Top 10 Melhores Brinquedos Sensoriais para Autismo de 2022

Está buscando uma lista dos melhores brinquedos sensoriais para autismo de 2022?

Então você veio ao lugar certo, pois além de mostrar os benefícios dos brinquedos sensoriais para crianças com autismo, você também verá uma classificação dos melhores brinquedos.

Como é de conhecimento, um indivíduo autista possui dificuldades de se expressar e de ter um convívio social com outras pessoas.

No entanto, estudos mostram que as experiências sensoriais com brinquedos podem estimular a função cerebral que envolve os sentidos.

E, por isso a importância de se escolher os melhores brinquedos sensoriais para crianças com autismo, a fim de explorar e estimular os seus sentidos de forma divertida.

Os 10 Melhores Brinquedos Sensoriais para Autismo

As formas de terapia do autista sofreram muitas modificações com o passar do tempo.

Observou-se que as funções cerebrais, como a criatividade, a curiosidade e a coordenação podem ser estimuladas por brinquedos sensoriais.

Existe uma variedade de brinquedos sensoriais disponíveis para desenvolver um ou mais dos diferentes sentidos.

Então aqui estão algumas opções dos melhores brinquedos sensoriais para autismo: 

  • Brinquedo Educativo Blocos de Encaixe Madeira
  • Yuwao Brinquedo Sensorial Pop Bubble Fidget Pura Compressão Silicone
  • Balde Primeiros Blocos, Fisher Price, Mattel
  • Fisher-Price Pirâmide Argolas Gigante, Multicor, Mattel
  • Fidget Brinquedo Slug, 3D Impresso Articulado Street Fidget, Brinquedos Sensoriais Para Autista
  • Cante e Aprenda, Fisher Price, Mattel
  • Brinquedos sensoriais para autismo, Classificador de cubo colorido
  • Raposa de Pelúcia Bandana Skip Hop
  • Mochila de aprendizagem com fivelas, zíperes e botões – Placa de atividade sensorial para crianças de 1, 2, 3 e 4 anos – Brinquedo de aprendizagem para viagens de avião ou carro
  • Dan&Dre Conjunto de 33 peças de brinquedos sensoriais, brinquedos de descompressão para crianças e adultos com ansiedade, autismo, TDAH, OCD

O que é um brinquedo sensorial?

Os brinquedos sensoriais ativam o interesse da criança de descobrir as cores, os formatos e os sons, totalmente diferentes dos brinquedos que funcionam sozinhos.

As experiências que irão se acumular são muito mais importantes e ricas do que unicamente apertar alguns botões.

Além disso, os brinquedos sensoriais oferecem um mundo diferente e novo, cheio de curiosidades, novos conhecimentos e diferentes sensações.

Por isso, não deixe de conferir o resumo que preparamos dos melhores brinquedos sensoriais para autismo.

Como os brinquedos sensoriais podem ajudar no autismo?

brinquedos sensoriais para crianças autistas
Foto de Pexels

Os brinquedos sensoriais são projetados para que haja o estímulo dos cinco sentidos, como paladar, olfato, tato, audição e visão.

Os melhores brinquedos sensoriais para autismo são fabricados com vários elementos diferentes, como textura, sons e cores fortes e brilhantes.

Os estímulos causados pelos brinquedos sensoriais auxiliam no desenvolvimento dos sentidos da criança autista, além de lhe transmitir segurança.

Além disso, também auxilia no relaxamento, na diminuição do stress, estimulando a aceitação de si mesmo, o compartilhamento e a negociação.

Sendo os vários sentidos estimulados através de jogos e brincadeiras, o autista então compreenderá como funciona e qual a melhor maneira de gerenciá-los.

Confira também nosso artigo sobre as melhores atividades para autismo.

Resumo dos melhores brinquedos sensoriais para autismo

Com uma prática lúdica, além de serem divertidos, esses brinquedos sensoriais para autismo estimulam os sentidos da audição, visão, paladar, tato e olfato.

Além disso, são brinquedos que acalmam, aliviam o stress das crianças, adolescentes e adultos autistas.

1. Brinquedo Educativo Blocos de Encaixe Madeira – Considerado um dos melhores brinquedos sensoriais para autismo

Esse bloco de encaixe é ideal para quem busca um brinquedo que proporciona diversão e contribui no desenvolvimento das habilidades de estratégia, concentração e coordenação motora.

Agora, as crianças poderão trabalhar melhor as habilidades motoras se divertindo dentro de casa, e não apenas na escola.

Além disso, esse brinquedo de bloco de encaixe estimula o raciocínio lógico, habilidade essencial para a organização dos pensamentos.

Ao buscar outras maneiras de montar as peças sem ultrapassar a altura dos palitos, de uma maneira que fique um bloco perfeito, a imaginação da criança também é estimulada.

Estimular a imaginação da criança fará com que ela repense suas ações, planeje, observe e calcule novas maneiras de atingir o objetivo do jogo.

E isso auxilia no desenvolvimento cognitivo, que certamente trará boas repercussões em idades futuras.

Por estimular a estratégica, esse brinquedo também contribuirá futuramente na hora da tomada de decisões, pois a criança será mais cautelosa e assertiva.

Por fim, esse brinquedo de bloco de encaixe pode ser jogado com outras crianças, auxiliando não apenas nas suas habilidades sociais, mas também no desenvolvimentos cognitivo em conjunto, o que ajudará a construir relações mais sólidas e trabalhar a expressividade de cada criança ao argumentar sobre a nova estratégia a ser tomada na montagem.

2. Brinquedo Sensorial Bolha de Compressão de Silicone

Esse brinquedo sensorial de agitação de bolha ajuda a aliviar o estresse, a restaurar o humor e aliviar a  ansiedade das crianças com autismo.

É super divertido pressionar essas bolhas, que farão um leve som de estouro.

Depois de concluído, basta virar o brinquedo e começar de novo, ou seja, é uma diversão sem fim.

Por fim, por ser de silicone orgânico, esse brinquedo sensorial é à prova d’água, de queda, é durável, ecologicamente correto e inodoro.

3. Balde Primeiros Blocos, Fisher Price, Mattel

Esse é um dos melhores brinquedos sensoriais para autismo em bebês, pois auxilia na coordenação motora fina ao brincar de pegar os blocos grandes, coloridos e com formatos diferentes e colocá-los com destreza no local certo.

Também estimula as habilidades de resolução de problemas quando descobrem que, para colocar os blocos nos locais corretos, precisa de uma breve organização.

Além disso, a confiança e o sentimento de independência são fortalecidos quando elas conseguem encher e esvaziar o balde sozinhas.

4. Fisher-Price Pirâmide Argolas Gigante, Multicor, Mattel

Com mais de 35 cm de altura, essa pirâmide de argolas coloridas transformou a brincadeira clássica de empilhar em um novo patamar.

Esse brinquedo educativo e sensorial estimula a coordenação motora grossa e fina, pois além de ficar de pé para organizar as argolas e ter que se equilibrar, a criança tem que empilhar as argolas com destreza e a coordenação das mãos e dos olhos.

Também auxilia no raciocínio, pois a criança terá que descobrir como classificar as argolas para empilhar os anéis do maior para o menor.

5. Fidget Brinquedo Slug, 3D Impresso Articulado Street Fidget, Brinquedos Sensoriais Para Autista

Esse é um dos melhores brinquedos sensoriais para autismo, pois além de ser funcional e divertido, ele possui uma descompressão bem flexível, favorecendo o relaxamento e aliviando o estresse e a ansiedade.

Essa lesma é muito agradável e amigável, ideal para preencher o vazio das mãos.

Além disso, quando agitado, esse brinquedo sensorial solta um pequeno som.

6. Cante e Aprenda, Fisher Price, Mattel

As crianças iniciam o aprendizado do alfabeto, cores, números e formas por meio desse brinquedo sensorial divertido.

Os botões coloridos, quando apertados, tocam músicas, frases e sons e, além disso, a alça é bem fácil de pegar, ou seja, perfeito para levar e brincar onde for.

7. Brinquedos sensoriais para autismo, Classificador de cubo colorido

Esse brinquedo educativo é feito de material ABS de alta qualidade e possui os cantos arredondados, sem rebarbas e macio, para não machucar a criança.

A caixa sensorial possui listras coloridas que chamam bastante a atenção dos autistas e, além disso, a corda elástica possui uma estrutura forte e de alta qualidade.

O brinquedo possui formas multissensoriais, pois conta com 10 formas diferentes em cada um dos blocos de construção.

Por fim, o exterior de cada bloco foi projetado com diferentes cores coloridas e texturas.

8. Raposa de Pelúcia Bandana Skip Hop

Trata-se de um brinquedo fofo e macio, que contém um mordedor cheio de texturas, sons e padrões para o bebê conseguir explorar os chocalhos, os tecidos e muito mais.

Além disso, esse brinquedo sensorial possui uma alça, que pode ser usada no carrinho do bebê, no pulso da mamãe ou na cadeirinha de carro.

Com várias atividades sensoriais, essa linda raposa é ideal para divertir a sua criança em casa ou em qualquer lugar.

Por fim, dentro das orelhas faz barulho quando você aperta.

9. Mochila de aprendizagem com fivelas, zíperes e botões – Placa de atividade sensorial para crianças de 1, 2, 3 e 4 anos – Brinquedo de aprendizagem para viagens de avião ou carro

Essa mochila de aprendizagem ou bolsa portátil é realmente muito fácil de transportar.

Esse brinquedo sensorial contém um quebra-cabeça para educação precoce e um quadro sensorial, que foi inspirado em Montessori, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento das habilidades básicas.

Habilidades motoras e de memória, que requerem estimulação cognitiva.

Além disso, possui tecido de lã tridimensional bem macio.

Com esse brinquedo, a criança aprende a mover os dedos, a fim de aprender a amarrar o cadarço, a lidar com o zíper, a reconhecer alimentos e frutas e aprender a afivelar.

10. Dan&Dre Conjunto de 33 peças de brinquedos sensoriais, brinquedos de descompressão para crianças e adultos com ansiedade, autismo, TDAH, TOC

Com esses brinquedos sensoriais para autismo, a criança vai ficar entretida e manter o cérebro focado e as mãos ocupadas.

Além disso, eles aliviam o estresse, auxilia na concentração da criança, no transtorno de hiperatividade, no déficit de atenção e no transtorno obsessivo-compulsivo.

Ademais, por ser de silicone, seu material é macio, seguro, resistente a rasgos, durável e reutilizável.

Você pode levar um desses brinquedos sensoriais para autismo para onde for, pois é sempre bom precaver quando for sair com uma criança autista.

Conclusão sobre os melhores brinquedos sensoriais para autismo

A pesquisa pelos melhores brinquedos sensoriais para autismo é de grande importância, tanto para a criança como para a família.

Isso porque um brinquedo sensorial atinge e estimula a dimensão material e faz fluir o imaginário de forma gigantesca.

Os jogos e brinquedos sensoriais facilitam o aprendizado da pessoa autista e podem auxiliar no crescimento afetivo.

Além disso, proporcionam o desenvolvimento cognitivo e possibilitam um aumento significativo na inclusão social.

Por isso a satisfação das crianças autistas quando brincam e interagem com os melhores brinquedos sensoriais para autismo.

Então, espero que tenha encontrado o que estava buscando e que, de alguma forma, este artigo contribua para o desenvolvimento da sua criança com autismo.

Por fim, confira também nosso artigo sobre a importância da música para uma criança com autismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.