Livro Infantil para Colorir: Os 10 Melhores de 2022

Livro Infantil para Colorir: Os 10 Melhores de 2022

Quando falamos em livro infantil para colorir, logo consideramos algo extremamente importante para o desenvolvimento intelectual e motor das crianças, além de trazer inúmeros benefícios, principalmente quando refletido no aprendizado escolar. 

O uso de um bom livrinho de colorir se torna cada vez mais visto no dia a dia das crianças. O ponto chave é que podemos incentivar essa prática, nas escolas, por meio do dia do livro infantil para colorir, por exemplo, e em casa, de forma participativa, se tornando um momento de entretenimento para toda a família.

Afinal, o bem-estar mental das crianças influencia muito em vários aspectos da vida.

Mas quando falamos em livro infantil para colorir, quais são considerados os melhores?

livro-infantil-para-colorir-com-giz-de-cera

Selecionamos os 10 Melhores Livros de Colorir Infantil para seu Filho se Divertir

Confira abaixo os melhores livros de colorir infantil para você se divertir com a criançada: 

  • Livro de colorir infantil: caminho suave – colorindo e aprendendo;
  • 365 Desenhos para colorir (Amarelo);
  • 365 Desenhos para colorir disney pixar;
  • Voos da Imaginação – Livro de Colorir Antiestresse: Folhas destacáveis;
  • Fisher- Price – Meu primeiro livro de colorir;
  • Barbie – 365 Desenhos para colorir;
  • 501 Desenhos para colorir Turma da Monica;
  • Patrulha canina – 365 atividades e desenhos para colorir: Atividade e desenhos para colorir;
  • 365 Desenhos para colorir Marvel;
  • Mandalas Fantásticas: Livro para colorir antiestresse

Confira agora quais as virtudes que um livro de desenho para colorir pode trazer às crianças.

Não deixe de conferir nosso super artigo sobre desenhos para desenhar logo abaixo, onde vai encontrar materiais e dicas para desenhar e colorir do básico ao avançado.

desenhos-para-desenhar-e-colorir

As Virtudes de um Bom Livro de Desenho para Colorir

Atividades para colorir se tornaram uma peça fundamental para o desenvolvimento dos pequenos, permitindo que eles desenvolvam com os riscos e rabiscos, fazendo a assimilação, captação das formas, texturas e cores, alcançando uma evolução motora, emocional, cognitiva e social.

É um ato simples, mas de um aprendizado enorme.

Quando o pequeno, em um livro de pintar, usa os dedos ou a mão para colorir, estimulasse sua integração sensorial, aumentando suas conexões. Quando conduzido de maneira correta e com os materiais adequados, o desenho e a pintura ajudam a criar uma interação entre adultos e crianças.

O livro Jardim secreto auxilia a criança a desenvolver técnicas de expressão, o que é essencial para a compreensão das funções sociais.

O pequeno também aprende a contar aos outros o que pensa e o que sente enquanto ‘conversa’ com seu desenho.

Os Benefícios de Colorir com as Crianças

Colorir com as crianças consiste em uma atividade tranquilizante para os pequenos e um momento de fortalecer laços entre pais e filhos, ou amigos dentro da escola primária.

A atividade de colorir um livro, ou até mesmo um papel em branco, inibe a amígdala, parte do cérebro que é ativada toda vez que se sente medo ou tensão.

A seguir, acompanhe alguns dos principais benefícios que o ato de colorir traz às crianças.

Desenvolve a Paciência

O ato de colorir com os pequenos dispersa a ansiedade e alivia o estresse, por ser uma atividade relaxante.

Também se torna uma maneira de manter as crianças tranquilas e acalmá-las quando estão irritadas, agitadas, chateadas ou  ansiosas.

É importante deixar claro que os adultos também podem desenvolver a paciência e se beneficiar dos benefícios de colorir com as crianças.  

De modo geral, a atividade traz diversos benefícios e ajuda crianças, jovens e adultos mais agitados.

Por ser uma atividade que precisa ser feita com paciência, o benefício da concentração e da atenção plena também são estimulados, trazendo aquela sensação relaxante.

Estimula a Criatividade

Um livro infantil para colorir em preto e branco é comum, sem nada de especial, até ganhar vida com as cores escolhidas pelo artista.

Quando se abre um leque de cores, pisca uma luzinha no cérebro, pois aquilo se torna um mundo de possibilidades.

Ativa-se a criatividade em combinar cores e possibilita adicionar elementos ao desenho.

A conclusão de um desenho e pintura gera consequências muito positivas para as crianças, como a sensação de satisfação e de bem estar.

Por dar vida a algo que estava em preto e branco, ativa-se um sistema de recompensa cerebral que estimula a criatividade.

É uma Forma de Meditação e Concentração

No ato de colorir, ocorre, de forma natural, um tipo de meditação muito conhecida, a ‘mindfulness’.

Essa meditação consiste em se manter focado no agora, na ação que está sendo desenvolvida naquele momento, além de permitir observar os pensamentos de modo passageiro. 

O momento de colorir direciona o foco em como as cores ficam em seu caderno de pintura e você se desliga da rotina, dos conflitos internos, da ansiedade, entre outras questões rotineiras.

A concentração é muito importante e deve ser sempre reforçada ao longo da aprendizagem e na vida.

Seu filho terá mais facilidade em se manter focado nas aulas e em suas próximas etapas escolares.

Um dos componentes importantes da concentração é conhecida como atenção seletiva, que permite, entre vários estímulos visuais e auditivos, prestar atenção em um único detalhe.

Ajuda na Coordenação Motora

Pegar um lápis é um ato simples e considerado um gesto fácil para nós, adultos, concorda?

Porém, ele só se torna fácil por causa da prática.

Por isso é tão importante trabalhar as habilidades motoras das crianças, mostrando como encaixar um lápis entre os dedos, até adquirir a firmeza necessária e realizar com perfeição o movimento que é feito ao pintar.

O manuseamento do lápis no ato de colorir, somado aos movimentos repetitivos de preenchimento das cores, de forma indireta a criança também está treinando sua caligrafia.

Acaba se tornando mais fácil para a criança aprender a escrever, pois a atividade de colorir foi incentivada ao longo da infância.

Outro benefício de colorir é que, uma vez trabalhado os movimentos dos dedos, mão e pulso, se tornará mais simples a pegada de pequenos objetos e, como consequência, o ato de se alimentar sozinho com o uso de um talher se tornará mais natural e fácil para a criança.

Traz bem-estar

Você pode achar que as crianças se divertem apenas brincando, mas isso não é verdade.

As crianças que colocam sua imaginação para fora em um livro infantil para colorir também se divertem.

É uma excelente forma dos pais promoverem entretenimento e diversão, afastando um pouco as crianças dos computadores, tablets e celulares.

Se a atividade de colorir for feita em família, pode ter certeza que é diversão na veia, com tempo de qualidade e memórias positivas com os pequenos.

Permita que eles se sujem de tinta, faça aquela ‘baguncinha’ saudável. Ou melhor, se divirta com eles!

vale inventar, afinal o que importa é se divertir, há e com várias pessoas tudo fica ainda melhor.

Pintar, para as crianças, pode ser visto como um desafio no começo, mas é importante incentivar essa atividade, devido aos benefícios que destacamos nesse artigo.

Aprender a pintar, por si mesmas, pode gerar um certo sentido de autonomia.

Entretanto, deve ser destacado que o reconhecimento por ter terminado um desenho ou um caderno de pintura é capaz de alimentar a autoestima, além de dar uma sensação de orgulho e aumentar a confiança de quem terminou.

Auxilia a Lidar com os Sentimentos

Por meios das cores e pela calmaria trazida pelo ato de colorir desenhos, a criança aprende a expressar suas emoções e exteriorizar seus sentimentos, que muitas vezes não conseguem expressar por meio da fala.

O ato de desenhar e de colorir são recursos importantíssimos, sendo utilizado até como um dos meios de tratamento dentro da psicoterapia infantil, além de ser uma forma de contribuir para a saúde mental dos pequenos.

Fortalecer a Personalidade

A personalidade nada mais é do que a maneira que nos comportamos e nos posicionamos no mundo.

Seu processo de formação se encera no final da adolescência e, por isso, é tão importante afirmá-la desde criança.

Você deve estar se perguntando, como posso fazer isso?

Pode ser feito por meio de atividades, brincadeiras e pelo uso da imaginação.

De forma prática, a forma que se constrói uma pintura, a escolha do desenho, das cores usadas e, ainda, a força aplicada no lápis é uma forma de seu filho colocar no papel um pouquinho da sua personalidade.

Potencializa o Raciocínio Lógico

No momento da pintura, várias áreas do cérebro são ativadas, dentre elas: o córtex-cerebral, que é responsável pelo raciocínio lógico e pelas decisões tomadas de forma racional.

Estimular essa área do cérebro é muito importante para o desenvolvimento das crianças.

Uma das maneiras mais divertidas para ativar essa área do cérebro e potencializar o raciocínio lógico é por meio dos livros infantis para colorir.

Livro Infantil para Colorir: Resumo dos 10 Melhores

Confira abaixo um breve resumo dos melhores livros infantis para colorir.

1- Livro de colorir infantil: caminho suave – colorindo e aprendendo

É um livro de colorir único.

Todos os seus desenhos foram selecionados de forma cuidadosa, para que seu filho embarque em um mundo de colorir e brincar.

A proposta é que, por meio da pintura, a criança guarde referências mentais que, posteriormente, serão buscadas na lembrança e que são muito úteis durante o aprendizado.

Por isso, suas ilustrações irão reforçar conceitos que as crianças já começaram a ver nos livros infantis, desenhos, no berçário e na escola.

Também são introduzidos, de forma leve, temas fundamentais para o seu desenvolvimento, como cores, números, animais, formas e letras.

Agora, é fundamental que possamos estar sempre por perto para auxiliá-los quando houver perguntas e curiosidades.

O mais importante é que os pequenos se divirtam, aflorem sua criatividade e libere sua imaginação.

Enquanto a criança colore, ela desenvolve, além de suas habilidades motoras, sua coordenação visual.

Dessa forma, não coloque como dever que a pintura fique bonita ou perfeita, de acordo com os seus padrões de adulto.

Por fim, mas não menos importante, é necessário sempre respeitar o tempo de evolução, que é particular e diferente entre cada criança. 

2- 365 Desenhos para Colorir (Amarelo)

Esse livro infantil para colorir desperta a criatividade e a imaginação, além de desenvolver a concentração e a coordenação motora fina.

Também reduz o estresse e a ansiedade, muitas vezes ocasionadas pela rotina agitada e pelo excesso de informação dessa geração.

Aprimore as capacitações intelectuais e motoras das crianças, que se divertem dando vida a sua imaginação.

3- 365 Desenhos para Colorir Disney Pixar

Pintar é umas das atividades preferidas das crianças e de alguns adultos, não é mesmo?

Pensando nisso, este livro infantil para colorir é perfeito para todos os dias do ano, pois tem 365 desenhos incríveis.

Tendo neles os personagens mais queridos das crianças, como Nemo, Dory, Relâmpago McQueen, Matte, Buzz, Woody, entre muitos outros.

4- Voos da Imaginação – Livro de Colorir Antiestresse: Folhas Destacáveis

Voos da imaginação é um livro de extrema criatividade, bonito e relaxante.

O mais legal é que é indicado para todas as idades, pois, afinal, nunca é tarde para colorir.

O livro consiste em uma viagem colorida, através da beleza do nosso mundo natural. 

Embarque nessa aventura você também, e deixe-se levar pelas belezas das cores nesses incríveis padrões de desenhos.

Cada um dos desenhos, presentes nesse livro, é impresso em uma única página, com o verso em branco, o que evita manchar ou ficar marcado.

Ainda existe a possibilidade de destacar as folhas, utilizando as obras de arte que criar como bem desejar. 

5- Fisher- Price – Meu primeiro Livro de Colorir

Este livro infantil para colorir possui o diferencial de, além de colorir, a criança também aprende o nome de diversos animais.

É para usar e abusar da criatividade e imaginação e ver a criança colorir desenhos com as suas cores favoritas.

Venha com a girafa, o hipopótamo, a zebra, o leão e com o rei da selva se divertir e trazer vida a eles com muitas cores e brincadeiras.

6- Barbie – 365 Desenhos para colorir

As meninas irão se divertir muito com esse livro infantil para colorir, do incrível mundo da Barbie.

Contendo 365 desenhos para colorir, há uma ilustração para cada dia do ano!

Então embarque você também nessa aventura, descobrindo cada dia um pouco mais sobre o dia a dia da Barbie.

E veja a criança se divertir pintando as lindas e diversas ilustrações da Barbie, de suas amigas, irmãs e, claro, não podia faltar, de seus animaizinhos de estimação. 

7- 501 Desenhos para colorir Turma da Monica

E quem não ama a diversão garantida na turma da Mônica?

Com mais de 500 desenhos, a brincadeira está garantida por aqui.

Com toda a turminha e, claro, o quarteto mais famoso dos gibis: Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, a criança vai ter muitos desenhos para colorir.

A criança vai conhecer melhor essa turminha, que provavelmente marcou a geração de muitos papais e mamães também.

Apesar de ser um livro infantil para colorir, é possível criar um momento em família e se divertir junto com a turma.

8- Patrulha canina – 365 atividades e desenhos para colorir: Atividade e desenhos para colorir

Neste livro de pintura infantil animal, você encontra muita aventura da patrulha canina.

Além de aprimorar a concentração e se divertir com as cores, a criançada ainda salva o dia com os filhotes heroicos da patrulha canina, que possuem grandes habilidades em solucionar os problemas e, com muito humor, proteger a comunidade de Adventure Bay.

9- 365 Desenhos para Colorir Marvel

Nesse livro de colorir heróis, a diversão é garantida, pois a criançada terá desenhos dos heróis preferidos para colorir o ano todo.

Esse livro para colorir infantil possui 365 desenhos, que garantem adrenalina durante todo o ano, com a companhia dos heróis da Marvel.

A molecada adora!

Então, divirtam-se dando cor e vida ao Homem de ferro, Hulk, Vingadores, Homem- Aranha, Guardiões da galáxia e muito mais.

10- Mandalas Fantásticas: Livro para Colorir Antiestresse

Sendo mais um dos preciosos trabalhos feitos pelo artista Jenean Morrison, esse livro vai encantar a todos.

Nesta edição de Mandalas fantásticas, há 50 opções de mandalas fantásticas para promover relaxamento e abusar de sua criatividade na brincadeira com as cores.

Uma verdadeira terapia!

Além de ser considerada uma verdadeira terapia antiestresse, este livro ainda pode proporcionar equilíbrio mental e emocional, acalmar, divertir, expandir sua criatividade e, ainda, inspirar a meditação.

Estas magníficas mandalas são elaboradas em diferentes níveis de detalhamento, o que as torna tão belas.

Elas permitem experiências incríveis, ao mesmo tempo que proporcionam diversão e calma.

O diferencial, nesse livro de colorir, é que pode ser uma diversão para seu grupo de amigos e família, gerando momentos especiais.

Além de ser indicado para os adultos, também pode ser colorido pela criançada. 

Escolha seu estilo e divirta-se muito!

Quer aprender mais sobre desenhos? Não deixe de ver nosso super artigo dos melhores desenhos para desenhar.

desenhos-para-desenhar

Dicas para Ajudar seu Filho com Pinturas Infantis para Colorir 

É muito importante ter conhecimento dos materiais adequados a serem usados nas pinturas, de acordo com a idade da criança.

Saber quais tipos de instrumentos a criança vai usar para fazer os desenhos e pinturas, como tinta, lápis de cor e giz de cera, por exemplo, é de extrema importância.

Pensando nisso, fizemos uma breve explicação sobre as idades corretas e os materiais para permitir que os pequenos façam seus desenhos e pinturas. 

Entre 1 e 2 anos de idade

A grande maioria das crianças, a partir de 12 ou 13 meses, já consegue segurar um giz de cera na mão e fazer rabiscos.

Dessa forma, nessa etapa, o uso de giz de cera mais grosso e macio é o mais indicado para os bebês, por facilitar que a criança o segure com mais facilidade que o lápis.

A tinta guache também pode ser uma grande aquisição.

Pode fazer mais bagunça que as demais, porém também pode ser muito divertido para o bebê.

Nessa idade, uma ideia sempre em alta é o uso da tinta nas mãozinhas e pezinhos, marcando em um papel branco.

Muitos pais guardam os rabiscos dos pequenos e seus desenhos e bagunças com tinta guache como uma forma de recordação dessa fase.

Entre 3 e 4 anos

Nessa fase, a criança ainda não consegue pintar respeitado os limites do desenho, porém já se consegue notar uma melhora no pegar do giz.

Aqui, a criança já utilizara 3 dedos em 3 pontos de apoio.

Em outras palavras, o giz será agarrado pelo polegar e pelo indicador, enquanto descansa sobre o dedo médio.

Dessa forma, é indicado o uso de giz ou canetinhas em formato triangular.

A partir dos 3 anos de idade, a criança passa a descrever o que desenha ou o que vê.

O livro infantil para colorir, que já vem com desenhos prontos, é uma excelente forma de estimular a criança a praticar a pintura, fazendo ela distribuir melhor as cores no papel e posicionar de forma mais correta o giz ou a canetinha na mão.

Dos 4 aos 5 anos

A partir dos 4 anos de idade, a criança começa a descoberta da relação entre os desenhos, a imaginação e a realidade.

Durante essa etapa, a criança já passa a usar o pulso para movimentar a mão, conseguindo, assim, manter o lápis ou o giz paradinho no papel, o que diminui o movimento dos cotovelos e ombros.

A evolução dos traços ocorre lentamente.

Ao observar o desenho de uma figura humana, desenhada por uma criança, começa a aparecer os braços, mãos, pernas e pés.

Isso porque, nessa idade, os pequenos já conseguem segurar o lápis e respeitar os limites ao colorir os desenhos.

A partir dos 5 anos

Conforme o desenvolvimento da criança, os traços passam a ser mais precisos.

Por terem mais segurança para manusear as canetinhas e o lápis mais fino.

Nessa idade, a criança já consegue acrescentar mais detalhes a seus desenhos e também consegue utilizar as cores e formas de maneira correta.

Esse é o momento ideal para abusar no uso de canetinhas com cores vivas e vibrantes.

Nessa fase, é importantíssimo que os adultos estimulem e participem das atividades de colorir, pois os desenhos infantis são essenciais para o desenvolvimento das crianças.

Além de termos muito a aprender com os pequenos também, que começam a se expressar melhor.

Então, sempre respeite os limites da idade e sempre estimule as crianças a serem melhores.

Não os repreenda e ensine com paciência.

Elogie seus feitos e suas evoluções, por menor que sejam elas.

Dê total liberdade na escolha das cores.

Fazendo isso, você vai conseguir estimular a criatividade e o desenvolvimento dos pequenos, além de trazer os benefícios de colorir, que citamos nesse artigo.

Dicas de Desenho Infantil para Colorir com as Crianças

Veja abaixo algumas dicas de desenhos para colorir com os pequenos.

Formas geométricas

As formas geométricas são muito importantes para as crianças pequenas.

Por estarem na fase da educação infantil, elas já estão começando a aprender a diferenciar e nomear as figuras.

Então, para ficar ainda mais divertido, dá para pegar um desenho que tenha várias formas dentro dele e ajudar a criança a encontrá-las.

Mandalas 

Um dos favoritos do público adulto, os desenhos de mandala também são muito queridos pelas crianças.

Para as crianças menores, é importante escolher mandalas com poucos detalhes, para ser algo mais divertido.

Por outro lado, as crianças maiores já podem escolher o grau de dificuldade de suas artes, escolhendo-as, assim, de acordo com a idade de cada uma.

Já para os adultos, você pode usar e abusar do mundo das mandalas.

Inclusive, citamos nesse artigo um livro infantil para colorir sobre mandalas.

Números

Colorir números tem, por traz, ensinos pedagógicos envolvidos.

A criança é estimulada a pintar e a aprender a contar, de forma divertida, da mesma forma que as formas geométricas também fazem.

Um aprendizado importantíssimo na vida das crianças, que pode ser obtido mais fácil quando incorporado ao dia a dia, por meio de um bom livro infantil para colorir.

Conclusão sobre um Bom Livro Infantil para Colorir

O livro infantil para colorir, adotado desde cedo, acarreta muitos benefícios aos pequenos, dentre eles: o desenvolvimento motor, criativo, psíquico e expressivo.

Além de aprimorar a concentração, fortalece a personalidade, promove bem estar e auxilia na coordenação motora.

Também pode desenvolver a meditação, estimular a criatividade, fortalecer a paciência, potencializar o raciocínio logico e, por fim, auxiliar os pequenos a lidar com sentimentos e aflições e com as pequenas decepções ou ansiedades que podem ocorrer no dia a dia.

Por fim, vale ressaltar que essas atividades para colorir podem ajudar a controlar o uso de eletrônicos.

E quando tais atividades são supervisionadas pelos pais ou responsáveis, também podem gerar memórias afetivas e fortalecer os laços entre eles.

O livro infantil para colorir também auxilia no respeito aos limites da exposição ao mundo digital estabelecidos pela OMS, fato esse importante para um desenvolvimento saudável.

Não há nada melhor ou mais importante do que as crianças crescerem e aprenderem de forma correta, com diversão e sem o uso excessivo da tecnologia.

Espero que tenha gostado do nosso artigo sobre livro infantil para colorir e não deixe de compartilhar com aquela mãe e pai que também buscam o melhor para seu filho.

Um grande abraço!

RedatorLobato

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.