Melhores Livros para Pré-adolescência 2022

Melhores Livros para Pré-adolescência 2022

Neste artigo, você vai conhecer os melhores livros para pré-adolescência, além de entender quais são as tendências e um passo a passo para te ajudar nessa decisão.

Trouxemos uma lista exclusiva de livros de romance, livros mais lidos e livros para pré-adolescentes de fácil leitura que estão iniciando esse hábito, para te ajudar durante esse amadurecimento de fase que ocorre na adolescência.

Veja também nosso artigo sobre os melhores livros para jovens.

livros-para-jovens

Melhores Livros para Pré-adolescência

Confira abaixo os 13 melhores livros para pré-adolescência

  • Eleanor & Park, de Rainbow Rowell
  • Quem é você, Alasca? de John Green
  • A Culpa é das Estrelas de John Green
  • As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky
  • Confissões de uma Garota Excluída de Thalita Rebouças
  • Crepúsculo: (Série Crepúsculo) de Stephenie Meyer
  • Assassinato No Expresso Do Oriente de Agatha Christie
  • Persépolis, de Marjane Satrapi
  • Alta Fidelidade, de Nick Hornby
  • Comédias para se Ler na Escola, de Luís Fernando Veríssimo
  • Harry Potter e a Pedra Filosofal de K. Rowling
  • A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira
  • Maus — A História de Um Sobrevivente, de Art Spiegelman

Veja alguns passos para analisar antes de escolher livros para ler.

Quais Principais Passos para Escolher um Bom Livro para Pré-adolescência

Com a adolescência, vem as transformações do corpo, além de alterar bastante o humor dos jovens.

Para amenizar esses picos que os jovens passam, a leitura pode auxiliar e contribuir, tanto para o intelectual, quanto para entender melhor essas mudanças.

Além, é claro, de servir para distrair e divertir esses jovens.

Mas quais são os melhores livros juvenis para esses jovens?

Para saber qual o melhor livro para adolescentes comprar, existem alguns passos que você pode seguir na hora de buscar um grande título.

É importante que o livro seja agradável e, ao mesmo tempo, traga distração e divertimento para os adolescentes, além de transmitir uma mensagem de valor.

Pensando nisso, trouxemos 5 passos para te ajudar na hora de escolher os melhores livros para pré-adolescência.

  • Primeiramente, descubra o que o adolescente gosta de ler, pois a leitura prazerosa, além de envolver mais o jovem, traz um lazer e divertimento que a leitura obrigatória não consegue atingir;
  • Dê o poder da escolha ao próprio leitor, pois não adianta comprar um livro de romance se o jovem adolescente gosta de livros de ficção.
  • Não imponha estilos literários para ele, pois muitas vezes o seu gosto não bate com o dele e isso acaba gerando descontentamento com a leitura;
  • Deixe vários estilos expostos para o leitor, por exemplo: livros de romance, ficção, gibis, revistas, etc;
  • E o passo mais importante é ser exemplo para o jovem, ou seja, se você gostaria que seu filho fosse um adepto da leitura, leia também e apresente esse mundo de forma clara e objetiva a ele, sem impor estilos literários.

Oferecer ao adolescente livros para ler de temas que ele goste e que sejam satisfatórios, é capaz de trazer memórias afetivas para o pequeno e incentivar ele ao hábito da leitura.

Na maioria das vezes, os melhores livros para pré-adolescência são aqueles que envolvem o jovem durante toda a trama.

É muito comum os adolescentes gostarem de livros que tenham trilogia, por exemplo.

Então, busque por livros que sejam box, ou seja, que contenham mais de um volume da história, como por exemplo: Harry Potter, onde a história é desenrolada em sete livros e cada um prende o leitor de forma cativante e mágica.

Os Tipos de Livros mais Procurados por Adolescentes

Os livros mais procurados por adolescentes, geralmente, são aqueles livros que contenham trama, suspense, magia e ficção.

Muitos dos livros infanto juvenil já vem com essa bagagem, relacionada a toda essa saga, que envolve o mundo da imaginação do leitor e consegue transportá-lo para um novo mundo.

Pensando nisso, trouxemos alguns livros legais para jovens, como livros de romance, por exemplo, pois são livros que cativam adolescentes de todas as idades.

Livros de Romance para Pré-adolescência

Veja abaixo nossa indicação de livros de romance para jovens.

1- Eleanor & Park, de Rainbow Rowell

Esse livro é para qualquer adolescente que goste daquela sensação de dar asas à imaginação e de viajar no mundo do romantismo.

É um livro recomendado para jovens que gostam daquelas histórias de relacionamentos que se iniciam em cima de uma amizade, por exemplo, e que acaba se tornando um amor de cinema.

Eleanor e Park são jovens vizinhos, de apenas 16 anos. Tão diferentes e tão iguais ao mesmo tempo.

Park gosta de músicas e daqueles quadrinhos, enquanto Eleanor é rebelde e veste roupas mais largas, o que a faz se sentir gorda quando ela se olha no espelho.

Todos os dias eles se esbarram no ônibus escolar e apesar de não conversarem desde o início, eles começaram a conversar a partir de um ponto em comum, que eram os quadrinhos do X-Men e do Watchmen.

Apesar da família e dos amigos não aprovarem, esse amor cresceu forte e avassalador.

Esse livro traz a mágica do primeiro amor e apresenta todo sentimento que o envolve, como a esperança e o desespero, ao mesmo tempo.

Este é um dos livros mais indicados para jovens.

Sua primeira publicação ocorreu em 2014, com um total de 328 páginas e mais de 37 mil cópias vendidas.

No ano de 2019, esse livro foi uma das ficções mais vendidas e lidas no Brasil por adolescentes, segundo a revista Mercado Editorial.

2- Quem é você, Alasca? de John Green

Miles Halter, apesar de ter uma vida simples e sem grandes emoções ou amizades, sentia vontade de fazer algo grande na vida.

Por isso, ele fez as malas e partiu para a Escola Culver Creek, que era um internato ensolarado no Alabama.

Ao chegar lá, ele encontrou Alasca Young e seu livro preferido: O general em seu labirinto, de Gabriel García Márquez.

Nesse enigma, Miles acaba se apaixonando por aqueles belos olhos verdes daquela menina engraçada, inteligente, extremamente sexy e ao mesmo tempo louca.

Sem notar, ele acaba sendo arrastado por Alasca para seu labirinto.

Como não entendia esse sentimento que o aprisiona, ele tenta de tudo decifrá-lo, mas esse enigma parece impossível.

Sem dúvidas, é um livro cheio de encanto e sedução, que consegue envolver adultos e adolescentes, sendo um dos melhores livros para pré-adolescência recomendados.

3- A Culpa é das Estrelas – John Green

Hazel é uma jovem menina com tumor, que conheceu, em seu Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, o Augustus, um jovem lindo, que acabará mudando seu mundo.

Um dos livros mais lidos por adolescentes, A Culpa é das Estrelas, é daqueles livros que consegue trazer um sentimento maravilhoso, mas que acabou nascendo num momento de tensão.

Apesar de lutarem contra um câncer em fase terminal, ambos vão acabar conhecendo uma nova versão do mundo e viver um amor puro e verdadeiro.

Nesse mundo onde as pequenas coisas se tornam momentos que marcam uma vida.

Sua primeira publicação foi feita em julho de 2012 e tem um total de 288 páginas.

Esse livro vai encantar o jovem leitor no ponto de não conseguir parar de ler e degustar essa incrível história de amor juvenil.

Com certeza, é um dos melhores livros para jovens apaixonados por um bom romance.

4- As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky

Quem nunca sentiu vontade de se tornar invisível, não é mesmo?

Esse livro traz uma história envolvente, que acaba acontecendo por meio de cartas, onde o jovem Charlie escreve a um amigo para contar histórias.

Ele escreve desde os acontecimentos na escola, até os dramas do seu primeiro amor, festas alucinantes e todas as coisas que envolvem esse mundo adolescente.

Esse livro é indicado para aqueles adolescentes que veem no anônimo a emoção do suspense e do drama, da dúvida e da fantasia.

Esse é daqueles livros para pré-adolescência marcado por cartas cheias de emoção, suspense, sexo e muitas emoções juvenis.

5- Confissões de uma Garota Excluída – Thalita Rebouças

Esse livro traz a história de uma garota que tinha seu próprio espaço dentro do seu apartamento luxuoso e espaçoso na Barra da Tijuca.

Porém, em um determinado momento, ela acaba tendo que dividir uma casa em Copacabana com mais cinco parentes totalmente loucos.

Após sofrer uma desilusão amorosa e bullying, veio as incertezas e os medos desse lugar desconhecido.

Além do livro, foi lançada na Netflix a série inspirada nessa história, tornando o livro ainda mais atrativo e um dos livros mais interessantes para jovens do século XXI.

6- Crepúsculo: (Série Crepúsculo) de Stephenie Meyer

Um dos livros mais vendidos para jovens, a Saga Crepúsculo foi um sucesso de vendas desde que foi lançado.

Sem sombras de dúvidas, entra para a seleção dos melhores livros para pré-adolescência, cheio de suspense, emoção, romance, ação, misticismo e conteúdo que encantou jovens do mundo todo.

Esse livro conta a história de um vampiro, o famoso Edward Cullen, e de uma menina normal, que acabou se mudando para Forks com o pai, após a mãe ter acompanhado seu atual marido para o campeonato de beisebol.

Apesar de ser uma garota comum, ela era a Isabella Swan.

Essa história, cheia de suspense e emoção, tem seu início no colégio.

O jovem Cullen não se interessava por nada e nem ninguém, até que apareceu a Bella.

É um romance meigo que, ao mesmo tempo, é cheio de aventuras e suspense.

A trama do filme gira sobre: Será que Edward terá coragem de transformar Bella em vampira? Ou ele irá ceder a sua sede e devorar o sangue dela?

Se você ficou interessado em saber o final desse apaixonante romance, não deixe de ter o livro em casa e cair nessa devorante leitura.

Sendo um dos top 5 livros para pré-adolescência, o livro Crepúsculo, depois de 10 anos, ainda arrasta mutirões de leitores ao redor do mundo.

Este livro, com absoluta certeza, está dentro dos melhores livros para pré-adolescência que jovens de todas as idades vão adorar ler.

Livros para Pré-adolescência Mais Lidos dos Últimos Tempos

livros-para-pré-adolescência

Os livros mais lidos por adolescentes nesses últimos anos são os livros que contém romance, ação e ficção.

Os adolescentes estão cada vez mais seletivos e buscam livros que tragam entretenimento e prendam a leitura.

Os autores estão cada vez mais investindo em livros que tragam magia, ação e romance.

1- Assassinato No Expresso Do Oriente, Agatha Christie

Considerado um dos livros para pré-adolescência mais lido dos últimos tempos, o assassinato no expresso do oriente é daqueles livros que prende a atenção do começo ao fim, por ser recheado de detalhes.

Durante uma viagem, Hercule Poirot acabou sendo abordado por um telegrama, que solicitou seu retorno a Londres.

Então, o famoso detetive belga embarca no Expresso do Oriente, que está lotado para aquela época do ano.

Após a meia-noite, o excesso de neve nos trilhos faz com que o trem pare.

Na manhã seguinte, é encontrado um corpo, com várias facadas.

Com seus passageiros isolados por causa da neve, e um assassino no trem, a única solução é que Poirot inicie uma investigação e encontre o criminoso antes que ele faça uma nova vítima.

Como será que essa história vai terminar?

2- Persépolis, de Marjane Satrapi

Marjane Satrapi tinha 10 anos quando foi obrigada, por sua família, a usar véu e a frequentar uma sala de aula só de meninas.

Nascida numa família politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que colocou o Islã no regime Xiita, depois de muitos séculos de opressão do povo persa.

Após vinte e cinco anos, depois de muito sofrimento, Marjane trouxe ao mundo várias emoções aos seus leitores.

Essa autobiografia, feita em quadrinhos, só na França vendeu mais de 400 mil exemplares.

Com uma linguagem bem simples, ela traz o drama com emoção e desperta sentimentos que nos fazem sentir como se estivéssemos dentro do livro.

3- Alta Fidelidade, de Nick Hornby

Rob é daquele tipo de pessoa perdida.

O término com sua namorada, aos 35 anos, o faz pensar melhor sobre as esferas amorosa, profissional e também em suas amizades.

Além de sua loja estar beirando à falência, os únicos amigos que tinha e que eram fanáticos por música, fugiam de conversas mais adultas.

Rob também não estava muito bem no amor.

Uma forma que ele encontrou de lidar com as suas dificuldades foi ser guiado pelas músicas, que conseguiram dar sentido a sua vida.

Ele acabou descobrindo que a estagnação não fez dele um homem sem vontade ou ambições na vida.

Trata-se de um livro de romance, que aborda sobre relacionamento e música e sobre o que é viver nos anos 1990.

Esse é um dos livros para pré-adolescência que encanta os jovens de todas as idades.

4- Comédias para se Ler na Escola, de Luís Fernando Veríssimo

Ana Maria Machado, uma leitora muito fã de Luis Fernando Veríssimo, faz a seleção de textos que permite ao leitor entrar dentro da história de Veríssimo.

Com esse perfil, ela consegue captar a essência do livro e despertar o amor pela leitura.

Essa seleção conta com histórias que acontecem dentro da sala de aula e é um dos livros juvenis recomendados para 2022.

Dentro dessas dicas de livros para jovens, o livro traz comédias para se ler na escola e acabou se tornando um clássico entre os adolescentes.

As fábulas do livro trazem a moral da história, etc.

Um livro com várias histórias que completam a força da literatura juvenil para 2022, onde as histórias refletem realmente o que acontece dentro de uma sala de aula.

5- Harry Potter e a Pedra Filosofal

Os pais de Harry Potter eram feiticeiros e foram assassinados por um bruxo poderoso.

Harry só não perdeu sua vida porque seus pais fizeram um poderoso feitiço.

Após a morte dos seus pais, ele foi morar com seus tios e criado como um humano normal.

No seu aniversário de 11 anos, ele conheceu um mundo mágico.

Ele descobriu sua verdadeira história, que era um aprendiz de feiticeiro e que teria que enfrentar o homem que assassinou seus pais.

Apesar de magro, desengonçado e rejeitado, Harry descobre ser um verdadeiro líder nesse mundo dos magos.

Esse é daqueles livros para pré-adolescência que também é indicado para adultos, pois sua leitura é envolvente e dá asas para a imaginação.

Leitura juvenil para quem está começando

Os livros juvenis são marcados por ficção, romance e ação.

Para quem está iniciando nesse mundo de leitura, é interessante iniciar por livros menores e que contenham um conteúdo mais simples, com autores que seguem uma mesma linha de raciocínio em suas obras.

Visando facilitar a sua escolha, temos algumas opções para quem busca iniciar no mundo da literatura juvenil.

A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira

Uma turma de adolescentes tem um dos crimes mais macabros a serem desvendados.

Em um clima de muito mistério e suspense, cinco estudantes, os famosos Karas, enfrentam uma trama internacional: O Doutor Q.I., que pretende julgar a humanidade aos seus desígnios, injetando na juventude uma perigosa droga.

E essa droga já está usada em alunos dos melhores colégios de São Paulo.

Esse é um trabalho para os Karas decifrarem: o avesso dos coroas, ao contrário das caretas.

Uma história cheia de aventuras e muitas emoções, onde sua marca principal é ter que obedecer a regras para salvar o mundo dos mafiosos.

Como será que essa história irá terminar?

Esse é um dos melhores livros para pré-adolescência, pois remete a algo que geralmente acontece nessa fase dos jovens.

Maus — A História de Um Sobrevivente, de Art Spiegelman

Um livro que faz você viver as mesmas emoções que os personagens.

Durante toda a história, quando os personagens choram a gente chora junto, quando se alegram a gente se alegra junto e sentimos todas as emoções.

O livro conta a história de um filho, que tem um acerto de contas com seu pai.

Em meio à guerra, o livro traz sentimentos e relatos que realmente comovem, por ser baseado em uma história real e cheia de sentimentos.

O seu diferencial é que a história se passa dentro de quadrinhos, sim é um livro de quadrinhos.

Não por acaso, o autor fez em formato de quadrinhos por ser um tema pesado, que dá a impressão de ficar mais leve quando se divide dessa forma.

Com certeza, é um dos melhores livros para pré-adolescência e que prendem a atenção de jovens e adultos.

Conclusão

Aqui está os principais pontos sobre os melhores livros para pré-adolescência.

  • Enredo: Sempre tem as mesmas características literárias;
  • Personagens principais: Os personagens principais sempre tem uma superação pessoal, onde a pessoa tem um trauma ou medo e no desenrolar da história, ela, de forma clara e objetiva, supera seus medos e vive lindas histórias.
  • Local: A história sempre acontece em um lugar pequeno com suas características naturais.
  • Estilo literário: Geralmente, o romance abrange ficção, drama, suspense e muitos sentimentos a serem vividos.

O amor pelos livros deve ser sentido pelo leitor e não deve ser imposto por terceiros, por exemplo.

Mas, sem sombras de dúvidas, os melhores livros para pré adolescência, são:

  • Crepúsculo e demais livros da saga;
  • Harry Potter e demais livros da saga;
  • As crônicas do fogo e do gelo;
  • A Culpa e das Estrelas
  • Os livros do autor Nicholas Sparks, livros cheios de romance, em sua maioria baseado em histórias reais.

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a encontrar os melhores livros para pré-adolescência em nosso blog.

Se você quer ficar por dentro de todas as novidades literárias para 2022, é só ficar de olho em nosso blog, pois trazemos sempre as melhores opções para você leitor.

RedatorLobato

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.