Os Melhores Livros de Monteiro Lobato para Crianças

Os Melhores Livros de Monteiro Lobato para Crianças

Os livros de Monteiro Lobato para crianças atravessam gerações e até hoje as aventuras do sítio do Picapau Amarelo mexem com a imaginação das crianças.

Mas existem outras obras de Monteiro Lobato que continuam sendo clássicos da literatura infantil e que valem a pena a leitura. Então, para te ajudar, separamos nomes de livros infantil para ler de Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.

melhores-livros-de-monteiro-lobato-para-crianças

Os 12 melhores Livros de Monteiro Lobato para Crianças

Confira abaixo os melhores livros de Monteiro Lobato para crianças:

  • Aritmética da Emília
  • Sitio do Picapau Amarelo
  • Reinações de Narizinho
  • O saci
  • Caçadas de Pedrinho
  • Memórias da Emília
  • Histórias de Tia Nastácia
  • A Chave do Tamanho
  • Dom Quixote das Crianças
  • Emília no País da Gramática
  • O Minotauro de Monteiro Lobato
  • Fábulas Recontadas por Monteiro Lobato

A lista contém os livros infantis famosos de Monteiro Lobato, pai da literatura infantil.

Relembre Quais os Personagens Criados por Monteiro Lobato

Você provavelmente se lembra dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, como a Narizinho, o Pedrinho, a avó Dona Benta, a Tia Nastácia, que fazia uma comida maravilhosa, o sábio Visconde de Sabugosa, a Boneca de pano Emília, certo?

As aventuras do Sítio do Picapau Amarelo foi um sucesso nacional e marcou a infância de muitas crianças, principalmente após o desenho animado que passou na série televisiva.

Mas Monteiro também criou outros personagens famosos, como o Jeca Tatu, por exemplo, que era representado por um caipira preguiçoso e desleixado, sem ambição ou vontade de melhorar de vida.

É importante comentar que os livros de Monteiro Lobato para crianças também marcaram a geração de pais e avós e, agora, está ganhando força com as belas ilustrações que estão sendo dadas para os livros criados por Monteiro Lobato.

Para saber mais sobre os personagens de Monteiro Lobato, fizemos um artigo especial, basta clicar no link: Personagens de Monteiro Lobato que marcaram a literatura.

Breve Biografia de Monteiro Lobato

José Bento Renato Monteiro Lobato, nasceu na cidade de Taubaté, no São Paulo, em 18 de abril de 1882.

Monteiro Lobato, como ficou mais conhecido, teve uma carreira extensa e trabalhou em diversas frentes.

Além de autor de livro infantil, escritor e de alguns livros para adultos, Monteiro foi tradutor, jornalista, promotor de justiça e também chegou a cuidar de suas fazendas, que herdou de herança de seu avô.

Começou a sua carreira publicando seus contos em alguns jornais e revistas, que depois acabaram se tornando o livro Urupês, uma das principais obras de Monteiro Lobato.

Lobato é um dos mais consagrados escritores do Brasil até os dias de hoje, mesmo tendo falecido em 1948, pois deixou várias obras de reconhecimento nacional.

Mas qual foi o primeiro livro de Monteiro Lobato?

O livro a menina do narizinho arrebitado foi o primeiro livro para crianças publicado em 1921.

Desde pequeno, ele teve prazer na leitura, o que contribuiu com a sua produção de artigos, contos, crônicas, críticas (muito sinceras) e romance.

Monteiro ficou muito famoso, principalmente pela coleção do Sítio do Picapau Amarelo, de 23 volumes, que foi um sucesso nacional nas telinhas de TV da infância das crianças brasileiras.

Os livros de Monteiro Lobato para crianças merecem um lugarzinho no quarto das crianças, porque ele é capaz de instigar a imaginação, misturando fantasia com realidade.

Para se ter uma ideia da importância desse grande escritor, no Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado também o dia do Monteiro Lobato, por sua importante contribuição com o público infantil.

Como Escolher o Melhor Livro de Monteiro Lobato para criança?

Existem inúmeros livros de Monteiro Lobato para crianças, uns de compreensão mais simples e outros mais avançados.

A escolha do melhor livro do Monteiro Lobato vai depender de uma série de fatores, como a faixa etária da criança, o grau de compreensão da criança nas leitura, além do tamanho do livro e do título, tema e mensagem que Lobato quer passar.

Apesar de terem sido escritos para crianças das mais variadas idades, alguns dos livros de Monteiro Lobato, clássicos da literatura infantil, possuem uma linguagem mais complexa, e por isso é importante conhecer o nível atual que a criança está na leitura.

A verificação da faixa etária pode ser importante, mas também é relativa, pois existem crianças pequenas que estão mais avançadas na leitura, assim como existem crianças maiores que nunca pegaram um livro para ler e talvez tenham que iniciar com livros mais fáceis.

Então fique atenta a isso, para que você consiga escolher os melhores livros de monteiro lobato para crianças, sempre se dando conta que cada criança é única, ok?

Veja agora como escolher um livro capaz de despertar o interesse da criança.

Escolha um Livro que Desperte o Interesse da Criança

Como falamos acima, cada criança é única e está em uma fase específica na habilidade da leitura. Cada uma tem suas paixões e curiosidades sobre assuntos específicos.

Por este motivo, saber quais são as curiosidades da criança e, a partir disso, escolher um dos livros de Monteiro Lobato com aventuras e descobertas interessantes, capazes de despertar o interesse da criança sobre aquele assunto que ela já tem uma curiosidade e paixão, é uma excelente dica para você instigar o interesse na leitura da criança.

É importante que a criança se sinta confortável com a leitura e que seja de seu interesse, porque assim, além dela conseguir consumir o conteúdo até o final, você vai conseguir criar um entusiasmo e inspirar cada vez mais esse hábito da leitura na criança.

Portanto, antes de comprar os livros de Monteiro Lobato para crianças, veja se o assunto que foi abordado consiga despertar a atenção e interesse da criança, pois isso pode gerar memórias positivas e dar início a um hábito, que certamente será útil ao longo de sua vida.

Os livros de Monteiro Lobato para crianças possuem os mais variados assuntos, como aventuras, fábulas, Grécia Antiga, folclore, dentre outros, escritos de forma a encantar os pequenos leitores.

Não deixe de Selecionar um Título da Coleção Sítio do Picapau AmareloLivros-de-Monteiro-Lobato-coleção-sitio-do-picapau-amarelo

Uma das principais obras de Monteiro Lobato foi o Sítio do Picapau Amarelo, coleção que é composta por 23 livros.

A produção literária inclui, além dos principais personagens de Monteiro Lobato, que já citamos acima, outros personagens que também marcaram a infância das crianças.

Confira abaixo os livros que compõe a coleção do Sítio do Picapau Amarelo:

  • Reinações de Narizinho (1921)
  • O Saci (1922)
  • Caçadas de Pedrinho (1927)
  • Memórias da Emília (1930)
  • Emília no País da Gramática (1931)
  • Aritmética da Emília (1932)
  • Histórias Diversas – (1933)
  • Fábulas (1933)
  • Histórias de Tia Nastácia (1934)
  • Peter Pan (1935)
  • Viagem ao Céu (1935)
  • O Poço do Visconde (1935)
  • As Aventuras de Hans Staden (1936)
  • O Picapau Amarelo (1936)
  • A Chave do Tamanho (1937)
  • Geografia de Dona Benta (1937)
  • Dom Quixote das Crianças (1937)
  • O Minotauro (1939)
  • A Reforma da Natureza (1939)
  • Os Doze Trabalhos de Hércules (1941)
  • História do Mundo para as Crianças (1942)
  • Serões de Dona Benta (1944)
  • História das Invenções (1947)

Esses volumes da coleção do Sítio do Picapau Amarelo são alguns dos livros de Monteiro Lobato para crianças que trazem à habitualidade da linguagem e uma forma de escrita que costuma fomentar a imaginação, misturando realidade e fantasia, ao mesmo tempo que consegue transmitir mensagens importantes aos pequenos leitores.

Além disso, os pequenos também terão mais facilidade de se familiarizar com o contexto de cada história.

Prefira as Edições do Livro em Capa Dura para Maior Durabilidade nas Mãos das Crianças

As crianças costumam não ter tanto cuidado com os livros como os adultos.

Não é por maldade, é porque são crianças mesmo.

Existem edições comuns, em brochura, mas também existem diversos livros de Monteiro Lobato para crianças que vem com capa dura.

Optar por livros com capa dura podem garantir a maior durabilidade, além de conservar a beleza da capa do livro por vários anos, evitando danos só por causa do manuseio frequentemente.

Existem diversas edições publicadas dos livros de Monteiro Lobato para crianças, que incluem volumes econômicos e edições de mais luxo.

Optar pelas edições de luxo pode ser considerado um investimento, que muitos colecionadores e pais, que presam pela durabilidade e beleza da obra por mais tempo.

Vamos ser sinceros, né?

Pegar um livro bonito e intacto pra ler dá muito mais gosto que um livro antigo e todo caindo aos pedaços, como os de muitas bibliotecas públicas por aí.

Você pode Verificar se Existe uma Versão também em Ebook dos Livros de Monteiro Lobato para crianças 

Se você quer um livro infantil para ler online, ume excelente opção é os livros do Monteiro Lobato, que já estão disponíveis no formato digital, conhecido como ebook.

Hoje em dia está cada vez mais comum a leitura digital, principalmente pelos mais novos.

As versões digitais dos livros de Monteiro Lobato para crianças facilitam na hora de uma viagem ou passeio, pela facilidade de ter vários títulos e livros diferentes em um único aparelho, que possui até uma iluminação embutida totalmente ajustável, permitindo ao leitor ler em ambientes abertos ou fechados, a qualquer momento do dia.

Esse aparelho oferece a experiência parecida como se estivesse lendo em papel, pois possui uma tela que é sensível ao toque e tem antirreflexo, até mesmo sob a luz solar.

Os livros digitais podem ser lidos tanto nesse aparelho, como em leitores digitais e em smartphones e em tablets, através de aplicativos.

Quem é mais antigo ainda gosta do livro físico, de pegar no livro, de folhar página por página e de sentir o cheiro do livro novo.

As versões tradicionais dos livros de papel ainda são mais escolhidas pelos pais, que querem evitar o acesso precoce da criança aos smartphones, devido aos inúmeros estímulos que possuem.

Enfim, se você tem dificuldade de controlar o tempo excessivo do seu filho no celular, escolha pela compra de livros físicos, porque evitará o estímulo de aplicativos celulares na criança, que podem desestimular a leitura.

Livros de Monteiro Lobato com Mais de 180 Páginas São recomendados Para Crianças Maiores

Apesar de cada criança ser única, alguns livros de Monteiro Lobato apresentam mais de 200 páginas, o que pode desestimular o término da leitura, a depender da idade da criança e de sua capacidade intelectual.

Então, visando criar e estimular o hábito da leitura do seu pequeno, opte por obras com menos páginas.

Algumas edições possuem 20 páginas e outras, de tamanho médio, tem umas 100 páginas, tamanho ideal para começar.

Se a criança é pequena, dê de presente livros de Monteiro Lobato para criança mais curtinhos, para que a criança consiga finalizar a leitura e você possa comemorar essa pequena vitória com ela, reforçando positivamente esse hábito da leitura.

Se a criança já é maior ou adolescentes, vários livros de Monteiro Lobato possuem mais complexidade e um tamanho mais adequado, mas que são escritos de forma a segurar a atenção até o final.

Os 12 Melhores Livros de Monteiro Lobato para Crianças – Breve Resumo

Agora vai ficar muito mais fácil escolher os melhores livros de Monteiro Lobato para crianças, porque vamos te passar um resumo exclusivo dos livros infantis famosos, para facilitar a sua vida na hora da compra.

Confira abaixo uma lista de livros literatura infantil com um resumo dos melhores livros de Monteiro Lobato:

1 – Aritimética da EmíliaMonteiro Lobato

Conta a história que a boneca de pano, Emília, se tornou falante, depois que tomou uma pílula do Dr. Caramujo.

A Emília não para de falar e de contar histórias e faz o Visconde de Sabugosa escrever e organizar no papel as ideias malucas e as histórias da Emília, que sempre quer ganhar o crédito no final.

A boneca de pano é muito curiosa e sempre está disposta a explorar novos lugares e viajar por aí.

Nesta coleção, a Emília começa a conhecer e compreender as palavras e o universo por trás dos números e das quantidades, com seu amigo, o sábio Visconde.

Embora seja nova, a boneca de pano Emília tem muita história para contar.

Esse é um dos livros de Monteiro Lobato para crianças que mexem com a imaginação dos pequenos leitores.

2 – Monteiro LobatoSitio do Picapau Amarelo

Muita gente não sabe que os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, como avó Dona Benta, a Narizinho e o Pedrinho são personagens do mundo real, em que Monteiro Lobato conseguiu misturar a realidade com a fantasia, instigando a imaginação dos leitores.

No Sítio do Picapau Amarelo existem algumas criaturas folclóricas, princesas, fadas e outros personagens criados por Monteiro Lobato, que são importantes para a nossa cultura brasileira.

Ele foi inspirado pelos livros que leu quando era criança, na biblioteca de seu avô, o famoso Visconde de Tremembé.

Uma curiosidade é que ele foi alfabetizado dentro de casa pela sua mãe e sempre gostou da leitura e da escrita.

E foi depois que seus filhos nasceram que ele decidiu se dedicar à literatura infantil.

Outra curiosidade é que o Sítio do Picapau Amarelo existiu de verdade e está situado em Taubaté, no estado de São Paulo.

Existem alguns livros menores na coleção do Sítio do Picapau Amarelo, ideal para crianças menores iniciarem a leitura.

Sem dúvidas, o Sítio do Picapau Amarelo ainda é um clássico da literatura infantil brasileira, que inclusive fez muito sucesso quando passou na televisão.

Portanto, a obra é uma excelente opção para colocar na estante de casa e incentivar o seu pequeno a ler.

A edição com 20 páginas é ideal para crianças a partir de 5 anos de idade, pois possui histórias mais curtas que ocorreram no Sítio.

É, sem dúvida, uma versão super agradável e de fácil manuseio por crianças menores, que certamente ficarão encantadas com essa obra.

3 – Reinações de Narizinho

Em 1931, vários livros infantis foram reunidos em um único livro, que foi dado o nome de As Reinações de Narizinho.

O livro conta a história de aventuras reais, que foram vividas por alguns personagens do mundo real, como a Narizinho, que interagia na imaginação com princesas e fadas.

Uma curiosidade é que no ano em que o livro Reinações de Narizinho foi lançado, Monteiro Lobato conseguiu fundar, junto com alguns amigos, a Companhia Petróleos do Brasil, dedicada à extração de petróleo no Brasil.

Como dito na breve biografia de Monteiro Lobato, ele teve uma carreira extensa como escritor, mas também foi empresário e se dedicou, em paralelo, no setor petrolífero.

O livro Reinações de Narizinho é considerado por muitos como o melhor livro de Monteiro Lobato para crianças.

Esse é um dos livros mais famosos de Monteiro Lobato, porque o ilustre escritor conseguiu trazer uma sequência de histórias e aventuras com os principais personagens criados por Monteiro Lobato, além de conseguir uni-los ao cenário do próprio Sítio do Picapau Amarelo.

A edição de Reinações de Narizinho é daquelas para se ter para sempre, porque a edição especial foi feita em capa dura e conta com várias ilustrações.

Sem dúvida, é um excelente presente para qualquer leitor, pois conta com 248 páginas, garantindo uma leitura agradável para as crianças e adultos.

4- O saci

Monteiro Lobato ficou famoso por conseguir incluir o folclore nacional em suas obras, como o Saci.

O Saci Pererê é representado por um menino negro, que possui uma perna só, mas apesar disso, ele é cheio de energia.

Conta a história de Pedrinho, que conheceu o Saci e, juntos, partiram para as aventuras e acabaram encontrando outros elementos do folclore, além de conhecer algumas curiosidades da selva.

O Pedrinho é um personagem corajoso, que não costuma ter medo de nada, tendo o Saci ajudado a enfrentar a Cuca.

O livro é consequência de uma extensa pesquisa que Lobato realizou.

O livro O Saci conta com apenas 96 páginas e foi impresso no formato de brochura, que dá mais durabilidade à obra.

Por ser um livro razoavelmente pequeno, é uma excelente opção para presentear crianças menores, porque Lobato conseguiu abordar de uma forma descontraída o folclore.

5 – Caçadas de PedrinhoMonteiro Lobato

O livro Caçadas de Pedrinho conta a história das aventuras que o garoto corajoso do sítio do Picapau Amarelo se aventurou.

Pedrinho gosta de um desafio e no livro, ele vai à procura de um animal feroz, uma onça, que estava andando em volta do sítio.

E, diante das dificuldades encontradas, tiveram que elaborar um plano, para manter a Dona Benta e a Tia Nastácia protegida desses animais.

O livro foi lançado no ano de 1933 e até fez parte do Programa Nacional Biblioteca na Escola, do Ministério da Educação.

Essa publicação foi bastante polêmica e teve que passar por uma adaptação de Regina Zilberman e Maurício de Souza, a fim de poder continuar sendo lida pelas nossas crianças.

Há quem diga que o livro original continha passagens de racismo e de agressão aos animais.

O livro Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato merece ser destacado, porque existe uma série de aventuras que Pedrinho teve que enfrentar e conseguir elaborar um plano contra uma possível vingança dos animais.

Trata-se de uma impressão no formato brochura, que contém 80 páginas e que pode ser facilmente lida por crianças menores, pois é uma leitura agradável e rápida.

Caçadas de Pedrinho é um dos livros de Monteiro Lobato para crianças que todos deveriam ler.

6 – Memórias da Emília

O livro Memórias da Emília é considerado um dos maiores clássicos de Monteiro Lobato, porque trouxe à tona várias memórias da querida Emília, a boneca de pano falante.

Existe uma mistura de invenções, reflexões filosóficas, fatos reais, palpites e visões de mundo da boneca, adaptadas ao vocabulário infantil, que deixa o texto bem divertido para os leitores.

Emília conta experiências vividas e o que devia haver. É um romance e fantasia ao mesmo tempo.

O livro Memórias da Emília conta com 208 páginas e faz parte da Coleção Sítio do Picapau Amarelo, mas também pode ter sua leitura isolada, sem prejudicar o contexto.

A edição de capa dura é um excelente presente para impressionar qualquer criança, pois garante a integridade do livro por longos anos.

Sem dúvidas, esse é um dos melhores livros de Monteiro Lobato para crianças.

7- Histórias de Tia Nastácia

O livro História de Tia Nastácia retrata a personagem de Monteiro Lobato, uma empregada negra, que morava no Sítio do Picapau Amarelo e tinha uma sabedoria popular muito peculiar para compartilhar com os outros.

O livro foi publicado no ano de 1937 e contem cerca de 43 contos narrados por ela.

Para muitos pesquisadores, Tia Nastácia simboliza uma camada social sem acesso à educação, mas que possui uma afinada sabedoria popular.

Sem dúvidas, Tia Nastácia consegue transmitir muito conhecimento em seus contos e vale a pena a leitura.

Portanto, esse é um dos livros de Monteiro Lobato para crianças e adultos, que todos deveriam apreciar a leitura.

8- A Chave do Tamanho

O livro A Chave do Tamanho é, sem dúvida, uma das obras divertidas de Monteiro Lobato, pois ele coloca os personagens com tamanho reduzido e, por conta disso, passam por várias aventuras.

Esse é um dos livros infanto juvenil de Monteiro Lobato em que ele mistura ficção com realidade, em que mostra alguns conflitos através do olhar da boneca de pano Emília, que deseja achar a casa em que fica as chaves, para desligar a chave da guerra e conseguir salvar as pessoas.

O início dos anos quarenta foi bem difícil para Monteiro, que foi preso no mês de março de 1941, por motivos políticos.

A história de Monteiro Lobato não foi nada fácil. Ele foi condenado a seis meses de prisão, que acabou diminuindo pela metade.

O escritor acabou entrando em um período depressivo e de poucas produções literárias, sendo A chave do tamanho a única exceção.

O livro A Chave do Tamanho conta com 264 páginas e é recomendado para diferentes faixas etárias e é de leitura obrigatórias para os fãs de Monteiro.

A edição de luxo conta com uma capa dura, mas também existem edições de brochura.

9- Dom Quixote das Crianças

O livro conta a boneca de pano estava mexendo na estante em que ficava os livros da Dona Benta e acabou derrubando o maior deles bem em cima do Visconde de Sabugosa.

Emília ficou mais curiosa com a história desse livro enorme do que com a saúde do Sabugo, sapeca demais.

Em um determinado momento, a Dona Benta resolveu ler a história de Dom Quixote para a turma do Sítio.

Dom Quixote foi um herói nada convencional, que se metia em aventuras com seu fiel cavalo.

10- Emília no País da Gramática

A boneca de pano Emília decidiu entrar em uma viagem no País da Gramática para tirar todas as dúvidas de forma divertida e prática.

A turma embarcou em uma aventura para conhecer quem foram aqueles que ajudaram a construir a língua e a gramática foi explicada de uma forma bem divertida.

Monteiro ficou famoso pelos seus conteúdos para o público infantil.

O livro Emília no País da Gramática trouxe vários conhecimentos do tema na história, a fim de ajudar os leitores na fixação de diferentes tipos de conhecimentos sobre a gramática.

Emília no País da Gramática é um livro indicado para auxiliar no aprendizado das crianças.

O livro possui 128 páginas, impresso no formato brochura, facilitando o manuseio das crianças.

Trata-se de um dos livros de Monteiro Lobato para crianças que todos os pequenos deveriam ler, porque mostra uma forma divertida de aprender um assunto importante.

11- O Minotauro

O livro aborda um pouco sobre a Grécia antiga, aumentando o conhecimento das crianças.

A história conta que os personagens do Sítio partiram para uma viagem no tempo, a fim de salvar a Tia Nastácia do Minotauro. O livro conta com belas ilustrações para complementar o texto escrito.

Com 160 páginas, o livro é recomendado para crianças a partir de 6 anos de idade.

A edição de luxo conta com capa dura, tornando um livro especial também para colecionadores.

12- Fábulas Recontadas por Monteiro Lobato

As histórias infantis conseguem enriquecer a imaginação de qualquer criança.

O livro Fábulas de Monteiro Lobato possui várias histórias inspiradoras do Esopo e La Fontaine, recontadas pelo escritor brasileiro.

Cada fábula pode ser aproveitada pelos leitores dentro do contexto do Sítio do Picapau Amarelo, onde os personagens acabam contando e também ouvindo cada uma das histórias.

O livro conta com 176 páginas e foi impresso em brochura.

Dificuldades para incentivar a Leitura? Confira Algumas Dicas Exclusivas

Se a leitura se torna agradável na infância, a criança consegue desenvolver melhor o hábito da leitura e ter atitudes positivas com relação ao conhecimento, que é fundamental para o desenvolvimento ao longo da vida de qualquer pessoa.

Além de ajudar no desenvolvimento cognitivo, a leitura ajuda a expandir a mente dos pequenos leitores com novos saberes e, portanto, é essencial aos pais saberem estimular a leitura das crianças.

Para isso, separamos 5 dicas para você conseguir estimular o hábito de ler da criança de forma mais simples e fácil, com o objetivo de tornar a leitura cada vez mais agradável aos pequenos.

  1. Leia junto com a criança;
  2. Estimule a criança falar sobre o que leu e entendeu;
  3. Valorize a leitura em voz alta da criança e preste atenção;
  4. Mostre à criança que você também gosta de ler, ou seja, seja o exemplo;
  5. Elogie a criança por estar se comprometendo a ler.

Espero que essas dicas te ajudem a estimular cada vez mais o hábito da leitura do seu pequeno.

Conclusão dos Livros de Monteiro Lobato para Crianças

Certamente a escolha de um bom livro infantil ficará muito mais fácil depois desse artigo sobre os livros de Monteiro Lobato para crianças, não é mesmo?

Lembre-se que cada criança é única e não deixe de analisar a faixa etária, a quantidade de páginas, o tema e também o tipo de capa, que pode ajudar na durabilidade do livro infantil.

Se tiver dúvidas, volte aos livros de Monteiro Lobato indicados acima, para verificar qual das obras consegue atender as suas necessidades 🙂

RedatorLobato

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.