<strong>Melhores livros de desenho de 2022</strong>

Melhores livros de desenho de 2022

Está querendo arriscar uns rabiscos no papel, mas está perdido e não sabe por quais livros de desenho começar?

Aqui, nosso intuito principal é te ajudar a perder o medo de fazer traços no papel e te incentivar a mergulhar no mundo dos desenhos com os melhores livros de desenho para você aprender ou se aperfeiçoar.

Não tem coisa melhor do que aproveitar o tempo aprendendo coisas novas e aprimorando habilidades.

Ilustração é um grande exemplo disso, já que para se atingir um nível de qualidade que geralmente é buscado, é necessário e exigido muito tempo de prática introspectiva, ou seja, só você e o papel ou tablet, para aqueles que já estão caminhando para a ilustração digital.

Desenhar não é só questão de talento, o grande segredo para se tornar expert na arte de desenhar é a prática.

Sendo assim, qualquer um pode deixar lindas marcas em uma folha.

Só precisa conhecer e se familiarizar com o processo de ilustração que, não se engane, geralmente começa com muitos esboços e erros.

O Dia Mundial do Desenhista é comemorado em 15 de abril 04.

Para ajudar você a ter os melhores materiais e embarcar nessa jornada, conversamos com alguns dos melhores ilustradores de diferentes áreas de especialidade e reunimos os 10 livros de desenho para você que deseja aprender a ilustrar ou aperfeiçoar suas habilidades.

melhores-livros-de-desenho

Melhores livros de desenho

Confira abaixo a lista exclusiva que preparamos dos melhores livros de desenho.

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10-

11-

12-

13-

Você sabe quais são os benefícios do desenho? Confira abaixo.

7 benefícios que os livros de desenho pode trazer

Confira abaixo os benefícios do desenho para a sua vida.

1 – Livrar-se do medo de errar

O medo é um fator que atrapalha bastante na hora da realização de qualquer tarefa, principalmente na arte de desenhar.

O senso crítico exagerado também pode gerar insegurança, falta de confiança e fazer com que a pessoa já comece a realizar uma atividade com o espírito de derrota.

Ao pôr em pratica a atividade de desenhar, você vai começar a perceber que errar faz parte do aprendizado e, principalmente, da vida.

Errar em uma tarefa ou em um treino não é o fim do mundo, pois será através do erro que você melhorará e aprenderá a enfrentar os desafios e encarar o medo.

Vale lembrar que quanto mais você praticar, menos vai errar.

2 – Desenvolver o Lado Direito do Cérebro

O cérebro humano é composto por duas metades distintas: o Hemisfério Esquerdo é o lado analítico, racional e calculista, enquanto que o Hemisfério Direito é o lado intuitivo, perceptivo e imaginativo.

Dessa forma, o lado Direito é o mais propício às artes.

Com a prática de desenhar em livro de desenho, a parte menos utilizada do seu cérebro em tarefas do dia a dia será estimulada.

No entanto, não podemos negligenciar o Hemisfério Esquerdo, pois enquanto no Hemisfério Direito estimula o lado artístico, no Hemisfério Esquerdo podemos estimular suas qualidades de raciocínio, para que o estudante compreenda melhor as informações recebidas e adquira um senso crítico.

3 – Elevar sua autoestima

A ausência de confiança, ao desempenhar uma tarefa ou uma atividade, faz com a pessoa comece a atividade com insegurança.

Assim, a chance dessa atividade dar certo é diminuída drasticamente.

E através da prática nos livros de desenho e das artes em geral, na medida em que você começa a ver os resultados, a autoestima consequentemente aumenta, te deixando mais confiante e segura para realizar qualquer outra tarefa ou atividade, seja associada a demais áreas ou as do dia a dia.

4 – Melhorar sua percepção visual

Aprender a desenhar está muito mais relacionado à maneira que se vê, do que propriamente à habilidade manual.

O artista presta atenção em todos os detalhes, que normalmente as outras pessoas, ditas pessoas comuns, não dariam importância.

A prática de desenhos, além de aprimorar sua habilidade manual, fará você começar a ver a natureza com outros olhos, além de observar melhor os objetos do cotidiano, a arquitetura, as pessoas, etc.

Em outras palavras, passa a enxergar melhor o mundo!

5 – Ampliar seu conhecimento sobre arte

Um bom curso de desenho ou um bom livro que ensina a desenhar, além de abordar a teoria, contando a história da arte e trazendo referências de obras e artistas de diversas épocas, trará a prática, em livro para desenhar, relacionando os estilos e as características das obras desses artistas, fazendo referência aos conteúdos estudados no curso.

Isso é considerado muito importante para um aprendizado mais concreto e eficaz, pois, além de reforçar a parte prática, amplia o conhecimento do artista, melhorando sua percepção sobre a arte.

6 – Melhorar seus relacionamentos

Através de cursos sobre desenhos, tanto online, com uma sala de bate papo, quanto presencial, você conhece muita gente interessante que, em regra, estão ligadas à arte, além de terem a mente mais aberta.

Frequentar ambientes descontraídos, entrar em contato com pessoas que têm os mesmos interesses que você, visitar amostras e trocar mensagens online é muito importante para melhorar sua vida no aspecto social.

7 – Desenvolver sua criatividade

A criatividade é um elemento de grande importância a todo ser humano.

Não se restringe apenas ao fazer artístico, mas também a toda e qualquer atividade.

E para que uma tarefa, atividade ou desenho seja bem sucedida, se exige uma boa dose de criatividade, desde ações mais simples, comuns do dia a dia, como a preparação de um prato, a gestão de uma empresa ou o desenvolvimento de uma obra artística e assim por diante.

Ao pôr em prática a atividade de desenhar, você se tornará uma pessoa mais criativa, podendo aplicar isso em qualquer atividade, pois, como já vimos anteriormente, você desenvolverá o hemisfério direito do cérebro, que é o responsável pelas questões espaciais e pela capacidade de criação.

E ainda podemos ressaltar que uma pessoa criativa tem muito mais chances de atuar em áreas ou desenvolver tarefas que as máquinas e a tecnologia não conseguem realizar e, com isso, ter chances mais altas de conseguir boas colocações em empresas, se destacar e, por fim, alcançar melhores rendimentos.

Resumo dos melhores livros de desenho

Confira abaixo o resumo exclusivo que preparamos dos melhores livros de desenho.

1 – Drawing the Head and Hands

É um livro de desenho clássico dos anos 40, em que o ilustrador Andrew Loomis  desenha a cabeça e as mãos, se tornando um livro com bases sólidas para aprender esse tipo de desenho.

Aqui você encontrará muitas informações, então vai devagar, principalmente se tiver um pouco de dificuldades na hora de desenhar mãos. 

Por sua abordagem sistemática, você entenderá os princípios por trás do desenho de retratos realistas.

Com explicações detalhadas e envolventes, este livro de desenho traz referências anatômicas, apesar de sua idade.

Você vai aprender a desenhar a cabeça e as mãos, que pode ser algo as vezes muito difícil de aprender.

Muitos artistas, como por exemplo Karla Ortiz, defende que a força de uma imagem que possui uma ou mais figuras está nas cabeças e mãos.

Sendo uma disciplina específica da estrutura curricular de ilustração no Art Center.

2 – Pocket Art: Portrait Drawing

Livros de Desenho – Pocket Art: Portrait Drawing

Este é um livro de bolso, um guia de desenho em retrato, perfeito para aqueles artistas que procuram melhorar suas habilidades de retratos.

Consiste em um livro inspirador e compacto, para todos os níveis.

Nesse livro sobre desenho artístico, a ilustradora Miss Led (nome real Joanna Henly), divide os estágios do retrato em seções gerenciáveis e de fácil compreensão, abordando a criação de lindos retratos da melhor forma, com sua imensa variedade de estilos.

Destinado tanto aos iniciantes, quanto aos artistas experientes, esse livro de desenhos possui 112 páginas, que funciona como uma sólida introdução às técnicas de desenho de retrato.

Porém, também analisa como os artistas profissionais podem criar ilustrações de arte e comerciais.

Este manual é bem desenhado, cheio de detalhes e escrito de forma clara.

Nele, a única dificuldade que você terá será de encontrar uma bolsa em que ele não se encaixe!

E como todos os bons livros no estilo de tutoriais, este também é funcional, pois é acessível a artistas de todos os níveis de habilidade.

Por fim, sendo considerado esse um dos livros mais práticos, por ser repleto de dicas e conselhos de especialistas, além de equipado com muitos exercícios para os leitores colocarem em prática e se tornarem o melhor desenhista do mundo.

Embalado com arte inspiradora e muito acessível, o Pocket Art: Portrait Drawing é altamente indicado.

3 – Drawn to Life

Livros de Desenho – Drawn to Life

Este livro de desenho se concentra em capturar o momento.

Seu volume 1 consiste em desenhos da vida de Walt Stanchfield: 20 Anos Dourados das Master Classes da Disney.

Por ser considerado um livro de desenho denso, será necessário que você o leia com calma, para que todas as informações sejam absorvidas.

Stanchfield tem uma abordagem que se difere dos demais artistas sobre a técnica de aprendizagem e a forma de desenhar, se concentrando mais nas emoções, na vida e ação do que em proporções e precisão técnica.

Por isso, não espere um livro com desenhos acabados, pois seu foco principal está em desenhar gestos.

Portanto, se você está em busca de criar desenhos com personalidade e fluxo, continuidade, essa é uma referência obrigatória, pois aqui você aprenderá a fazer desenhos perfeitos passo a passo.

Drawn to Life te ensina a capturar o momento.

4 – Drawn to Life: Volume 2 – Walt Stanchfield

Esta coleção de livros de desenho é uma coletânea de exercícios, que traz ensinamentos de Walt Stanchfield para os artistas da Disney durante vários anos.

Nele, os exercícios trabalharam de forma especial os gestos e movimentos da figura.

Contudo, ele ainda abordará diversas outras questões, como volume, fluxo de leitura, cartoonização, dentre outros.

5 – The Sketch Encyclopedia

Livros de Desenho – The Sketch Encyclopedia – Mais de 900 Projetos de Desenho

A Enciclopédia de Esboços inclui uma extensa introdução sobre ferramentas, criação de linhas, teoria da luz, perspectiva e textura.

Então, se você também está em busca de algumas ideias de esboço de aquecimento, aposte na Enciclopédia de Esboços, pois aqui você encontrará mais de 900 Projetos de Desenho, se tornando o melhor lugar para começar.

Este livro de desenho divide cada projeto, dos quais existem mais de 1.000, em quatro etapas principais (esboço, desenho de linha e dois que formam e completam o formulário), que facilitará seu acompanhamento.

Repleto de aulas sobre criaturas, pessoas, edifícios, monumentos famosos, veículos e natureza, você certamente encontrará algo que queira começar.

Então nunca fique sem esboçar suas ideias.

6 – Desenhando com o Lado Direito do Cérebro – Betty Edwards

Livros de Desenho – Desenhando com o Lado Direito do Cérebro – Betty Edwards

Esta edição da revista “definitiva” de desenho com o lado direito do cérebro, por Betty Edwards, é uma excelente aquisição para os ilustradores profissionais ou entusiastas de desenho, pois Edwards oferece conceitos de grande interesse, lhe incentivando a explorar a importância do pensamento criativo.

Este livro para desenhar é elaborado para te ensinar a ver e explicar tudo de maneira diferente, desde a técnica até os materiais.

É uma das melhores introduções ao desenho de observação que conhecemos.

Nele, a autora estrutura o conteúdo em torno da leitura de proporções, ângulos, espaços, valores e até cores, fazendo com que você passe a observar mais e comece a usar cada vez menos os símbolos na hora de desenhar.

O grande segredo dos resultados rápidos que a autora sempre usa como marketing do livro e de seus workshops é se você usar menos as fórmulas prontas carregadas da infância e passar a observar e desconstruir mais de forma bidimensional, fazendo com que imediatamente seu desenho se aproxime mais do realista.

Você pode questionar e argumentar que isso não tornará seu desenho melhor, porém quando falamos em desenhos realistas, com certeza seu desenho dará um salto.

7 – Como Desenhar Quadrinho no Estilo Marvel

Livros de Desenho – Como Desenhar Quadrinho no Estilo Marvel

Aqui você terá um curso intensivo em quadrinhos com os verdadeiros mestres no assunto.

E seria impossível apresentar essa lista dos melhores livros de desenho sem a palavra dos especialistas Stan Lee e John Buscema.

Se você é um aspirante a quadrinista, animador ou ilustrador ou está em busca de um curso intensivo de desenho de figuras, aqui vai uma dica, pegue uma cópia de Como Desenhar Comics, a Marvel Way.

Nele, além de desenhar figuras, você aprenderá sobre composição, seleção de cenas, perspectiva, dinâmica de personagens e muito mais.

Você encontrará livros mais novos e detalhados por aí?

A resposta é sim, mas se assim como eu, você também é um viciado em quadrinhos, então você precisa ter esse livro na sua estante.

Esse livro de desenho do nostálgico Stan Lee é obrigatório, não apenas para os fãs da Marvel Comics, mas também para os amantes dos quadrinhos em geral, que sonham com o dia que criaram sua própria história.

Contando com o ensinamento dos traços, de John Buscema, sendo transmitido passo a passo, de forma didática, com os quadrinhos da Marvel como modelo.

E os preciosos conselhos de Stan Lee ao artista aprendiz.

8 – The Silver Way

Livros de Desenho – The Silver Way – Elaborado por um profissional da indústria.

Grande parte de aprender a desenhar consiste, primeiramente, em aprender a ter confiança em seu próprio trabalho.

E é aí que esse fantástico livro sobre desenho artistico entra, pois é considerado uma bíblia de design de personagens.

O homem por trás do design de personagens, como Kim Possible, Danny Phantom e Os Padrinhos Mágicos, lhe apresentará o Caminho de Prata: com várias técnicas, dicas e tutoriais para Design de Personagens Eficazes.

Oferece orientação, incentivo e inspiração, além de tutoriais e técnicas de desenho fáceis de seguir, para os que estão iniciando nesse mundo. 

9 – Art Fundamentals

Livros de Desenho – Art Fundamentals – Um guia de teorias e regras que todo iniciante precisa conhecer.

Neste livro sobre desenho, você descobrirá todos os tipos de normas, incluindo a regra dos terços, a regra das probabilidades, o Triângulo Dourado e as Proporções Divinas.

Contudo, você verá muito além da composição.

Aprenderá também sobre os fundamentos da arte, cor e luz, perspectiva e profundidade, anatomia e retratar emoções….

Os fundamentos da Arte: Cor, Luz, Composição, Anatomia, Perspectiva, são elaborados por Depthby Gilles Beloeil (série Assassin’s Creed), Andrei Riabovitchev (Prometeu e X-Men: Primeira Classe), e Roberto F. Castro (Ilha Morta e Mortal Kombat) são um dos livros de desenho mais abrangentes no mercado hoje.

10 – Drawing the Head and Figure

Livros de Desenho – Drawing the Head and Figure – Um guia completo elaborado por um autor best-seller

Este livro, escrito por Jack Hamm, é um manual de instruções que facilitara o seu desenhar, especialmente de cabeça e figura, recheado de conselhos úteis.

Você poderia até dizer que este livro é um concorrente direto dos livros de desenho de Loomis e você estaria correto.

Entretanto, vale ressaltar que a abordagem de Hamm para desenhar a figura é mais simplista do que a de Loomis.

E em sua abordagem passo a passo, você encontrará até os artistas mais inexperientes desenhando melhor e com mais confiança.

Mesmo que alguns dos desenhos sejam um pouco datados, especialmente os penteados e roupas, este ainda é um excelente livro para aprender a desenhar, por ser algo facilmente aplicado ao que você está fazendo hoje.

11 – Modern Cartooning

Livros de Desenho – Modern Cartooning – Um guia para principiantes do mundo dos desenhos animados.

Christopher Hart apresenta as técnicas essenciais que você precisa conhecer para liberar todo o seu potencial.

Afinal, cartum é muito divertido.

No cartunismo moderno, você encontrará técnicas essenciais para desenhar cartoons populares da atualidade.

Modern Cartooning, por se tratar de um livro para iniciantes, levará até você um passo a passo sobre o processo de criação de desenhos animados.

Nele, você aprenderá a desenhar rostos, corpos, cenários e muito mais.

E aqui vai uma dica de ouro como bônus adicional, o canal do Hart no YouTube compartilha vídeos com passo a passo, fáceis de serem seguidos, sobre como produzir desenhos animados, mangás, animais e muito mais.

12 – The Illusion of Life: Disney Animation

Livros de Desenho – The Illusion of Life: Disney Animation – É Um clássico duradouro

Você deve estar se perguntando: por que um livro de animação está incluído em uma lista de ‘melhores livros de desenho’?

Simplesmente, porque ele é absolutamente incrível!

The Illusion of Life leva seus leitores de volta ao começo.

Escrito por Ollie Johnston e Frank Thomas, dois animadores da Disney de longa duração.

Embora não seja um livro tutorial em nenhum de seus trechos, ele oferecerá grandes conselhos e orientações sobre estilos, efeitos, seleção de cores e muito mais.

Além disso, ele foi o responsável por formar a base para os 12 princípios de animação ainda usados hoje.

Este livro de como desenhar irá inspirá-lo a criar pelo seu uso excessivo de fotos, pinturas, esboços e storyboards, e todos esses recursos podem ser usados para ajudar você também a se tornar o melhor desenhista do mundo.

13 – How to Render – Scott Robertson e Thomas Bertling

Livros de Desenho – How to Render – Elaborado pelos ilustradores Scott Robertson e Thomas Bertling.

Este se trata de um livro com inúmeras técnicas sobre iluminação e materiais.

Nele, o autor começa discutindo a projeção de sombras, partindo na sequência para os valores em sólidos geométricos, caminhando aos poucos e aumentando a complexidade dos mesmos.

Praticamente, a segunda metade inteira do livro é dedicada a reflexões e outros tipos de materiais. Porém, desta vez as cores locais e a iluminação já estão incorporadas na equação.

Conclusão dos Livros de Desenho

É muito importante que, o menor sinal de interesse pela arte, por uma criança, jovem ou até mesmo um adulto, seja incentivado, pois é daí, do encorajamento, que pode nascer um verdadeiro artista.

Afinal, desenhar não é só questão de talento! O grande segredo para se tornar o melhor desenhista do mundo está na prática.

E vale ressaltar que qualquer um pode deixar lindas marcas em uma folha. Basta se inteirar um pouquinho sobre o longo processo de ilustração.

Mas não se engane, tudo começa com muitos erros e esboços. E será com os erros nos livros de desenho que você aperfeiçoará essa habilidade.

Confira também nosso artigo que contém desenhos fáceis para desenhar.

RedatorLobato

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.