Melhores Livros para Crianças de 2022

Melhores Livros para Crianças de 2022

Você encontrará neste artigo os melhores livros para crianças de 2022, que servirão tanto para o desenvolvimento, quanto para a diversão da criançada.

Todos nós sabemos que as crianças vivem em um mundo de magia e fantasia, onde qualquer coisa pode virar uma verdadeira festa, repleta de diversão.

É de extrema importância a implementação da leitura desde a primeira infância, segundo especialistas das mais diversas áreas da saúde.

As crianças, ao desenvolverem o hábito da leitura, começam a se comunicar melhor, serem mais criativas e passam a enxergar melhor o ambiente que as cercam.

E nós temos a missão de te ajudar a desenvolver o gosto pela leitura nos pequenos, sendo eles filhos, irmãos, alunos ou qualquer um que esteja ao seu redor.

Segue então a lista dos melhores livros infantis para inspirar cada vez mais as crianças a lerem.

livros-para-crianças

Melhores Livros para Crianças

Confira abaixo a lista dos melhores livros para crianças sugeridos pelo nosso portal:

  1. E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas – de Emicida
  2. Pode chorar, coração, mas fique inteiro – de Glenn Ringtved
  3. Um belo lugar – de Alexandre Rampazo
  4. Este é o lobo, de Alexandre Rampazo
  5. Bia e o elefante: piquenique, de Carolina Moreyra e Odilon Moraes
  6. Branca de neve e os sete anõesAna Oom
  7. Reinações de Narizinho, obra de Monteiro Lobato
  8. O menino que virou chuvaYuri De Francco
  9. O patinho feioRuth Machado Lousada Rocha
  10. Uma lagarta muito comilonaEric Carle
  11. Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado
  12. Alice no País das Maravilhas (Classic Edition) Lewis Carroll
  13. Quase ninguém viu, de Aline Abreu
  14. Baleia na banheiraSusanne Straßer
  15. Uma Canção de UrsoBenjamin Chaud
  16. Tem um Tigre no Jardim
  17. Pinçada de CoragemLauren Cardon
  18. Estranhas CriaturasCristóbal León
  19. Pinóquio – O Livro das Pequenas VerdadesAlexandre Rampazo

Você sabe escolher livros para crianças de qualidade?

Como escolher o melhor livro infantil?

Estimule os pequenos a escolherem livros infantis que gostem, pois eles vão começar a exibir suas preferências.

Uma boa dica para escolher os melhores livros para crianças é ter dois livros diferentes, um que vocês leem juntos e outro para que ele leia sozinho.

As preferências literárias infantis mudam de acordo com o seu desenvolvimento.

Para quem quer incentivar o gosto pela leitura, escolher bons livros infantis para presentear uma criança pode ser algo muito proveitoso e prazeroso.

Por ter inúmeras opções, a tarefa de escolher livros para crianças acaba sendo difícil, afinal, isso depende de vários fatores, como a idade da criança, seus gostos, sua habilidade na leitura, entre muitos outros.

Por isso, nossos especialistas montaram um passo a passo prático para tirar isso de letra.

Veja as dicas incríveis para você escolher bons livros infantis para o seu pequeno leitor!

Por que escolher livros para crianças é tão importante?

Em geral, as experiências das crianças com os livros têm uma grande influência no seu desenvolvimento e na relação que cada criança terá com a leitura nos próximos anos, ou, indo mais longe, até mesmo na sua vida adulta.

A seguir, vamos elencar cinco passos que irão te ajudar a decidir qual é a melhor escolha de livros para crianças para o seu pequeno leitor.

Cinco passos para a escolha do livro perfeito:

1. Analise a complexidade do texto

Conhecer o nível de desenvolvimento, tanto da linguagem, quanto da leitura, é muito importante para identificar se a história de um livro é adequada para o pequeno.

As indicações por faixa etária também ajudam muito a fazer a escolha dos melhores livros para crianças, por isso que não é recomendado olhar de forma superficial.

Outra coisa bem importante sobre os livros para crianças é dar preferência a livros com frases curtas, com uma linguagem mais simples e com mais ilustrações do que texto em cada página, especialmente para crianças de até 3 anos de idade.

Quando estiverem passando pela alfabetização, os pequenos podem ser apresentados a histórias maiores, com textos mais longos e talvez uma linguagem mais complexa, tudo de forma leve e gradativa.

2. Observe as ilustrações

Livros clássicos infantis são, geralmente, cheios de ilustrações e com cores vibrantes, que mantém o foco visual da criança, enquanto elas ainda estão passando pela fase de desenvolvimento.

Por isso, são os mais recomendados para crianças de até os 2 anos de idade.

Observe se as ilustrações estão em concordância com o texto, para que o pequeno crie associações durante sua leitura.

Busque por ilustrações de diferentes estilos, como simbólicas, estilizadas, minimalistas, entre outros.

Um livro infantil bem ilustrado oferece à criança uma experiência única, enriquecendo seu repertório e, principalmente, estimula cada vez mais o prazer pela leitura.

3. Repare no material

O material do livro infantil deve ser algo atraente para a criança, para chamar a sua atenção e facilitar que a criança tenha um interesse genuíno pelo livro.

Esse é um fator muito importante para a experiência dos pequenos com a leitura.

Livros infantis de capa dura são mais chamativos e valorizados, além de durarem bem mais que o tradicional, acabam sendo uma lembrança da infância da criançada.

Colecionadores e pais, que gostam de manter uma estante de livros em casa, costumam dar preferência aos livros de capa dura.

Prefira também livros para crianças com folhas de papéis mais grossas, para que a criança possa manusear o livro sozinha, sem correr o risco de rasgá-lo.

Para os leitores mais novinhos, as opções de cantos arredondados são mais indicadas para evitar cortes e acidentes.

Os pequenos também se encantam muito pelos livros emborrachados ou com aqueles livros de pano, que são perfeitos por serem praticamente indestrutíveis.

4. Verifique o autor, autora ou editora

Basta entrar em uma livraria para encontrar um mundo de opções de livros infantis e livros infanto-juvenis.

Porém, vale lembrar que nem todos têm a mesma qualidade.

Vale muito a pena verificar se a presença do nome do autor ou da editora são reconhecidos.

Isso o ajudará a garantir que aquele livro seja uma edição com qualidade literária, elaborado por um autor especializado no público infantil.

5. Busque um tema de interesse

Temas com histórias são uma boa escolha para a criançada e sempre estão entre os melhores livros para crianças.

No geral, os livros que descrevem experiências e objetos que fazem parte do cotidiano da criança podem gerar uma maior identificação e interesse no pequeno leitor.

Por volta dos 4 anos de idade, os pequenos começam a se interessar pelo alfabeto e pelos números, pois estão começando a aprender isso na escola.

A partir dos 6 anos, as crianças tendem a pegar gosto por ação e aventuras, preferindo ler histórias emocionantes de super-heróis.

Há algumas características que vamos elencar abaixo, que podem auxiliar na hora de escolher o livro adequado para cada faixa etária.

  • Crianças de até 2 anos

Os livros de literatura infantil mais vendidos para essa idade são os com figuras grandes e cores vibrantes de objetos, que fazem parte do dia a dia da criança.

Livros para crianças de 2 anos geralmente são de borracha, plástico ou tecido lavável e todos são excelentes escolhas.

Eles ainda devem ter o tamanho adequado para que um bebê consiga manusear.

Existem livros que são feitos de materiais que estimulam os sentidos dos pequenos, com diferentes texturas e aromas, além de histórias contadas em frases curtas e de linguagem simples e com figuras explicativas.

Vale ainda destacar os livros com rimas, que são muito divertidos, inclusive para os pais, que se divertem com a risada dos pequenos.

  • Crianças de 3 a 5 anos

Livros com ilustrações e fotos coloridas podem ser uma bela escolha.

Opte por enredos simples e divertidos.

A história não deve ser longa, para que o livro possa ser lido de uma vez só.

Conteúdo com rimas e repetições ajuda a estimular a memória da criança.

Livros que explorem conceitos básicos, como letras, números, formas e cores, com personagens centrais da mesma faixa de idade da criança ou um pouco mais velhos, prenderá a atenção do pequeno leitor.

  • Crianças de 6 a 11 anos

É importante buscar livros infanto juvenil com uma linguagem mais clara e de fácil compreensão.

Suas páginas devem conter algumas ilustrações coloridas e atraentes, além de fotos que ajudem na identificação do significado de palavras menos comuns.

Opte por livros que tratam de assuntos de um interesse específico da criança, como livros de experiências, projetos e receitas culinárias simples, além de boas ilustrações que incentivem a criança a fazer coisas diferentes no seu dia a dia.

Confira nosso artigo exclusivo de livros 9 anos

  • Crianças a partir dos 12 anos

Escolha livros infanto juvenil que contenham assuntos do interesse do jovem leitor.

Romances que possam ajudar o pré-adolescente a lidar com os desafios diários da juventude, através de personagens que possam estar vivendo experiências similares.

Livros que apresentem a eles novas experiências e oportunidades, sejam livros de fatos, como livros de curiosidades e almanaques, biografias, clássicos, folclore, ficção histórica e mitologia.

Quando a literatura infantil foi criada?

Por volta de meados do século XVIII, a literatura infantil foi criada.

Porém, no Brasil o gênero literário só começou a ser publicado no começo do século XIX.

Muitos autores de renome, que são referência para a literatura brasileira, se dedicaram incansavelmente para a criação de trabalhos literários que agradassem os pequenos e os jovens leitores, como, por exemplo, o grande Monteiro Lobato.

Além da importância didática, a leitura, durante a infância, é fundamental para despertar nas crianças o interesse pela literatura e fazer com que o sujeito que está em formação conheça e experimente uma série de sentimentos complexos, que farão parte da sua vida adulta.

Então aposte em bons livros infanto juvenil.

Qual a importância da literatura para as crianças?

A literatura infantil se torna cada vez mais importante, pois ao se ler histórias para as crianças, auxiliamos em seu desenvolvimento e, principalmente, no que diz respeito à alfabetização.

O ato de ler para uma criança pode trazer diversas melhorias em seu desenvolvimento.

Os pequenos, ao ouvirem uma história de forma clara, acabam desenvolvendo sua linguagem, ampliando seu vocabulário, conhecendo o campo da imaginação, identificando letras e palavras já conhecidas, aprendendo como pronunciá-las, trabalhando o raciocínio lógico, além de passarem a conseguir relacionar a quantidade de letras nas páginas com o tempo que a pessoa leva para lê-las, possibilitando a introdução da criança no mundo da escrita e da leitura.

A literatura é capaz de proporcionar momentos lúdicos, apresentar temas importantes da atualidade, permitir que as crianças trabalhem as suas próprias ideias e desenvolver os seus sentimentos.

Consegue entender a importância de escolher os melhores livros para crianças?

Principais benefícios da literatura para as crianças

Vamos agora aos principais benefícios que os livros para crianças podem trazer aos pequeninos:

Ler desenvolve o vocabulário e a interpretação

Mesmo antes do nascimento, é comum que as mães conversem com os bebês, coloque música para eles ouvirem, entre outras coisas.

As crianças menores têm mais facilidade de aprender suas primeiras palavras quando são mais usadas na rotina familiar.

Palavras com relação emocional, como mamãe e papai, também são aprendidas mais rapidamente pelos pequenos.

Os pequenos vão expandindo aos poucos o seu vocabulário, ao viverem novas experiências, descobrirem coisas novas, passando assim a conhecer o mundo à sua volta.

E a leitura é uma ótima forma de garantir esse aprendizado.

Com os livros clássicos infantis, a criança passará a ter contato com um mundo de fantasias, conhecer situações novas, além de lugares novos e, consequentemente, muito mais palavras do que aquelas que está acostumado, que são usadas pela família em seu dia a dia.

Além disso, ao acompanhar uma narrativa, seja ouvindo ou lendo as histórias dos clássicos infantis, a criança desenvolverá a capacidade de interpretação do texto, se tornando capaz de compreender os personagens e os acontecimentos a partir do texto, relacionando também com as imagens de um livro ilustrado.

Isso fará com que seu pequeno aprenda a lidar com os conceitos abstratos, passando a expressar melhor suas ideias e sentimentos, com a ajuda dos melhores livros para crianças já criados.

A leitura melhora a concentração e a memória

Mergulhar em uma boa história é uma experiência única, que leva as crianças a um momento de muita concentração e foco, pois quanto mais interessante a história fica, mas obstinadas a descobrir o fim elas estarão.

Essa concentração não costuma ser muito comum em outras atividades.

Ao brincar com dispositivos digitais, por exemplo, é comum que os estímulos diversos incentivem a criança a fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo ou, ainda, mudar rapidamente o seu foco para outra coisa.

O foco é uma das principais habilidades das pessoas de sucesso.

Sendo assim, estimular o foco na criança trará inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento, seja na infância, juventude ou no seu futuro trabalho, por exemplo.

Ao acompanhar o enredo de um livro infantil, a criança aprende a prestar atenção, pois, dependendo da idade, precisa fazer um esforço mental para conhecer todos os personagens, se lembrar dos acontecimentos anteriores e até para compreender o desenvolvimento da história.

Muitas vezes, os pequenos prestam tanta atenção que depois conseguem até recontar do seu jeitinho a história para a família e amigos, mostrando como a leitura ajuda a desenvolver a capacidade de memorização.

Livros para crianças que incentivem a imaginação e a criatividade

Cada livro consiste em um novo mundo a ser explorado pelos pequenos.

Conhecer histórias mágicas, mitológicas ou até mesmo as histórias realistas, que fogem da zona de conforto que estão acostumadas em seu dia a dia, é uma experiência essencial para seu desenvolvimento e para desvendar o grande mistério que é o mundo a sua volta.

Ao ler, o pequeno embarca em uma grande aventura com a imaginação, onde ele consegue visualizar os personagens, os cenários e os acontecimentos da história como se fossem de verdade.

A criatividade natural dos pequenos é incentivada quando entram em contato com os melhores livros para crianças, pois, através desses livros, percebem que a imaginação pode tornar tudo possível.

Mas é importante ensiná-los a diferenciar o que é real do que é “faz de conta”.

A leitura melhora a empatia e fortalece a vontade de aprender

As histórias são uma das formas mais poderosas de olharmos as coisas por uma perspectiva diferente.

Quando a criança se coloca no lugar de um personagem e vive suas experiências através da leitura, além de desenvolver a empatia, ela também passa a desenvolver a noção de que ela não é o centro do mundo.

Em outras palavras, aprende a entender outras realidades diferentes da sua, passando a se importar com o sentimento das outras pessoas.

Além de ajudar também as crianças a compreenderem suas próprias emoções.

Ler em família fortalece os laços afetivos

Ler um bom livro infantil com a família e ouvir uma história antes de dormir ou na hora do banho tem se mostrado cada vez mais importante para a infância da criançada.

Quando um colorido e divertido livro para criança entra na jogada, torna esses momentos ainda mais inesquecíveis.

Essa é uma forma de fortalecer os vínculos afetivos, pois esses momentos juntos são de qualidade e em família.

Relaxar e se aconchegar com o pequeno para simplesmente aproveitar a companhia um do outro, durante o momento da leitura, é uma ótima maneira de se conectar e criar memórias para a vida toda.

Afinal, são esses momentos que ficarão para sempre na lembrança do seu filho e ele nunca irá se esquecerá dos livros para criança que você lia para ele.

E, bem provavelmente, ele vai fazer o mesmo com sua futura geração.

Por que a criança perde o interesse pela leitura?

A literatura, colocada como disciplina desde a escola primária, é um grande ganho pedagógico.

Todavia, os educadores devem ter o cuidado de fazer com que a leitura ocorra de forma prazerosa, para ser realizada como forma de entretenimento e não apenas como uma obrigação escolar, seja na infância ou fase adulta.

Há muitos pais que se queixam, com grande tristeza no coração, que seus filhos não gostam de ler ou que já tentaram de tudo para tentar fazê-los pegar o gosto pela leitura, mas não conseguiram.

O que normalmente acontece é que, em alguma fase da infância, as crianças passam a ver a leitura como uma obrigação, algo ligado à escola, desagradável e chato.

Por isso, nesse momento, os livros acabam perdendo o encanto, frente a todas as outras opções de diversão ao seu alcance.

Mas e se a criança não gostar de ler?

Não podemos negar que as crianças estão cada vez mais expostas a estímulos e opções de atividades.

Os pequenos ocupam boa parte de seu dia com televisão, videogames e internet.

Quando isso acontece, ler fica cada vez mais difícil, assim como aprender coisas novas, dentro ou fora das salas de aula.

Todavia, de acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, um estudo feito no ano passado mostrou que as crianças estão lendo mais que os adultos.

Os gêneros “Literatura Infantil” e “Livros Didáticos” representam 66% da escolha dos leitores brasileiros.

Gostar de ler não é tão anormal no universo infantil.

O maior desafio é encontrar bons livros, que são capazes de manter o interesse da criança por mais tempo.

Dar à criança a possibilidade de escolha dos livros que quer ler é o primeiro passo para a construção do hábito da leitura.

Ser o exemplo em casa também auxilia bastante o gosto pela leitura dos pequenos.

A realidade da literatura infantil no Brasil

Segundo os dados da pesquisa, realizada pelo estudo “Retratos da Leitura no Brasil”, 44% da população brasileira não possui o hábito da leitura e 28% dos entrevistados disseram que não gostam de ler.

Além disso, 67% das pessoas entrevistadas contaram que não tiveram alguém que as incentivasse durante a sua infância e juventude.

Em contrapartida, os adolescentes e as crianças contaram que leem mais por gosto do que por obrigação.

Logo, se essa relação for incentivada e cultivada da melhor maneira, é possível que, no futuro, a realidade dos adultos brasileiros se transforme.

E como incentivar a literatura infantil nas crianças de hoje em dia?

Incentivar o hábito da leitura desde cedo, através dos melhores livros para crianças, vai desenvolver uma relação positiva e essencial, não só para o desenvolvimento infantil, mas também para o futuro da criançada.

As pessoas que não gostam de ler por causa das dificuldades de interpretação ou por não terem sido estimuladas o suficiente, podem vir a enfrentar obstáculos na hora de estudar coisas novas e ter autonomia para aprender sozinho ou até mesmo para se desenvolver profissionalmente.

Tudo isso pode ser transformado pela forma como nos relacionamos com a leitura desde pequenos, quando mais envolvidos com os livros a criança estiver, melhor poderá ser seu desenvolvimento literário.

E essa bagagem será levada por toda a sua vida.

Veja algumas dicas importantes de como proporcionar as melhores experiências com a leitura para os pequenos, garantindo que eles se apaixonem pelo mundo dos livros logo cedo.Escolha livros ideais para a idade da criança

Entrar em contato com os melhores livros infantis, na hora certa, pode fazer toda a diferença na vida do pequeno leitor.

O mundo dos livros é imenso.

Existem desde livros infantis voltados para bebês, até livros para crianças na pré-escola e até para as crianças mais velhas ou já na pré-adolescência.

A linguagem e vocabulário usados, somados à relação das ilustrações com os textos, podem tornar a leitura uma experiência inesquecível ou um momento frustrante.

Por isso, essa é uma escolha tão importante!

Preste atenção em possíveis dificuldades da criança

É normal e muito compreensível que as crianças se frustrem com a leitura, quando enfrentam algum tipo de dificuldade que atrapalhe sua experiência.

Podendo ser desde uma dificuldade de interpretação de texto ou problemas com a linguagem ou a alfabetização, ou até mesmo problemas de vista ou neurológicos.

Fique atento, observe se a criança apresenta sinais, como dificuldade de se comunicar, troca de letras ou de começar a escrever.

Continue estimulando a leitura, mas sempre respeitando o seu tempo de desenvolvimento.

Se entender necessário, busque um especialista, como os psicoterapeutas, por exemplo.

O acompanhamento precoce ajuda a evitar que um problema pequeno tenha efeitos duradouros ou permanentes na sua relação com a leitura e principalmente no desenvolvimento do pequeno.

Faça a leitura ficar divertida

Um dos principais motivos pelo quais grande parte dos jovens e adultos não leem é ter sido passado a eles que a leitura é uma obrigação, um dever, associando essa atividade como sendo chata, desgastante ou maçante.

Para isso mudar, é preciso que essa relação seja transformada desde cedo, com a implementação de livros legais para ler com os pequenos.

Além do mais, os estudos comprovam que a diversão pode ajudar as crianças a aprenderem mais.

Sendo assim, a chance de a criança entender e se lembrar do que leu quando está se divertindo é maior.

Quando se dá vida aos personagens, se encena os papéis e se cria efeitos sonoros ao ler uma história, a leitura pode se tornar uma verdadeira brincadeira, com muita diversão.

Veja aqui mais dicas de como incentivar a leitura, marcando cada vez mais a vida dos pequenos.

Crie uma rotina de leitura com a criança e seja um exemplo

A leitura é uma prática que precisa acontecer todos os dias, para que ela possa se tornar um verdadeiro hábito, assim como qualquer outro hábito.

Dessa maneira, ler se tornará parte da rotina do seu filho.

Determine um horário para ler todos os dias com seu pequeno, como antes de dormir, por exemplo.

A literatura pode ter um efeito dominó, onde toda a família se beneficia, descobre a paixão pela leitura e isso acaba se tornando um hábito.

Os adultos são sempre um grande exemplo para as crianças.

Então, quando elas veem você lendo um jornal, uma revista ou um livro, mostra ao pequeno quão importante é a leitura.

Esse pode se tornar um momento de relaxamento para toda a família, lendo juntos uma história ou enquanto cada um lê seu próprio livro.

O importante é estarem sempre juntos.

Conecte os interesses da criança com a leitura

Quanto mais a leitura fizer parte da vida da criança, melhor para seu desenvolvimento será.

Procure apresentar livros sobre assuntos que ela está vendo na escola ou que lembre aquele filme que ela adora.

Também vale investir em livros dos seus personagens animados favoritos ou aquele assunto pelo qual ela está obcecada, como Dinossauros, fadas, astronautas, futebol, mágica.

Continue lendo este artigo, pois certamente você encontrará bons livros infantis interessantes para o seu pequeno.

Tudo isso proporcionará à criança se conectar com as histórias, aprender e se desenvolver com ela.

Apresente diferentes gêneros literários à criança

É muito importante ajudar e incentivar as crianças a entrarem em contato com diferentes tipos e temas de livros e textos, principalmente na infância.

Apresente os livros clássicos infantis, best-sellers, histórias em quadrinhos, poemas, contos de fadas, pois isso será fundamental para que ela pegue o gosto pela leitura e experimente inúmeros outros gêneros e formatos ao longo da vida.

Além disso, quando as crianças escolhem o que querem ler, acabam se envolvendo muito mais com a leitura.

Faça um passeio à biblioteca com a criança

O ato de levar os pequenos a bibliotecas, livrarias e encontros literários pode perecer muito simples, porém, pode ser o responsável por fazer com que elas se atentem à importância da leitura.

Isso porque existem lugares enormes e divertidos, que são destinados somente para as crianças.

Então, aproveite a ocasião e pegue um livro para você também, seu filho ficará orgulhoso em compartilhar uma atividade em comum.

Dê o exemplo e leia para a criança

Como já destacamos anteriormente, é de grande importância que os pais leiam para os seus filhos, desde ainda bebês.

Esse ato será responsável por estimular a criatividade, o conhecimento e ainda fará com que a criança tenha contato com novas palavras, que logo passarão a fazer parte do seu vocabulário.

Além de dar o exemplo como leitores, os pais ainda podem apoiar, estimular, apresentar e comentar sobre os livros e histórias de maior interesse para os dois.

Presentear os pequenos leitores com livros pode surtir um efeito no encantamento pela leitura.

Não deixe de experimentar.

Utilize a tecnologia a favor da leitura em família

Atualmente, é muito comum o uso dos meios eletrônicos para a distração das crianças, principalmente quando os pais precisam ganhar tempo para alguma tarefa ou só para relaxar um pouco.

O importante é que esse artifício não seja usado por longos períodos, para que não seja criado o hábito na criança de sempre recorrer à TV, computador ou tablet, na falta do que fazer.

Existem inúmeros aplicativos com a finalidade de educar e de estimular a coordenação motora das crianças, do reconhecimento de letras, dos números e dos animais.

Opte por escolher apps que priorizem esses conteúdos, no lugar de jogos, destinados somente à distração.

O ideal é que os aparelhos sirvam somente como complemento, sendo usado por um período estipulado e não substituindo as demais atividades, como brincar, desenhar, e principalmente a leitura.

Resumo dos melhores livros para crianças

Veja abaixo o resumo exclusivo que preparamos dos melhores livros para crianças.

1- E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas – de Emicida

Esse livro para crianças conta a história de uma menina que tem medo da Escuridão.

O anoitecer traz consigo a preocupação e a ansiedade: mas afinal, o que o escuro pode esconder?

O que ela nem imagina é que, do outro lado, a escuridão também é uma menina e que seu maior medo é a claridade e incerteza do que se revelará ao nascer do sol.

Esse é um dos melhores livros para crianças, pois estimula o pensamento crítico dos pequenos sobre seus medos e sentimentos.

2-Pode chorar, coração, mas fique inteiro – de Glenn Ringtved

Neste lindo livro infantil, quatro crianças vão descobrir quando a morte aparece na casa da avó delas, de forma gentil, se mostrando uma grande admiradora da vida.

É nesses momentos que conseguimos enxergar a verdadeira beleza da vida e de conseguirmos nos despedir das pessoas que amamos.

É um livro indicado para crianças a partir dos 6 anos, que ensina um assunto inevitável e realmente difícil para todos, que é a morte.

Ao mesmo tempo, o livro ensina a valorizarmos a vida e as pessoas a nossa volta.

3-Um belo lugar – de Alexandre Rampazo

Segundo a lenda, que é contada e passada há gerações, o grou é um pássaro e é o responsável por levar as almas dos que partiam para um belo lugar.

O livro traz imagens e metáforas para abordar sobre despedidas.

É verdadeiramente poético e acolhedor.

Vale a pena a leitura desse livro em família.

É, sem dúvidas, um daqueles livros para crianças que traz ensinamentos através de lendas e metáforas, ideal para o entendimento da criançada.

4-Este é o lobo, de Alexandre Rampazo

Ao contar a aventura de um lobo, que não é feroz nem temido por todos, Alexandre Rampazo envolve o leitor em um jogo de originalidade e imaginação.

O escritor desconstrói estereótipos e imagens de vilões, questionando seus sentidos e perspectivas.

Alexandre mostra que a tolerância e a empatia, o medo, a solidão e a amizade ganham novos significados quando as personagens da literatura infantil a são redescobertas em outros contextos.

Esse é, sem dúvida, uma das sugestões de livros para crianças para ler e reler.

5-Bia e o elefante: piquenique, de Carolina Moreyra e Odilon Moraes

Os dois amigos inseparáveis voltam para mais uma aventura, um piquenique!

Mas algo imprevisível pode mudar o rumo desse passeio!

Cada um deles escolhe um elemento para levar, que vai aumentando gradativamente ao decorrer da história.

E quando tudo está pronto, uma chuva faz com que os dois tenham que mudar seus planos.

Mas a aventura não pode acabar, então eles têm uma grande ideia, vão fazer seu piquenique em casa!

6-Branca de neve e os sete anões – Ana Oom

Um dos contos clássicos infantis mais conhecidos, o livro conta a história de uma rainha má, que resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, a branca de neve, pois era a mais linda de todo o reino.

Porém, algo inesperado acontece.

O carrasco que iria matá-la, deixa ela partir pela floresta, até que ela encontra uma cabana diferente.

Cansada, ela entra e se deita em uma das camas para descansar um pouco.

A cabana era dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a proteger a bela princesa.

7-Reinações de Narizinho, obra de Monteiro Lobato

Esse é um dos melhores livros para crianças, pois conta as primeiras aventuras que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo e apresenta os personagens mais famosos de Monteiro Lobato.

Emília é a boneca de pano mais tagarela e sabida.

Tia Nastácia é muito famosa por seus deliciosos bolinhos.

Dona Benta é uma avó muito especial e sua neta, a narizinho, que dá o que falar nesse livro que marcou gerações.

😯 menino que virou chuva – Yuri De Francco

O menino que virou chuva é uma mistura de livro ilustrado e folioscópio, ou como também é conhecido, flipbook, de Yuri de Francco e Renato Moriconi, criado em 2021.

É um livro infantil com 144 páginas para as crianças trabalharem suas emoções como a raiva, a tristeza e outros sentimentos tempestuosos.

E o principal, transmitir acolhimento aos pequenos.

9-O patinho feio – Ruth Machado Lousada Rocha

Um dos contos clássicos infantis mais conhecidos, o patinho feio ensina os pequenos a não julgarem o que é tido como diferente, sendo jamais deixado de lado.

Enxergando sempre a beleza que cada ser tem, sendo todos únicos e especiais.

Além disso, o conto estimula a autoestima das crianças de diferentes maneiras.

10-Uma lagarta muito comilona – Eric Carle

Uma lagarta muito comilona conta a divertida história de uma lagartinha muito gulosa, que come tudo que vê pela frente!

Uma história repleta de muitas cores e diversão.

Por meio de repetições, este livro infantil ajuda as crianças a memorizar os dias da semana e os números de 1 a 10.

11-Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado

Bisa bia bisa bel é um livro que conta a história de uma menina que, ao encontrar um retrato antigo de sua bisavó, resolve ficar com ele, mas acaba perdendo o retrato.

Porém, através da sua imaginação fértil, ela começa a escutar a sua bisavó como se ela realmente estivesse com ela lhe ajudando e lhe dando sábios conselhos.

A forma como é escrito faz desse livro um dos melhores livros para crianças, que todos deveriam ler.

12-Alice no País das Maravilhas (Classic Edition) – Lewis Carroll

O livro conta a história de Alice, uma menininha curiosa, que segue um Coelho Branco de colete e relógio, mergulhando sem pensar na sua toca.

Ela então é projetada para um novo mundo, repleto de animais e objetos antropomórficos, que falam e se comportam como os seres humanos.

No País das Maravilhas, Alice se transforma, e vive aventuras incríveis.

Sem dúvida você já ouviu aquela famosa frase: se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

Esse livro é considerado um dos melhores livros para crianças, mas que contém ensinamentos valiosíssimos para adultos.

Vale a pena a leitura, com certeza.

13-Quase ninguém viu, de Aline Abreu

Pela voz de um sapinho, que se perde de sua família e vive em busca de sua essência, Aline Abreu, escritora e ilustradora deste premiado livro, levanta grandes questionamentos, como: De onde viemos? Quem são nossos pais, família?

E, de uma maneira poética, a autora nos mostra que, quando juntos, somando as diferenças, compartilhamos nossos melhores afetos.

14-Baleia na banheira – Susanne Straßer

Uma baleia está na banheira, tomando tranquilamente seu banho, até que uma coisa doida acontece, uma tartaruga aparece com dor nas costas, e pula na banheira também!

A baleia não se importa com a companhia, mas o que ela não espera é que outros animais também estão querendo um espacinho nessa banheira.

Esse conto é acumulativo, e está repleto de ilustrações cheias de graça, ideal para os leitores bem pequenos.

15-Uma Canção de Urso – Benjamin Chaud

Papai Urso está roncando, já está na hora da hibernação começar.

Mas assim de repente, uma abelha muito atrasada passa a toda velocidade em frente à porta espalhando para todo lado seu BZZZZ…

E não é que o ursinho decide segui-la.

Papai Urso sente uma corrente de ar bem onde era para estar sentindo o quentinho da barriga do seu Ursinho.

Então se pergunta o Papai Urso, “Onde é que ele se meteu?”

16-Tem um Tigre no Jardim

Que tal um pouco de imaginação e fantasia?

Esse é uma das sugestões de livros mais divertidos.

O livro o levará para um passeio cheio de aventuras em um jardim!!

A avó, para atiçar a curiosidade da neta, sugere a ela que dê um passeio no jardim da casa, dizendo que lá tem criaturas muito esquisitas, pra não dizer bizarras, como libélulas gigantes, plantas devoradoras, um urso zangado e até um tigre.

Será que isso é possível? Vem com a gente descobrir.

Mas não esquece que se você acreditar que eu existo, pode ser que eu seja de verdade.

Esse é um dos melhores livros para crianças para atiçar a imaginação da criançada.

17-Pinçada de Coragem – Lauren Cardon

Esse livro para crianças é repleto de imagens e traz a aventura de um garotinho que sai para pescar, mas acaba sendo fisgado por um caranguejo.

A surpresa o deixa transtornado, mas sua imaginação o leva a uma luta desproporcional com uma população de crustáceos.

Como será que ele fará para escapar dessa situação?

São nos momentos de dificuldades que nosso destino é formado.

A forma como a história é contada nos mostra um pouco dessa reflexão.

18-Estranhas Criaturas – Cristóbal León

Esta história curiosa é narrada pelos animais que moram em uma floresta e que, ao voltarem de uma festa, têm uma detestável surpresa.

Tudo desapareceu, suas casas e suas árvores.

Depois de uma varredura em busca de respostas sobre o que aconteceu, o grupo descobre que os responsáveis são “estranhas criaturas”, ou melhor dizer, os seres humanos.

O livro traz uma reflexão sobre nossos comportamentos e como lidamos com a natureza ao nosso redor.

É um dos livros para crianças para reforçar o cuidado com o meio ambiente.

19-Pinóquio – O Livro das Pequenas Verdades – Alexandre Rampazo

No livro Pinóquio, o livro das pequenas verdades, o autor Alexandre Rampazzo fala com detalhes sobre as reflexões vividas pelo famoso boneco de madeira ao ver sua imagem refletida no espelho, se imaginando em um corpo e com a personalidade de vários personagens que também fazem parte da história.

Pinóquio ficou famoso por contar suas mentirinhas e pela busca por ser um menino de verdade, para corresponder às expectativas de outras pessoas.

O livro traz a reflexão sobre nossa identidade pessoal, além da descoberta e aceitação de si mesmo.

Alexandre Rampazo mexe com nossos pré-julgamentos, além de promover uma extraordinária reflexão sobre quem nós somos e sobre quem desejamos ser.

É um dos melhores livros para crianças, que inclusive todos os adultos deveriam ler, pois contém ensinamentos valiosíssimos.

Conclusão sobre os melhores livros para crianças

livros-para-crianças

O trabalho de encontrar os melhores livros para crianças não é nada fácil, mas pode se tornar uma grande aventura, com descobertas, brincadeiras e muito mais.

O importante é que a leitura seja prazerosa e realizada em um momento de troca de ideias e gostos, entre pais e filhos, alunos e professores, ou entre irmãos.

Isso porque, o que vale mesmo é apreender se divertindo, apostando nos complementos, a fim de que a leitura se torne cada vez mais legal e aproveitada.

Neste artigo, trouxemos uma lista dos melhores livros para crianças, com um resumo exclusivo feito pelo nosso portal.

Além disso, trouxemos números e fatos sobre a leitura no Brasil e como é possível incentivar a criança nesse hábito.

Demos 5 dicas exclusivas para escolher um livro infantil perfeito, a importância que a leitura tem na vida da criança e seus benefícios.

Espero que tenha gostado desse artigo.

Nos vemos por aí.

RedatorLobato

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.