Os 10 Melhores Livros para Crianças de 8 Anos | 2022

Os 10 Melhores Livros para Crianças de 8 Anos | 2022

Se você está procurando bons livros para crianças de 8 anos, você está no lugar certo.

Neste artigo, vamos te passar dicas exclusivas de leitura para criança de 8 anos, te explicar por que você deve incentivar a criança a começar a ler desde cedo, além de te mostrar as vantagens de comprar livros pela internet, com entrega em domicílio, para que você consiga desfrutar dos melhores livros para crianças de 8 anos sem precisar sair do conforto da sua casa.

Veja abaixo a lista dos melhores livros para crianças dessa faixa etária e o resumo de cada obra, também neste artigo.  

Os Melhores Livros para Crianças de 8 Anos

livros-para-crianças-de-8-anos

Confira os melhores livros infantis para crianças de 8 anos:

  1. O Pequeno Nicolau – Sempé-Goscinny
  2. Ou Isto ou Aquilo – Cecília Meireles
  3. O Poder da Ação para Crianças – Paulo Vieira e Maurício de Souza
  4. O Menino e o Tuim – Rubem Braga
  5. Gente, bicho, planta: o mundo me encanta – Ana Maria Machado
  6. Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato
  7. O que os olhos não veem – Ruth Rocha
  8. Doze reis e a moça no labirinto do vento – Marina Colasanti
  9. A árvore generosa – Shel Silverstein
  10. A Semente da Compaixão: Lições da vida e ensinamentos de sua Santidade, o Dalai Lama – Dalai Lama

Você está tendo acesso aos melhores livros de literatura infantil, então aproveite para entender por que você deve incentivar a criança a ler desde cedo e, em seguida, confira um breve resumo sobre esses livros para crianças de 8 anos.

Por que Incentivar uma Criança a Escolher um Bom Livro para Ler?

Uma criança que possui boas experiências com a leitura na sua infância tende a permanecer com o hábito da leitura ao longo de sua vida.

Diante da imensidão de títulos e gêneros, é de extrema importância saber escolher bons livros para crianças de 8 anos, para que a leitura se torne algo prazeroso.

Estimular o interesse da criança por livros é uma forma de mostrar amor e carinho, pois a leitura possui inúmeros benefícios para o ser humano.

A leitura amplia o vocabulário, melhora o senso crítico, previne doenças cerebrais degenerativas, melhora o funcionamento do cérebro, exercita a inteligência, melhora a concentração, estimula a criatividade, faz o leitor viajar na imaginação e nos pensamentos soltos nas páginas, entre outros benefícios.

Quando os pais saber escolher bons livros para crianças de 8 anos, a leitura se torna prazerosa e um momento de lazer, de enriquecimento cultural e de aquisição de novos conhecimentos.

É importante entender que cada criança é única e, por isso, entender o momento da criança com relação à leitura é essencial para uma melhor adequação e escolha de um bom livro infantil.

Isso significa que você deve tomar apenas como ponto inicial a idade de 8 anos, ou seja, não há nenhum problema se o pequeno sentir mais confortável por iniciar a sua jornada de leitura com livros infantis de idades menores, porque, no final, o que importa é a verdadeira inserção da criança na literatura.

Com o tempo, você certamente conseguirá avançar nos textos literários.

Então, não fique se preocupando à toa, pois o importante é dar esse ponta pé inicial, ok?

Resumo dos Melhores Livros para Crianças de 8 anos

Confira abaixo um breve resumo dos melhores livros para crianças de 8 anos recomendados pelo nosso portal:

1- O Pequeno NicolauSempé-Goscinny

O Pequeno Nicolau é um garoto igual a outros e suas aventuras foram contadas com bastante humor nesse livro de criança.

Nicolau vivenciou algumas situações costumeiras para uma criança de oito anos, como a visita do inspetor à escola, as aventuras nos recreios, suas férias, a chegada de um irmãozinho mais novo, que foram narradas com humor e graça.

A história mostra as experiências que ele teve na escola, na sua casa e com os seus colegas, sendo um livro para crianças de 8 anos de fácil compreensão, pois demonstra como uma criança consegue perceber as experiências do mundo ao seu redor.

A obra conta com apenas 136 páginas, sendo um dos livros para crianças de 8 anos recomendado para a leitura em conjunto de pais e filhos.

2- Ou Isto ou AquiloCecília Meireles

O livro Ou isto ou aquilo faz parte da nossa recomendação de livros para crianças de 8 anos, pois vem conquistando gerações de pequenos leitores desde o seu lançamento.

Sem dúvida, é um clássico da literatura infantil brasileira em que Cecília Meireles consegue privilegiar os sentimentos e o olhar dos pequenos.

A autora faz o convite às crianças para se aproximarem da poesia, consegue dar humor ao texto quando brinca com as palavras e quando explora o ritmo, os sons, as rimas e a musicalidade.

O livro mostra que possuímos escolhas na vida e que, muitas vezes, as escolhas são complicadas, devido ao cotidiano que é marcado pela dúvida e dificuldade de decisão.

A obra encanta as crianças com suas ilustrações em aquarela, contendo 64 páginas e é uma das recomendações do portal de livros para crianças de 8 anos.

3- O Poder da Ação para Crianças – Paulo Vieira e Maurício de Souza

O livro o poder da ação para crianças está sendo um grande sucesso desde que foi lançado por Paulo Vieira, Coach conhecido por mais de 40 milhões de pessoas, que tiveram suas vidas transformadas por seus ensinamentos.

O poder da ação para crianças reúne o esforço da Turma da Mônica e do Paulo Viera, com o objetivo de ensinar mães, pais e crianças sobre a autorresponsabilidade.

A turminha mais famosa do Brasil, em conjunto com Paulo Vieira, vai mostrar aos pequenos que é possível ter uma vida incrível, completa e recheada de conquistas.

Sem dúvidas, é um bom livro para ler, pois mostra que a chave é formada pela autorresponsabilidade, pela gratidão e pelo foco.

Magali, Mônica, Cebolinha, Cascão e outros residentes do Bairro conseguiram aprender a usar essas três palavras mágicas no cotidiano e convidam crianças de todas as idades a fazer o mesmo, com muita diversão.

As leis da autorresponsabilidade formam pilares para uma vida mais feliz e cheia de realização.

O livro o poder da ação para crianças aborda sobre como a gratidão é capaz de tornar o mundo melhor, a importância de se ter foco nas ações, combatem o terrível monstro das historinhas.

Aprendem a planejar o futuro e a colocar em prática os planos.

Sem dúvidas, um dos melhores livros para crianças de 8 anos, pois nunca é cedo para se tornar uma pessoa mais feliz.

“Comprei o livro para meu filho de 7 anos e ele amou […] minha filha de 9 anos também gostou bastante. Fiquei encantada com o conteúdo do livro, as leis abordadas no mesmo levaram meu filho a refletir sobre suas ações, super recomendo!!!” – Aline

4- O Menino e o Tuim Rubem Braga

Trata-se de um dos livros para crianças de 8 anos de fácil leitura, em que o Rubem Braga mostra a relação existente entre um menino e um passarinho, a alegria de ter um bichinho e as responsabilidades com as necessidades que trazem um animal domesticado.

A linguagem poética de Rubem Braga consegue captar, de forma sensível, as experiências transformadoras da infância de uma criança e trazer a emoção da amizade sincera e pura existente nesse contexto.

5- Gente, Bicho, Planta: O Mundo me EncantaAna Maria Machado

Ana Maria Machado reuniu três narrativas desafiadoras, inteligentes e divertidas, tratando sobre assuntos sérios, como:

  • A briga do ar e da terra;
  • Um problema chamado coiote;
  • De pergunta em pergunta.

Essas três narrativas formam o equilíbrio entre gente, bicho e planta, tratando sobre abordagens como o ciclo da nossa vida, a cadeia alimentar e a força e a importância dos elementos da natureza.

Apesar do homem aproveitar o ambiente para melhorar sua existência, se não tomar cuidado, pode complicar e piorar a situação do nosso planeta.

Neste livro, você vai conhecer esses três contos da grande autora Ana Maria Machado, que fala, de forma sensível, sobre nossa relação com o meio ambiente.

É uma excelente obra para trazer consciência aos pequenos sobre as ações do homem, que chegou danos irreparáveis devido suas ações egoístas.

O livro também ilustra alguns conceitos básicos sobre a ecologia, como por exemplo, a cadeia alimentar.

Este é um dos livros para crianças de 8 anos que certamente abrirá portas importantes conversas sobre a preservação ambiental.

6- Reinações de NarizinhoMonteiro Lobato

No ano de 1931, uma série de livros infantis foram reunidos no livro, denominado Reinações de Narizinho.

Trata-se de um dos livros mais famosos de Monteiro Lobato, que conseguiu dar uma sequência de histórias e de aventuras aos personagens e uni-los ao cenário do Sítio do Picapau Amarelo, que fez parte da infância de muitas crianças brasileiras.

Monteiro Lobato tinha o dom de conseguir misturar fantasia com a realidade, criando um mundo encantado em suas histórias, com personagens super cativantes, como a boneca de pano Emília, a Narizinho, a Dona Benta, a Tia Nastácia, o Pedrinho e outros personagens que fizeram parte do imaginário da infância dos brasileiros.

Reinações de Narizinho é daquelas edições para se ter para sempre na estante, porque a edição especial agora está em capa dura, contando com várias ilustrações.

É um livro infantil para ler junto com a criança e relembrar sua infância com as aventuras e travessuras que essa turma aprontava.

7- O que os olhos não veemRuth Rocha

Trata-se de uma obra de Ruth Rocha que aborda sobre a invisibilidade dos súditos, até que conseguem se unir com perspicácia, fato que gera uma força do povo em prol de seus direitos, o que obriga o rei a enxergar essa situação e ajudá-los.

“O que os olhos não veem o coração não sente”

A história gera um questionamento sobre o autoritarismo e aborda sobre o que pode acontecer quando os governantes não lutam para o povo e com o povo.

Sem dúvidas, é uma de nossas recomendações de livros para crianças de 8 anos, pois força a reflexão sobre a visibilidade dos menores em meio a um governo autoritário, entre outras questões de força dos pequenos em prol de seus direitos.

É uma leitura para criança de 8 anos que nos ensina a importância de não nos abalarmos diante das injustiças e da força de lutarmos por nossos direitos.

8 – Doze Reis e a Moça no Labirinto do VentoMarina Colasanti

O livro Doze reis e a moça no labirinto do vento reuniu 13 contos que, apesar de terem sido escritos em uma época marcada pelo mundo virtual, conseguiu trazer à tona a magia dos contos de fada.

Pode-se dizer que é um conto de fadas contemporâneo.

Os personagens de Marina Colasanti vivem em lugares distantes e em outros tempos, mas também buscam a liberdade, o amor, a justiça, o sonho e a sua identidade.

As histórias de contos de fadas são atemporais e possibilitam a compreensão do universo simbólico, em que é possível encontrar as respostas para os nossos desejos e também para os conflitos da humanidade.

A autora aborda sobre questões humanas, sem perder a essência do gênero literário e, portanto, é uma das recomendações do portal de livros para crianças de 8 anos.

9 – A árvore generosa Shel Silverstein

O livro a árvore generosa é um clássico da literatura infantil mundial e conta a história de um menino e de uma árvore que tinham uma relação especial.

Ele comia as maçãs da árvore, brincava nos seus galhos e até descansava na sombra que a árvore fazia, mas conforme ele foi crescendo, começou a ficar mais exigente.

O menino começou a desejar mais que a companhia da árvore, ele começou a querer dinheiro, uma esposa, uma casa, etc.

E a árvore – cheia de amor – continuou fazendo o que ele queria, mesmo com poucos recursos e foi se desfazendo aos poucos, abrindo mão de sua vida por amor ao garoto.

É uma obra cheia de controvérsias sobre a relação entre a árvore e o menino, uma relação de generosidade e amor ou uma relação negativa, consistente em um relacionamento abusivo?

Como um bom livro infantil, essa obra deixa a pergunta em aberto, para que cada leitor consiga refletir sobre suas experiências e encontrar a sua verdade, a sua resposta.

Sem dúvidas, é uma das indicações de livros para crianças de 8 anos.

10- A Semente da Compaixão: Lições da vida e ensinamentos de sua Santidade, o Dalai LamaDalai Lama

Foi a primeira vez que o Dalai Lama, premiado com o Nobel da Paz, escreveu para as crianças, de uma forma simples e poderosa.

A obra a semente da compaixão é uma excelente maneira de transmitir às crianças o valor da compaixão e do amor, tão necessários no nosso mundo.

Explica o livro que da autoconfiança surge a compaixão e da compaixão surge a força.

O 14º Dalai Lama já foi uma pequena criança, que recebeu os ensinamentos sobre compaixão de sua mãe.

O livro nos permite conhecer a infância de Dalai Lama e aprender a cultivar este sentimento tão poderoso, a fim de conseguirmos fazer crescer o amor dentro de nós e transmitir ao mundo.

É preciso construir um mundo mais compassivo, incentivando a sensação de unidade entre a humanidade, também transmitindo pelas crianças.

O livro é uma excelente opção de presente para criança de 8 anos, pois transmite lições de vida e ensinamentos que valem a pena ser reforçados.

É um dos livros para ler para crianças e trocar ensinamentos em conjunto com elas, reforçando os ensinamentos do livro.

Por que Adquirir Livros na Internet?

comprar-pela-internet-é-melhor

Devido à facilidade proporcionada pela internet e por grandes sites, você consegue comprar livros para crianças de 8 anos com poucos cliques e recebê-los em poucas semanas e até mesmo em poucos dias, a depender do caso, na porta da sua casa.

A compra de livros para 8 anos – ou mais – pela internet está crescendo a cada dia, devido à praticidade, rapidez de entrega, segurança na compra e garantia de devolução.

Além disso, quando você vai em uma livraria e compra um livro, se você não gostar, infelizmente você não tem o direito de arrependimento.

Ou seja, você tem que ficar com um livro que você não gostou.

Mas pela internet é diferente.

Quando você compra livros pela internet, se você não gostar, você pode pedir o cancelamento em 7 dias, independente do motivo, pois o Código de Defesa do Consumidor garante esse direito de arrependimento das compras realizadas fora do estabelecimento comercial.

Então esse é um dos pontos favoráveis da compra de livros pela internet.

Se não gostar, é só devolver em 7 dias.

Além disso, você consegue verificar a opinião de outros compradores de um determinado livro que você tem interesse para fazer a melhor escolha de um bom livro infantil.

Entrega em Domicilio de Livros para Crianças de 8 Anos

A compra de livros para crianças de 8 anos pela internet permite que a entrega em domicílio ocorra em poucos dias e, muitos casos, o frete é gratuito.

Grandes sites possuem um serviço de assinatura, com vantagens de entregas grátis de vários produtos, inclusive de milhares de livros, independentemente do valor da compra.

Muitos produtos listados no Prime garantem a entrega em apenas 1 dia. Incrível!

A sensação de abrir a caixa que vem pelo correio é maravilhosa, não é mesmo?

Você se presenteia com um pacotinho de conhecimento, que vai fazer uma significativa diferença na sua vida e na vida cognitiva e intelectual da sua família.

A expansão de consciência fornecida pelos livros é sem precedentes.

Então não deixe de escolher um bom livro infantil para 8 anos – ou mais – e pedir para entregarem seu pacotinho de conhecimento no seu domicílio.

Nada melhor que receber seu livro no conforto da sua casa, não é mesmo?

Conclusão dos Melhores Livros para Crianças de 8 Anos

A escolha de bons livros para crianças de 8 anos certamente ficou mais tranquila depois desse nosso artigo, com o resumo dos livros infantis mais famosos e melhores dessa faixa etária.

Agora você já sabe o porquê deve incentivar a criança a ler e dos benefícios que a leitura trás ao nosso corpo e mente.

Também já sabe porque a compra de livros pela internet acaba sendo melhor que a compra em lojas físicas, especialmente pela rapidez e praticidade da entrega em domicílio com frete grátis, segurança da compra e garantia de devolução.

Então aproveite a leitura de livros para crianças de 8 anos junto com seu pequeno.

Confira também nosso artigo sobre os melhores livros para crianças de 9 anos.

RedatorLobato

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Melhores livros pop up de 2022

Melhores livros pop up de 2022

Você sabia que na confecção dos livros pop up é preciso ter habilidade própria por mais simples que seja? O objetivo é ressaltar os personagens com uma mist...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.