finalizar o desenho.

Depois desse artigo, você não tem mais desculpa para não tirar o lápis e o papel da gaveta e começar a desenhar um desenho fácil.

Desenhos simples para crianças do ensino fundamental

desenho-para-desenhar-unicórnio

Se você é professor(a), é possível trabalhar com esses desenhos mais simples, independente do ano do ensino fundamental que a criança esteja.

Pode apostar que os pequenos terão gosto em desenhar os personagens do Kawaii, pois é algo de seu interesse e, por isso, esses personagens conseguem chamar mais a atenção das crianças.

Além disso, esses desenhos fáceis também ajudam a estimular a criatividade da criança, que poderá se empolgar e desenhar seus próprios desenhos.

Desenhos coloridos favorecem o lado artístico das crianças

desenhos-para-desenhar-piu-piu

Mostre exemplos de desenhos coloridos, como desenhos de unicórnio, por exemplo, para que elas se sintam instigadas à arte da pintura também, misturando as cores e favorecendo o lado artístico dos pequenos.

Ao concluir um desenho fácil vem o prazer da realização

Desenhos fáceis e simples devem ser apresentados para as crianças de todas as idades, para que elas sintam o prazer da realização de conseguir desenhar bem o seu personagem favorito.

O sentimento de conseguir finalizar um desenho bem feito pode gerar estímulos para que a criança e o adulto continuem se desenvolvendo e, quanto ao desenho, isso também é verdade.

Precisamos sentir avanços para nos mantermos empolgados com algumas atividades.

Então prefira pegar desenhos para desenhar fáceis e vá aumentando a dificuldade do desenho conforme for se sentindo mais confiante nessa arte.

Exemplos de desenhos para desenhar:

Confira logo abaixo os desenhos para desenhar, com o passo a passo de cada desenho para você finalmente aprender a desenhar.

Personagens Famosos de Kawaii

A Sanrio desenvolveu vários personagens fictícios. Ela vende e licencia presentes, artigos de papelaria e acessórios, com os famosos personagens, queridos pelas crianças.

Além de relaxar, fazer esses desenhos Kawaii e colorir em seguida também auxiliam na melhora da concentração, atenção plena e desenvolvendo da criatividade.

A marca japonesa Sanrio lançou, em 1974, a Hello Kitty, personagem do kawaii mais famosa.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a história da Hello Kitty?

Conheça a história da Hello Kitty um dos desenhos mais fáceis para desenhar

Projetada pela designer japonesa Yuko Yamaguchi, a gata branca sem boca, a Hello Kitty, foi lançada na Sanrio em 1974.

Em 2008, a Hello Kitty se tornou a embaixadora do turismo no Japão, dando uma identidade kawaii ao país.

Ainda hoje, a Hello Kitty possui reconhecimento mundial e está presente em inúmeros produtos infantis.

Veja abaixo como é simples desenhar a Hello Kitty.
desenhos-para-desenhar-hello-kitty

Agora desenhe o Pikachu.

Desenhe o Pikachu do Pokémon
desenhos-para-desenhar-do-pikachu-

Depois da criação da Hello Kitty, outros fabricantes acabaram desenvolvendo personagens fofos, que se tornaram popular pelas crianças de todo o mundo, como o Pikachu, por exemplo.

Os personagens de Kawaii geralmente possuem um corpo desproporcional, com uma cabeça grande, olhos arregalados e um nariz bem pequeno.

Os desenhos kawaii podem ser considerados desenhos simples e fáceis de fazer, pois com poucos riscos você já consegue copiar o desenho.

Esses são um dos tipos de desenho que não possuem um passo a passo para desenhar tão complicado.

É só focar nos traços maiores, fazendo os contornos maiores e depois ir completando o desenho com os detalhes.

Não se esqueça que errar é normal.

Então pegue seu caderno de desenho, seu lápis ou caneta de desenho e mãos a obra!

Quer saber o que significa Kawaii?

Na língua japonesa, Kawaii é considerado um adjetivo, que significa fofo, lindo, amável, adorável, gracioso, meigo, etc.

Os fãs de animes e mangás utilizam o termo kawaii para se referirem a animais, pessoas, bichos de pelúcia ou qualquer coisa que eles consideram “bonita”.

Como expressão cultural, Kawaii engloba a vestimenta e os comportamentos de inocência, boa educação, fofura, delicadeza, graciosidade e infantilidade.

O termo kawaii, pela ideia de infantilização, também pode designar pessoas tímidas, infantis e inocentes.

Onde surgiu o termo Kawaii?

Na década de 70, o termo Kawaii surgiu na língua japonesa.

A palavra designava uma modalidade de escrita usada pelos adolescentes.

Esta escrita era semelhante as caligrafias infantis, pois os adolescentes desenhavam em meio às palavras, figuras semelhantes aos emoji-emoticons.

Assim, combinavam as letras com desenhos de personagens.

Desde então, mesmo aqui no Brasil e em todo o Ocidente, o termo é bastante utilizado pelos fãs dos animes e mangás, também conhecidos popularmente como Otakus.

Eles usam a palavra toda vez que querem fazer referência a roupas, bichos de pelúcia e objetos que são considerados fofos.

O kawaii é um adjetivo marcante nos personagens fofos e engraçados, como o Pikachu, do desenho Pokémon ou a Hello Kitty, por exemplo.

O que são desenhos Kawaii?

Os desenhos Kawaii ficaram conhecidos ao redor do mundo devido aos personagens de desenho animado que encantaram a infância de boa parte das crianças.

Esses modelos de desenho infantil possuem certas características semelhantes, como olhos grandes e emotivos.

São desenhos que fazem referência à cultura pop japonesa e utilizam um estilo bem fofo.

O estilo Kawaii está tão enraizado na cultura do Japão que, curiosamente, algumas empresas (inclusive órgãos públicos) tem em seus logotipos e mascotes o Kawaii, dando uma imagem diferenciada e criativa.

Não existe idade para fazer os desenhos Kawaii

Como o Kawaii está presente nos desenhos animados, são muito atraentes, principalmente para o público infantil.

Mas, a verdade é que não existe idade para desenhar ou para colorir, até porque está crescendo cada vez mais o número de adultos adeptos ao desenho e a pintura, pois sabem dos benefícios que a arte pode trazer para o ser humano.

Você já entendeu que a habilidade de desenhar e colorir é questão de tempo e prática, não é mesmo?

Qualquer um consegue desenhar os desenhos kawaii, pois se desenha com um lápis preto ou lapiseira e faz o contorno com uma canetinha.

Como fazer desenhos Kawaii passo a passo

A primeira coisa que você vai precisar fazer é decidir qual dos personagens do Kawaii você vai querer desenhar.

Comece contornando o desenho.

Em geral, utiliza-se formas simples e arredondadas nos desenhos.

Só depois você vai se preocupar com as características do seu personagem, criando olhos fofos e um semblante humorado, por exemplo.

Sempre é possível incluir detalhes para aumentar a fofura do personagem do kawaii que você escolheu.

Dê personalidade para o seu desenho, colocando nariz, boca, orelhas, sorriso e acessórios do seu gosto para o seu desenho.

coloque um brilho nos olhos do seu personagem

Do mesmo jeito que é feito nos mangás, para dar uma característica de kawaii no seu desenho.

colocar um video de desenho kawaii (ensinando)

Aqui está o Charmander um famoso personagem do Pokémon que também é um dos desenhos Kawaii

Charmander para desenhar

desenhos-para-desenhar-charmander

Desenhos Fáceis para Crianças Desenharem

Sabendo que as crianças podem ter mais dificuldade, devido a falta de coordenação motora, vamos passar desenhos para desenhar simples, aumentando a possibilidades de as crianças desenharem.

É sempre bom lembrar que os pais podem e devem, sempre que possível, trabalhar em conjunto nessas atividades artísticas com as crianças, com desenhos e pintura.

Se você desenhar ao lado do seu filho, além de ser um exemplo e super-herói para ele, você vai estimular o lado artístico e criativo da criança.

Sem contar que é uma atividade superdivertida para se fazer.

Desenhos fáceis para fazer

1 – Abelha para desenhar

desenhos-para-desenhar-de-abelha

2 – Avião para desenhar

desenhos-para-desenhar-de-avião

3 – Baleia para desenhar

desenhos-para-desenhar-de-baleia

4 – Bicicleta para desenhar

desenhos-para-desenhar-de-bicicleta

5 – Boca para desenhar

desenhos-para-desenhar-de-boca

6 – Bode para desenhar

desenhos-para-desenhar-bode

7 – Caminhão para desenhar

desenhos-para-desenhar-de-caminhão

8 – Borboleta para desenhar

desenhos-para-desenhar-de-borboleta

9 – Cachorro para desenhar

desenhos-para-desenhar-de-cachorro

10 – Caracol para desenhar

desenhos-para-desenhar-caracol

11 – Caranguejo para desenhar

desenhos-para-desenhar-caranguejo

12 – Castelo para desenhar

desenhos-para-desenhar-de-castelo

13 – Cavalo marinho para desenhar

desenhos-para-desenhar-de-cavalo-marinho

14 – Cavalo para desenhar

desenhos-para-desenhar-de-cavalo

15 – Cobra para desenhar

desenhos-para-desenhar-de-cobra

16 – Coelho para desenhar

desenhos-para-desenhar-de-coelho

17 – Cegonha para desenhar

desenhos-para-desenhar-de-cegonha

18 – Joaninha para desenhar

desenhos-para-desenhar-de-joaninha

19 – Helicóptero para desenhar

desenhos-para-desenhar-helicóptero

20 – Foguete para desenhar

desenhos-para-desenhar-de-foguete

(colocar mais 1 videos do youtube ensinando desenho simples as clianças)

Desenhos bonitos para desenhar

1- Árvore para desenhar

desenho-para-desenhar-de-árvore

2- Balão para desenhar

desenho-para-desenhar-de-balão

3- Cogumelo para desenhar

desenho-para-desenhar-de-cogumelo

4- Barco para desenhar

desenho-para-desenhar-barco

5- Moto para desenhar

desenho-para-desenhar-moto

6- Navio para desenhar

desenho-para-desenhar-navio

7- BMW para desenhar

desenho-para-desenhar-bmw

8- Bulgatti para desenhar

desenho-para-desenhar-bulgatti

9- Garfield para desenhar

desenho-para-desenhar-garfield

10- Urso panda para desenhar

desenho-para-desenhar-urso-panda

11- Coqueiro para desenhar

desenho-para-desenhar-coqueiro

12- Esquilo para desenhar

desenho-para-desenhar-esquilo

13- Dinossauro para desenhar

desenho-para-desenhar-dinossauro

14- Homer Simpson para desenhar

desenho-para-desenhar-homer-simpson

15- Marge Simpson para desenhar

desenho-para-desenhar-marge-simpson

16- Dragão para desenhar

desenho-para-desenhar-dragão

17- Elefante para desenhar

desenho-para-desenhar-elefante

18- Leão com mais detalhes para desenhar

desenho-para-desenhar-leão-com-mais-detalhes

19- Rabicó para desenhar

desenho-para-desenhar-rabicó-sitio-do-picapau-amarelo

20- Tia Nastácia para desenhar

desenho-para-desenhar-tia-nastácia-sítio-do-picapau-amarelo

Mais algumas ideias para desenhar

1- Casa para desenhar

ideias-para-desenhar-casa

2- Olho para desenhar

ideias-para-desenhar-olho

3- Grama para desenhar

ideias-para-desenhar-grama

4- Minnie para desenhar

ideias-para-desenhar-minnie

5- Nuvem para desenhar

ideias-para-desenhar-nuvem

6- Cuca para desenhar

desenho-para-desenhar-cuca-sítio-do-picapau-amarelo

7- Dona Benta para desenhar

desenho-para-desenhar-dona-benta-sítio-do-picapau-amarelo

8- Emília para desenhar

desenho-para-desenhar-emília-sítio-do-picapau-amarelo

9- Formiga para desenhar

ideias-para-desenhar-formiga

10- Leãozinho para desenhar

ideias-para-desenhar-leãozinho

11- Mickey Mouse para desenhar

ideias-para-desenhar-mickey-mouse

12- Ouriço para desenhar

desenhos-para-desenhar-ouriço

13- Pato para desenhar

desenhos-para-desenhar-pato

14- Porco para desenhar

desenhos-para-desenhar-porco

15- Peixe para desenhar

desenho-de-peixe-para-desenhar

16- Rosa para desenhar

desenho-de-rosa-para-desenhar

17- Tubarão para desenhar

desenho-de-tubarão-para-desenhar

18- Foca para desenhar

desenho-para-desenhar-foca

19- Girafa para desenhar

desenho-para-desenhar-girafa

20- Ovelha para desenhar

desenho-para-desenhar-ovelha

21- Pássaro para desenhar

desenho-para-desenhar-pássaro

22- Patinho para desenhar

desenho-para-desenhar-patinho

23- Sapo para desenhar

desenho-para-desenhar-sapo

24- Curupira para desenhar

desenho-para-desenhar-curupira

25- Goku para desenhar

goku-para-desenhar

26- Lamborghini para desenhar

lamborghini-para-desenhar

27- Princesa para desenhar

desenho-para-desenhar-princesa

28- Vaca para desenhar

vaca-para-desenhar

29- Rato para desenhar

rato-para-desenhar

30- Tartaruga para desenhar

desenho-de-tartaruga-para-desenhar

31- Pinguim para desenhar

desenho-de-pinguim-para-desenhar

32- Tigre para desenhar

desenho-de-tigre-para-desenhar

33- Patrulha Canina para desenhar

desenho-da-patrulha-canina-para-desenhar

34- Pedrinho para desenhar

desenhos-para-desenhar-pedrinho-sítio-do-picapau-amarelo

35- Saci Pererê para desenhar

desenhos-para-desenhar-saci-pererê-sítio-do-picapau-amarelo

36- Visconde de Sabugosa para desenhar

desenhos-para-desenhar-visconde-de-sabugosa-sítio-do-picapau-amarelo

Conclusão sobre os Desenhos para desenhar

O desenho e a pintura trazem inúmeros benefícios, como concentração, relaxamento, expressão, criatividade, atenção plena, além de favorecem o lado artístico das crianças, trazer prazer pela realização da atividade, entre outros.

Cada dia que passa aumenta o número de adultos que começam a desenvolver essas habilidades.

Livros como Jardim Secreto, de Johanna Basford, está sendo um sucesso de vendas para adultos e crianças, pois além de estimular o lado artístico de quem dá cor ao desenho, traz um relaxamento incrível quando a pessoa consegue atingir o momento de atenção plena.

Neste artigo, falamos sobre os materiais necessários para começar a desenhar, tanto para iniciantes e crianças, como para quem já tem uma certa experiência.

Abordamos sobre o nível iniciante, intermediário e avançado do desenho.

Explicamos que é possível desenhar bem, mesmo sendo um completo iniciante e que começar por desenhos fáceis, como os personagens do Kawaii podem ser a melhor opção.

Demos exemplos de desenhos para desenhar, falamos um pouco sobre a história da Hello Kitty e explicamos o significado de Kawaii, seu termo e seus desenhos.

Por fim, frisamos que não existe idade certa para começar a desenhar ou pintar e demos exemplos de desenhos Kawaii passo a passo.

Espero que este artigo tenha te ajudado de alguma forma e não deixe de acompanhar nossos artigos sobre atividades de alfabetização e atividades para educação infantil para auxiliar ainda mais a criança na grande arte de desenhar e pintar, inclusive temos também atividades para crianças autistas.

atividades-de-alfabetização
Melhores-atividades-para-educação-infantil
atividades-para-autista

RedatorLobato

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.